HMB ultrapassa a marca de 20 mil exames do Projeto Endoscopia

 A unidade realiza, mensalmente, cerca de 2 mil procedimentos, com destaque para plantões com atendimentos noturnos

Profissionais de saúde do Hospital Municipal da Brasilândia realizam procedimento de endoscopia em paciente, utilizando equipamentos especializados em ambiente hospitalar preparado para exames que necessitam de anestesia geral

Unidade oferece estrutura e segurança para exames que necessitam de anestesia geral (Foto: Maria Eduarda Oliveira/ IMED)



O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – Adib Jatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), alcançou, neste mês, a marca de mais de 20 mil exames de endoscopia realizados desde o início do Projeto Endoscopia, em setembro de 2024. A iniciativa atende pacientes encaminhados pelo Sistema Integrado de Gestão da Assistência à Saúde (SIGA Saúde), de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e plantões especiais de 24 horas em dois dias da semana.

“Estamos empenhados em oferecer o maior número possível de serviços com qualidade e segurança aos pacientes. Um dos grandes diferenciais do Projeto Endoscopia é a realização de exames tanto durante o dia quanto à noite. Isso garante acesso a quem não consegue no período diurno e amplia o alcance da oferta”, afirma Getro Pádua, diretor geral do HMB.

Com estrutura moderna, equipes dedicadas e apoio tecnológico, o serviço tem atendido pacientes de todas as regiões da capital, com destaque para os procedimentos realizados durante a noite, que já somam 6.225 desde o início do projeto e representam cerca de 30% do total.

Vidas transformadas

A paciente de número 20 mil foi Antônia Arivalda Mendes de Oliveira, 43 anos, moradora de São Mateus, que realizou o exame para investigar dores persistentes no estômago. Ela destacou a rapidez com que conseguiu a vaga e ressaltou que todo o processo, incluindo o atendimento, foi satisfatório.

“Tudo o que eu como me dá ânsia; às vezes, até vomito. É uma dor insuportável. Para mim, foi essencial conseguir uma vaga em pouco tempo e ser muito bem atendida. O projeto é muito importante, sobretudo para agilizar o atendimento de quem está na fila”, relatou a paciente.

Para Giovanna Riccitelli, médica coordenadora do setor de endoscopia do HMB, os exames realizados na unidade demonstram a eficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) em oferecer à população um serviço de qualidade, aliado à tecnologia e à humanização.

“Acredito que precisamos valorizar o que é bom. Aqui, no Hospital da Brasilândia, temos um atendimento de excelência e um compromisso constante com a população. A endoscopia não é um exame fácil de se encontrar, pois envolve sedação e um processo complexo. Justamente por isso, o que nos impulsionou foi a ideia de ajudar quem estava há muito tempo aguardando por esse procedimento, garantindo acesso com qualidade e segurança”, explica a médica.

Cuidado humanizado e compromisso com a população

O Serviço de Endoscopia e Colonoscopia do HMB foi inaugurado em dezembro de 2023 e conta com três salas de procedimento, além de equipes médicas, administrativas e de enfermagem. De setembro a dezembro de 2024, o Projeto Endoscopia funcionou 24 horas por dia, sete dias por semana. A tecnologia do sistema Optix permite a entrega dos resultados no mesmo dia, evidenciando rapidez e eficiência.

Além dos exames, o hospital já realizou mais de 2.500 cirurgias eletivas ortopédicas e 15 captações de órgãos e tecidos, além de atender uma média de 20 mil pessoas por mês no Pronto-Socorro. Periodicamente, a unidade também promove ações de conscientização sobre temas importantes para colaboradores e munícipes.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos