Praças são espaços essenciais para qualidade de vida da população

Elas têm funções como local para contemplação, recreação, esporte, lazer e convivência. Em Águas Lindas de Goiás, uma nova praça está alterando positivamente a rotina dos moradores


O fim de tarde não, apenas, indica que o dia está terminando. Para muitas pessoas, principalmente aquelas que vivem nas cidades do interior, ele se tornou marcador do início da melhor parte do dia. É nesse momento que muitas pessoas encerram as atividades, saem do trabalho, encontram os amigos e reencontram a família. É nesse período também que parcela das pessoas dedica um tempo para si, seja para descansar, bater aquele papo com um amigo, seja para dar uma volta pela cidade ou, ainda, para praticar alguma atividade física.

Esse é o caso do conferente de mercadorias, Gustavo Silva. Quase todos os dias, ele aproveita esse momento para praticar alguma atividade física. A senhora Socorro Souza também desfruta desse momento para descansar a cabeça e, quando pode, para ficar mais um tempo com suas sobrinhas. O que une essas duas histórias é o local onde tudo isso acontece: a praça Viviane de Sousa Viana, no Jardim do Éden, em Águas Lindas, cidade que fica no entorno de Brasília.

Gustavo Silva aproveita as últimas horas de sol para cuidar da saúde. Os exercícios são variados. Ao longo da semana, ele divide o tempo entre atividades aeróbicas e de resistência. “Começo a semana fazendo uma boa corrida pelas calçadas da praça. No dia que estou com mais energia, eu parto para a musculação. Nessa praça há equipamentos fixos que me permitem malhar sem a necessidade de ir a uma academia convencional. Eu me sinto bem melhor aqui porque posso fazer tudo isso ao ar livre”, comenta.

Socorro Souza sempre que pode dá uma escapadinha de casa para ir para a praça. Ela é moradora do Setor Águas Lindas 2 que fica próximo ao lugar. Para ela, ir à praça já faz parte da rotina. “Praticamente eu venho aqui todos os dias. Quando estou sozinha, eu aproveito para relaxar e apreciar a natureza porque faz bem pra gente. Mas, quando minhas sobrinhas, Milena e Ana, de 5 e 8 anos, estão comigo, eu as trago para brincar. Isso aqui é um paraíso para as crianças”, disse.

Atualmente, as praças são espaços multifuncionais. Além de ser um local para encontros, ela se tornou elemento da cidade que contribui para a harmonia entre o espaço e as pessoas, age como incentivadora da integração social, pode ser utilizada como espaço em que são desenvolvidas ações educativas, têm importância ecológica enquanto lugar de preservação ambiental e, ainda, possibilita o bem-estar psicológico dos frequentadores.

Para a arquiteta e urbanista, Karla Patrícia Fernandes Teixeira, muitas urbanizadoras ao reconhecerem essa importância, assumiram a responsabilidade de proporcionar esse tipo de espaço na região em que implantam seus projetos. Esse é o caso do loteamento Jardim do Éden. O bairro planejado está sendo implantado em um espaço onde havia um vazio urbano. Nele, a empresa destinou mais de 10 mil metros quadrados da área total para a construção da praça Viviane de Sousa Viana, que se tornou o principal espaço público para lazer dos moradores de Águas Lindas de Goiás.

Adélio Alves, autônomo, se mudou para Setor VI, há 26 anos. O bairro é vizinho ao Jardim do Éden, que está em implantação no momento e já entregou, antecipadamente, a praça para a comunidade. Ele conta que por muito tempo se sentiu incomodado em morar ali, principalmente pela falta de estrutura do local. “Quando chegamos aqui, era uma tristeza. A imagem que eu via da minha janela era só de mato. A sensação era de total abandono. Não tínhamos lugar para passear”, diz ele. Gustavo Silva, que sempre gostou de praticar atividades físicas ao ar livre, disse que por muito tempo não pode se exercitar no bairro. “Eu sempre gostei de correr ao ar livre, mas antes não tinha um local adequado na região”, complementa.

Após a construção da praça Viviane de Sousa Viana, esse cenário ficou para trás. Adélio e Gustavo reconhecem que a praça transformou a região e, hoje, se sentem felizes por morarem ali. Adélio afirma que a praça trouxe benefícios não apenas para essa região, mas também para Águas Lindas. “Não há lugar como esse na região central da cidade. A praça é ponto de encontro das pessoas. Famílias inteiras se reúnem aqui. Hoje, fico muito feliz ao abrir minha janela e ver o local. A praça é sinal de que o desenvolvimento chegou à cidade”. Gustavo que antes não tinha onde correr, agora aproveita o local para realizar uma de suas paixões. “Quase todos os dias, por volta das 18 horas estou aqui correndo, não preciso gastar com academia e faço o que gosto”, completa o conferente que é, vizinho do Jardim do Éden, diz ele.

A praça conta com pista de caminhada, ciclovia, academia ao ar livre, espaço de convivência, pista de skate, brinquedos infantis, entre outros itens. Ela comenta, ainda, que um dos grandes atrativos do local é o mural de grafite que foi elaborado pelos moradores da região. “Convidamos os moradores para construírem, conjuntamente, um mural em grafite. Essa foi uma forma que encontramos para que eles realmente se sentissem parte do local. Não tem uma pessoa que vem à praça e não tira uma selfie ali”, comenta a arquiteta. A urbanista afirma que todo o projeto foi elaborado para oferecer o máximo possível de qualidade de vida aos usuários. “Também foi pensada a iluminação pública, investimos em paisagismo para valorizar a arborização e instalamos o totem “Eu Amo Águas Lindas”.

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos