Prefeitura de Porangatu mostra a real situação financeira do município e valor da dívida impressiona

Na noite de sexta-feira 22 de janeiro a prefeita de Porangatu Vanuza Valadares e o Secretário de Finanças Manoel Toleto reuniram em uma live transmitida pela rede social da prefeita para a exposição da real situação financeira da prefeitura de Porangatu. A medida é embasada em um princípio adotado pela gestão Novos Tempos de sempre pautar pela transparência nos gastos públicos


Inicialmente Vanuza fez um breve resumo das ações realizadas pela prefeitura desde o início da gestão e falou também sobre os desafios enfrentados, principalmente na área de limpeza urbana e a luta em conter a pandemia.

Durante a live foi apresentado um retrato fiel e detalhado do balancete contendo os valores atualizados das receitas e despesas do município, incluindo dívidas acumuladas ao longo de vários mandatos. Para a surpresa de muitos a prefeitura de Porangatu tem hoje um saldo negativo de mais de 36 milhões de reais.

Manoel destacou que foi deixado no fim do ano passado um montante de 12 milhões, mas, ressaltou que esse dinheiro faz parte de verbas/emendas que já estão empenhadas em projetos, alguns em andamentos, com destinação específica pra cada área.

Ainda segundo o secretário o que sobrou efetivamente no caixa do município para a nova gestão 2021-2024, em relação ao gasto com manutenção e custeio da prefeitura foi um pouco mais de dois milhões e meio de reais.

Um dos maiores gargalhos a ser enfrentado pela atual administração será encontrar uma saída pra tentar pagar a dívida do Fundo da Previdência do Município que hoje já não é mais autossustentável. Um débito de quase oito milhões. Além disso, a prefeitura tem q pagar por mês, mais de duzentos mil pra cobrir a folha dos aposentados do município.

Vanuza detalhou também que encontrou dificuldades em dispor das informações da parte administrativa e financeira da prefeitura, necessárias durante o processo de transição do governo. A lista de patrimônio e os selos de mais de oito mil reais comprados pelos correios também não foram encontrados.

“Nossa gestão será pautada sempre dentro dessa premissa. Nos próximos anos, você cidadão ficará ciente de tudo o que acontecer na Prefeitura. Nosso compromisso é com você. Esse déficit que encontramos aqui, não impedirá o progresso de nossa cidade, pois temos uma equipe altamente preparada e focada, continuaremos lutando em busca de melhoras a nossa Porangatu”, finaliza a prefeita.

Confira abaixo na tabela completa atualizada do balanço de dívidas do município de Porangatu:







Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos