Terra do níquel também protege nascentes

Décima cidade a receber o Programa Nacional de Proteção de Nascentes, Niquelândia passa a integrar, a partir do próximo sábado, 31 de outubro, o time goiano que cuida do meio ambiente

Foto: Leonnardo Furquim

Décima cidade a receber o Programa Nacional de Proteção de Nascentes, Niquelândia passa a integrar, a partir do próximo sábado, 31 de outubro, o time goiano que cuida do meio ambiente. A nascente escolhida para o “pontapé” inicial da ação recebe representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), às 10h, nas proximidades da Escola Municipal José de Alencar. Para lançar oficialmente o Programa, o presidente do Conselho Administrativo da entidade, José Mário Schreiner, pretende mostrar aos niquelandenses a preocupação do setor agropecuário em manter a qualidade da água e a preservação da biodiversidade brasileira.

A iniciativa faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do SENAR, que em março deste ano fizeram o lançamento nacional do Programa com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil, envolvendo a participação de todos os estados. Em Goiás, já vestiram a camisa em prol do meio ambiente os municípios de Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Orizona, Itaberaí, Silvânia, Rubiataba, Alexânia e Trindade.

Para, Schreiner, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), o Programa vai possibilitar a interação com todos os envolvidos no agronegócio e na agropecuária. “A proteção de nascentes pode garantir o abastecimento de água no campo e na cidade. Esse tipo de ação é fundamental não só para o cumprimento de uma legislação ambiental, mas principalmente para mostrar que os produtores rurais, juntamente com as instituições representativas, são protagonistas na proteção do meio ambiente, já que são os maiores interessados em proteger e preservar o meio ambiente, pois dele dependem para viver e para manter a sobrevivência do próprio negócio”.

Etapas do programa

O Programa é composto por 5 etapas: identificação da nascente, cercar o local, limpeza da área, controle da erosão e replantio de espécies nativas. A meta nacional é proteger mil nascentes até o final do ano. Em Goiás, o objetivo é recuperar cerca de 200 nascentes.

Conheça os 5 passos para proteger uma nascente:
 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos