Pagamento de conta de luz por Pix cresce em Goiás, mas exige atenção: veja dicas para evitar golpes

Pagamento de conta de luz por Pix cresce em Goiás, mas exige atenção: veja dicas para evitar golpes

Equatorial Goiás orienta sobre mudanças recentes no sistema e alerta para cuidados com fraudes em QR Code e boletos falsos


A praticidade de pagar a conta de energia via Pix tem conquistado cada vez mais clientes em Goiás. O método, que permite quitação em segundos e com confirmação imediata, se tornou o preferido de muitos consumidores, superando até mesmo os tradicionais boletos bancários, que podem levar até três dias úteis para compensação.

Mas com a facilidade, também vêm os riscos. A Equatorial Goiás tem intensificado a divulgação de orientações para ajudar a população a evitar fraudes, que se aproveitam justamente da popularização do sistema.

Agilidade com segurança: o que muda no pagamento da fatura

Uma das novidades é o Pix programado, funcionalidade aprovada pelo Banco Central, que agora permite agendar o pagamento da fatura para uma data futura — ideal para quem quer manter as contas em dia sem precisar ativar o débito automático. O recurso já está disponível nos principais aplicativos bancários.

Além disso, desde março, houve uma mudança no banco recebedor das transações via Pix da Equatorial Goiás:

  • Agora, o banco Itaú é o recebedor oficial das novas faturas;

  • Faturas anteriores a essa data ainda podem ser quitadas com os dados do Santander.

Por isso, a recomendação é verificar com atenção as informações do pagamento, especialmente o CNPJ e o nome do destinatário. O correto é:
Equatorial Goiás Distribuidora de Energia S.A.

Fique atento: veja como se proteger de fraudes

A empresa reforça que o Pix é um sistema seguro, mas que exige atenção. Golpes com QR Codes adulteradoslinks falsos e boletos manipulados têm crescido, especialmente via mensagens por aplicativos.

Confira as dicas da Equatorial Goiás para não cair em armadilhas:

  • Sempre confirme o nome e CNPJ do destinatário no momento do Pix;

  • Verifique se o banco recebedor é Itaú (ou Santander, no caso de contas antigas);

  • Nunca clique em links de origem duvidosa, mesmo que pareçam se referir à sua conta de luz;

  • Solicite 2ª via da fatura somente pelos canais oficiais:

  • Não forneça dados pessoais ou bancários por telefone ou mensagens;

  • Confirme sempre o número da unidade consumidora e o endereço na fatura.

Caso perceba que foi vítima de um golpe, a orientação é registrar um boletim de ocorrência e contatar imediatamente o banco responsável pelo pagamento, para tentar o bloqueio do valor.

“A melhor forma de evitar prejuízo é a atenção no momento do pagamento. Quando o cliente verifica as informações, o Pix se torna um aliado pela sua agilidade e segurança”, destaca Marcos Aurélio Silva, executivo de Faturamento da Equatorial Goiás.


Sobre a Equatorial Goiás
A Equatorial Goiás é uma das sete distribuidoras do Grupo Equatorial Energia, o terceiro maior do país em volume de clientes. A companhia atende cerca de 3,5 milhões de pessoas em 237 municípios goianos, cobrindo 98,7% do território do estado, com foco em inovação, eficiência e atendimento ao cliente.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos