Em um ano de operação viária, via 040 registra 170 mil atendimentos aos usuários da BR-040

Em 22 de outubro a Via 040 completa um ano de operação viária da BR-040, atividade crucial para a organização, adequação e evolução do sistema de tráfego da rodovia


Durante esse período, foi registrada queda de 27% do número de acidentes no trecho sob concessão na comparação com o mesmo período anterior, conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A melhora do índice de segurança é fruto tanto da gestão operacional quanto das obras de ampliação, recuperação e conservação efetuadas na BR-040.

O trabalho de operação viária, que envolve diretamente 687 colaboradores, é executado de forma permanente e produz resultados como o aumento da fluidez em trechos estratégicos da rodovia e em períodos de grande fluxo de veículos. O setor é também responsável pela gestão dos serviços oferecidos pela Via 040, como socorro mecânico, atendimento médico de emergência e postos de atendimento ao usuário.

A área de relacionamento com o usuário dialoga diretamente com a operação viária. As informações sobre ocorrências e eventos anormais na rodovia, enviadas por motoristas e passageiros, são recebidas via plataformas de atendimento (serviço telefônico gratuito, e-mail etc.) e direcionadas ao Centro de Controle Operacional (CCO) para serem analisadas, melhorando a eficiência do sistema.

Conheça o panorama das atividades e da estrutura empregada na operação viária da Via 040 ao longo deste primeiro ano de trabalho

REDUÇÃO DE ACIDENTES

Entre 22 de outubro de 2014 e 30 de setembro de 2015, foram registrados 3.756 acidentes no trecho de 936,8 quilômetros da BR-040 sob concessão, entre Brasília (DF) e Juiz de Fora (MG). O número é 27% menor do que o registrado entre outubro de 2013 e setembro de 2014, quando ocorreram 5.151 acidentes. Os dados são da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os acidentes que causaram vítimas fatais também apresentaram sensível diminuição. Foram registradas 183 ocorrências entre outubro de 2014 e setembro de 2015, índice 11% menor do que o verificado no período anterior, que foi de 205.

No caso do Anel Rodoviário de Belo Horizonte, cujos dados são registrados pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), foi registrada queda de 38% no total de acidentes na comparação entre os dois períodos, baixando de 1055 para 650.

Principais Reduções Registradas (por tipo de acidente):


BR-040

(excluído Anel Rodoviário de Belo Horizonte)


Tipo de Acidente 

Out 2013 a Set 2014 

Out 2014 a Set 2015 

Redução %


Colisão traseira 

1.581 

877 

44%


Colisão lateral 

818 

486 

41%


Saída de Pista 

1.013 

734 

27%


Colisão frontal 

212 

156 

26%


Fonte: Polícia Rodoviária Federal (PRF)


Anel Rodoviário de Belo Horizonte


Tipo de Acidente 

Out 2013 a Set 2014 

Out 2014 a Set 2015 

Redução %


Colisões 

934 

512 

45%


Fonte: Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais (PMRv-MG)

TOTAL DE ATENDIMENTOS AOS USUÁRIOS DA BR-040

Em um ano, a Via 040 realizou cerca de 170 mil atendimentos aos usuários, o que engloba ações diretas na rodovia (guinchamentos, socorro médico etc.) e recebimento de demandas via canais de relacionamento.

SERVIÇOS PRESTADOS AOS USUÁRIOS DA BR-040

No período, a Via 040 realizou:
127 mil atendimentos ao usuário pelos canais de relacionamento
38.889 atendimentos de socorro mecânico
11.149 atendimentos médicos
825 ações de recolhimento de animais
718 ações de combate a incêndios.

ESTRUTURA DE ATENDIMENTO AO USUÁRIO DA BR-040
687 colaboradores
29 ambulâncias
35 guinchos
23 viaturas de inspeção
2 motocicletas de inspeção (Anel Rodoviário e Entorno do Distrito Federal)
6 caminhões-pipa
6 caminhões para resgate de animais
21 postos de atendimento ao usuário
10 Painéis Fixos de Mensagens Variáveis
6 Painéis Móveis de Mensagens Variáveis
1 Centro de Controle Operacional (CCO)

POSTOS DE ATENDIMENTO NA RODOVIA

A Via 040 disponibiliza 21 postos de atendimento ao usuário – média de um a cada 45 quilômetros – que oferecem espaço para descanso, banheiros, fraldário e área de estacionamento, além de canais de comunicação gratuitos, dedicados a esclarecer dúvidas, enviar sugestões e críticas. Todos os postos passam por obras de modernização e ampliação, o que promoverá mais conforto e tranquilidade a motoristas e passageiros.

RELACIONAMENTO COM O USUÁRIO

Em um ano, a Via 040 registrou cerca de 127 mil contatos de usuários. Uma equipe de 18 colaboradores recebe, a partir das plataformas de contato oferecidas pela Concessionária, como serviço gratuito de atendimento telefônico, e-mail, site, redes sociais e chat, as demandas dos usuários e dão a elas o encaminhamento apropriado. Todos os contatos são respondidos.

OPERAÇÕES DE FLUIDEZ DO TRÁFEGO
Anel Rodoviário de Belo Horizonte

No trecho de 10 quilômetros sob gestão da Via 040, foram construídas quatro passagens de contingência para serem usadas em caso de acidentes que provoquem interrupções completas do tráfego. Além disso, foi implantada uma nova configuração da pista da BR-040 no sentido Brasília, na região do Bairro Olhos D’Água, fazendo com que toda a região do retorno para o Bairro Belvedere ganhasse fluidez constante.
Entorno do Distrito Federal

O plano de fluidez em implantação tem dois objetivos principais: melhorar o tempo de viagem na região e promover maior segurança para motoristas, passageiros e pedestres. Em Santa Maria, por exemplo, a operação especial eliminou as retenções nos horários de pico da manhã. O fluxo no trecho, nesse período, tem registrado velocidade média entre 40 e 70 Km/h.
Feriados e Férias

Em períodos de aumento acentuado do fluxo de veículos, como feriados prolongados e férias escolares, a Via 040 monta operações na rodovia que envolvem escala extra de colaboradores e reforço de equipamentos. São adotados também procedimentos especiais de sinalização e transmissão contínua de informações aos condutores, com auxílio de painéis de mensagens variáveis. Manobras de fluidez são planejadas para trechos estratégicos, caso de entroncamentos movimentados e acessos a rotas turísticas.

CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL

O Centro de Controle Operacional (CCO) foi ativado em 22 de outubro de 2014. Dotado de um sinótico (grande tela que traz o mapa do trecho sob concessão e os eventos registrados em tempo real), o Centro funciona como o cérebro da operação viária. As equipes recebem todas as informações de ocorrências na pista e, a partir disso, organizam e direcionam os recursos adequados para cada atendimento. 

SISTEMA DE PESAGEM - BALANÇAS

A Via 040 trabalha na reativação e modernização dos postos de pesagem da BR-040. Em junho de 2015, as obras de reforma necessárias à operacionalização das balanças de Ribeirão das Neves (MG), no km 508 (sentido Brasília), e de João Pinheiro (MG), no km 147 (sentido Belo Horizonte) foram concluídas. Os equipamentos aguardam a instalação dos sistemas geridos pelo órgão regulador para início da operação.

SISTEMA DE CONTROLE DE VELOCIDADE

Foram instalados 20 radares fixos ao longo do trecho concedido. A Concessionária aguarda autorização da ANTT para ativar os equipamentos.

OBRAS DE MELHORIA

DUPLICAÇÃO

Usuários da BR-040 já podem trafegar pelas novas pistas duplicadas no trecho entre Luziânia e Cristalina, em Goiás, e João Pinheiro, em Minas Gerais. Estes segmentos totalizam 56,3 quilômetros da rodovia.

RECUPERAÇÃO E CONSERVAÇÃO

Além da entrega da primeira fase da duplicação e da oferta de serviços aos usuários, aVia 040 promove, continuamente, diversas melhorias na rodovia. Desde quando assumiu a gestão da rodovia, em 22 de abril de 2014 foram realizadas:
Recuperação de 714 quilômetros de pavimento;
Revitalização de 171 pontes e viadutos;
Instalação de 12.570 placas de sinalização;
Restauração de 4.872 quilômetros lineares de sinalização horizontal;
Instalação de 296,9 mil olhos de gato na rodovia;
Implantação de 130,5 mil metros de defensas metálicas nas margens e canteiros centrais das pistas;
Construção de 3,3 mil metros de barreiras rígidas;
Reforço do sistema de fiscalização eletrônica com a instalação de 20 novos radares;
Recolhimento de volume de resíduos na rodovia equivalente a 3.142 caminhões;
Execução de 5.323,75 quilômetros lineares de manutenção vegetal, incluindo capina, roçada, poda e aceiros.

SERVIÇO

Todos os serviços podem ser acionados pelo serviço gratuito de atendimento telefônico, via o número 0800-040-0040. Também estão disponíveis canais de atendimento como os e-mails faleconosco@via040.invepar.com.br e ouvidoria@via040.invepar.com.br, chat disponível no site www.via040.invepar.com.br e livros de registros presentes em todos os 21 postos de atendimento.

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