CENSA Betim completa 57 anos como referência nacional nos cuidados à pessoa com deficiência





Oferecer cuidado profissional e promover a inclusão social das pessoas com deficiência. Esses são alguns dos focos do CENSA Betim, referência nacional no atendimento às pessoas com deficiência intelectual na vida adulta, que acaba de completar 57 anos de uma trajetória repleta de amor, carinho e suporte aos educandos e suas famílias. Neste ano, o aniversário da instituição é marcado pelo alívio, diante da completa imunização dos colaboradores e internos através da vacinação.


Para Natália Costa, diretora do CENSA Betim, completar 57 anos de atuação é reforçar que o trabalho da instituição está no caminho certo. "São muitos desafios superados até aqui. Passamos por situações difíceis do ano passado para cá por causa da pandemia, pois tivemos que suspender as visitas para preservar a saúde dos nossos educandos. Não foi fácil para as famílias, mas hoje percebemos que agimos corretamente. Ainda não é o momento de relaxar totalmente, mas ficamos aliviados por estarmos todos imunizados", comenta.


Segundo Natália Costa, a situação atual enfrentada por causa da pandemia no mundo todo, traz uma força a mais para os colaboradores dos CENSA Betim. "Desde o início da pandemia, temos mantido os nossos trabalhos de forma segura, para continuar a dar o suporte necessário para os nossos educandos e consequentemente, às suas famílias. A nossa missão é acolher sempre da melhor maneira possível e, nesses 57 anos de história, o que mais temos feito é caminhar juntos, dando a atenção e intervenção devida a cada caso que nos chega para ser avaliado e apoiado. É um desafio, mas afirmo que é um prazer colher com amor todos os frutos dessa trajetória", diz.


Suporte para as famílias

Natália Costa reforça que os 57 anos do CENSA Betim mostram, também, a importância de se ter no Brasil um local que possibilita o cuidado profissional à pessoa com deficiência intelectual na vida adulta. "Todo ano celebrado é importante, por isso, reafirmo que não chegaríamos até aqui sem o empenho de toda a equipe e, principalmente da confiança das famílias dos nossos educandos. Temos a honra de atender pessoas de várias regiões do país e, por isso, somos reconhecidos pela qualidade do trabalho, tanto que há dois anos, ganhamos uma homenagem com um selo postal dos Correios e tivemos a presença de autoridades. Infelizmente, neste ano ainda não podemos fazer uma celebração com a presença de todas as pessoas queridas, mas sabemos que em breve comemoraremos mais uma aniversário com a presença de todos que fazem do CENSA o que ele é hoje. Estamos seguindo o protocolo da OMS que preconiza o distanciamento social como medida importante de prevenção de contágio e seguindo à risca tudo para preservar funcionários e educandos. Tudo vai melhorar e, até lá, a nossa responsabilidade de cuidar sempre da melhor maneira de todos continua", complementa.


CENSA Betim

O CENSA foi fundado em 1964 pela educadora Ester Assumpção, mulher à frente de seu tempo, que trabalhou com Helena Antipoff no Instituto Pestalozzi. Dona Ester, como era carinhosamente chamada, acolhia em seu próprio lar crianças com deficiência cujas famílias não podiam fixar residência em Belo Horizonte. Assim nasceu o CENSA, de um sonho, um ideal de uma educadora, cujo desejo de cuidar e amparar crianças com deficiência e suas famílias era genuíno e se materializou em quatro instituições por ela fundadas: CENSA, APEX, Instituto Ester Assumpção e Clínica São José. "Lembrar de Ester Assumpção é honrar nossas raízes, zelar por esse legado que recebi e sinto-me privilegiada de servir com afinco e alegria. Sou da terceira geração de gestoras de uma organização que nasceu, primeiro no coração de uma mulher magnífica, e se materializou através de muitas mãos, sendo hoje referência nacional no atendimento transdisciplinar da pessoa com deficiência intelectual na idade adulta", pontua Natália Costa.


Natália Costa lembra que milhares de pessoas tiveram suas vidas transformadas pelo CENSA. "Nesses 57 anos, mais de dois mil alunos com deficiência intelectual já passaram por aqui, o que ajudou não só as famílias dos educandos, estimulando a inclusão e a educação, como também na formação de mão de obra especializada, já que antigamente o local abrigava o hospital Nossa Senhora D'Assumpção, que possuía residência médica na área de psiquiatria", relembra. Com cerca de 100 educandos atualmente, a instituição possui uma equipe de profissionais da área da saúde e educação que somam esforços para criar condições favoráveis para o desenvolvimento e a inclusão desses indivíduos. Além disso, o CENSA é um espaço de formação e parceria com escolas públicas e privadas, além de faculdades e universidades. Seus profissionais estão sempre engajados na produção científica de artigos, livros e teses e, com isso, se mantêm atualizados na busca de soluções estruturadas para pessoas com deficiência intelectual e seus familiares.


CENSA Betim

Local: Rodovia Fernão Dias, Km 494 – S/N Betim – MG

Instagram: @censabetim

Facebook: https://www.facebook.com/censabetim/

Site: www.censabetim.com.br



Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos