“Formaremos motoristas do futuro”, diz Rogério Cruz ao inaugurar espaço que simula ruas de Goiânia, e que será usado para educar crianças

Local fica no pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade, no bairro Alto da Glória. Prefeitura instala equipamentos de sinalização e desenha, no chão, faixas idênticas às que ordenam vias na capital


Fotos: Jackson Rodrigues.

Primeira unidade de ensino a levar alunos é Escola Municipal Benedita Luiza, com 27 crianças. “Vou conversar com minha família sobre o que foi ensinado aqui”, afirma Júlia Costa, de 10 anos. “Um trânsito mais educado para todos começa pela conscientização das novas gerações”, aponta prefeito

A Prefeitura de Goiânia transformou o pátio da Secretaria Municipal de Mobilidade, sediada no Alto da Glória, em uma imensa sala de aula destinada a ensinar lições sobre trânsito para crianças de escolas públicas e particulares. O espaço acaba de ficar pronto e foi inaugurado nesta quarta-feira (01/06), pelo prefeito Rogério Cruz. “Formaremos os motoristas do futuro, com aulas práticas sobre civilidade e respeito à sinalização”, afirma.

A secretaria desenhou faixas no chão, instalou semáforos e afixou placas ao longo do trajeto para que o cenário ficasse parecido com o das ruas de Goiânia. Também adquiriu bicicletas pequenas e apropriadas para o público-alvo, que são crianças. Além de ensinar noções básicas sobre o ordenamento do tráfego, a prefeitura pretende discutir com os estudantes questões relacionadas à convivência entre ciclistas e condutores de veículos maiores.

A primeira unidade de ensino a levar crianças para o pátio da SMM foi a Escola Municipal Benedita Luiza, com 27 aprendizes com idade entre oito e 11 anos. “Essa estrutura é importante para melhorar a educação do trânsito dentro das escolas”, afirma o professor Carlos Veiga. “A gente sempre conversa sobre atravessar na faixa, respeitar a semaforização e nunca disputar espaço com carros. No entanto, quando a prática se alia à teoria, o aprendizado é maior”, pontua.

A opinião do professor converge com o que disse Júlia Costa, de 10 anos. Ela pretende dialogar com os pais sobre o que assimilou nesta quarta-feira. “Aprendi que o carro não pode passar no sinal vermelho, e que o pedestre deve sinalizar para atravessar na faixa de pedestres. Vou levar para minha família sobre o que foi ensinado aqui”, diz.

Motoristas do futuro
Na visão do prefeito Rogério Cruz, conscientizar crianças é mais fácil do que mudar condutas de adultos. “A criança tem facilidade para aprender muito rápido. E, quando ela aprende, passa isso pra frente. Amanhã, elas transmitirão esses ensinamentos para os pais, avós, irmãos mais velhos. Um trânsito mais educado para todos começa pela conscientização das novas gerações”, aponta.

O secretário Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, explica que a proposta é de promover mudança cultural a partir da conscientização de crianças.

“Temos que chegar nos corações e mentes das pessoas, esse é o nosso papel. Quando o prefeito mudou o nome da antiga Secretaria de Trânsito para Secretaria de Mobilidade, foi implantado um conceito muito maior, para pensar todos os modais. Principalmente os mais frágeis. A escolinha quer formar novos condutores, de uma geração que pensa diferente”, destaca Horácio Mello.

O secretário Municipal de Educação (SME), Wellington Bessa, afirma que a pasta terá participação ativa no projeto. “O prefeito Rogério Cruz possibilita que todas as secretarias estejam integradas. É uma parceria que vai muito além da educação no trânsito. Trabalhamos com nossas crianças nas escolas, e a mobilidade tem dado um suporte que nunca recebemos antes”, ressalta.

Monitores
Durante o evento foram distribuídos kits para monitores de trânsito na porta de escolas. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Mobilidade para treinar os trabalhadores que auxiliam no desembarque de crianças. A princípio, sete escolas particulares aderiram ao projeto e mais cinco estão em processo de adesão. Também existe uma parceria em andamento com a Secretaria Municipal de Educação para a criação dessa função na rede municipal.

Participaram da cerimônia os secretários municipais Álvaro Alexandre (Esportes), Cida Garcêz (Direitos Humanos e Políticas Afirmativas), Sílvio Souza (Desenvolvimento e Economia Criativa), Valdery Júnior (Turismo), Vinícius Henrique (Finanças), o líder do prefeito na Câmara Municipal, vereador Anselmo Pereira, o presidente do Sinatran, Valdecy Campos, e o presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino de Goiânia e presidente do Conselho Estadual de Educação, Flávio Roberto.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos