O Conselho de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Cmas) da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg) realizou sexta-feira (12/06), na Casa da Indústria, em Goiânia, sua segunda reunião ordinária do ano. Coordenado pelo vice-presidente da Fieg e presidente do conselho, Flávio Rassi, o encontro reuniu conselheiros, empresários, representantes do poder público e especialistas para debater temas relacionados à sustentabilidade, inovação ambiental, inteligência climática e aperfeiçoamento dos processos de licenciamento no Estado.
A pauta da reunião contou com apresentação do diretor executivo do Centro de Excelência em Estudos, Monitoramento e Previsões Ambientais do Cerrado (CEMPA-Cerrado), Manuel Eduardo Ferreira. Vinculado à Universidade Federal de Goiás (UFG), o centro desenvolve soluções de monitoramento climático, previsão do tempo, qualidade do ar e inteligência artificial aplicadas à gestão ambiental. O especialista mostrou como as informações produzidas pelo CEMPA podem apoiar setores como indústria, energia, logística, recursos hídricos, construção civil e agronegócio na tomada de decisões relacionadas a eventos climáticos, estiagens, consumo de energia e planejamento operacional.

Outro tema abordado foi a experiência da Jaepel Papéis e Embalagens na incorporação de práticas ESG. Durante apresentação conduzida pelo gerente de Governança, Regulatório e ESG da empresa, Luiz Fernando de Oliveira, foram apresentados projetos relacionados à economia circular, reaproveitamento de resíduos, gestão hídrica, eficiência energética, certificações ambientais, responsabilidade social e governança corporativa. Entre as iniciativas destacadas estão programas de reciclagem de papel, tratamento e reuso de água, geração de energia a partir de biomassa renovável, ações sociais voltadas a comunidades e mecanismos de integridade e compliance adotados pela companhia.
Na sequência, o conselheiro representante do Sindileite no Cmas, Guilherme Dall'Agnol, apresentou os resultados dos trabalhos conduzidos pelo Grupo de Trabalho de Outorga e Licenciamento Ambiental. Ele apresentou os avanços obtidos com a aprovação da Resolução CERHi nº 86/2026, que alterou critérios para exigibilidade de outorga em barramentos, e propostas de aperfeiçoamento da Resolução CEMAm nº 259/2024, que trata do licenciamento ambiental municipal em Goiás. As discussões buscam maior coerência regulatória, simplificação de procedimentos e redução de entraves para empreendimentos, sem comprometer os mecanismos de controle ambiental.

Flávio Rassi destacou a importância do conselho como espaço de diálogo e construção de propostas voltadas ao desenvolvimento sustentável da indústria goiana. “Os temas debatidos reforçam que a sustentabilidade deixou de ser apenas uma exigência ambiental e passou a fazer parte das decisões que impactam a competitividade das empresas. O conselho tem trabalhado para aproximar conhecimento técnico, boas práticas empresariais e propostas que contribuam para um ambiente mais favorável ao desenvolvimento da indústria goiana”, afirmou.
O presidente do Cmas também informou aos conselheiros que está em fase de organização uma visita técnica à unidade da Braskem, na Bahia, com o objetivo de conhecer iniciativas e boas práticas adotadas pela indústria petroquímica nas áreas de gestão sustentável.
Participaram do encontro o presidente do Sindicato das Indústrias de Confecções de Roupas em Geral de Goiânia (Sinroupas), Edilson Borges; o executivo do Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás (Sindifargo), Marçal Soares; o diretor de Administração e Finanças do Sebrae Goiás, João Carlos Gouveia; e o subsecretário de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Goiás, Raphael Martins.



