Sonia Chaves: atitudes que transformam a educação em Novo Gama.


Primeira gestão da prefeita é verdadeiro divisor de águas na educação do município.


Prefeita Sônia Chaves em reunião para viabilizar convênios com faculdades em Novo Gama


           Prefeita eleita do município de Novo Gama (GO) desde 2017, Sonia Chaves foi anteriormente vereadora e deputada estadual. Sua carreira política ganhou destaque por seu empenho nas pautas ligadas à educação na região.
A gestão de Sonia tem apostado com força em medidas para alavancar o ensino no município. A grande maioria foram apostas assertivas, apenas com a Jornada Ampliada por exceção. Por conta do risco de violar a Lei de Responsabilidade Fiscal, se tornou inviável para o município manter o programa já que era necessária a contratação de professores a mais para cobrir os turnos livres uns dos outros.
Se ao menos os resultados do programa tivessem sido positivos, o governo daria um jeito de mantê-lo, mas não foi o caso. Durante a Jornada Ampliada, a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) de Novo Gama era a mais baixa entre os municípios do Goiás com até 200.000 habitantes. O episódio da Jornada Ampliada, apesar de ter causado um estardalhaço, é bem insignificante visto que nada mudou além do manejo dos turnos dos professores.
As medidas de Sonia nitidamente privilegiam a valorização dos docentes, e a consequente restruturação da educação em Novo Gama. Seu governo garantiu um reajuste salarial de 12,76% dos professores, com salários que variam entre 4000 e 8000 reais, valores bem acima do piso nacional. Hoje a rede municipal conta com 456 professores para 10786 alunos, em 33 escolas e mais duas unidades de ensino especial. O município também conta com o projeto FORMAR, criado em parceria com a Fundação Lemman (organização sem fins lucrativos que colabora com iniciativas para a educação pública em todo o Brasil, além de não ser associada a nenhuma organização privada e não mostrar apoio a nenhum partido, coligação ou campanha eleitoral) para a capacitação de professores.
Investir no professor e em sua condição de trabalho é a forma mais eficaz de alcançar avanços significativos e uma educação sólida. É de impressionar que, apesar de parecer óbvio, o pequeno município de Novo Gama esteja avançando mais nesse quesito do que cidades bem maiores e com mais tempo de estrada, cujos governantes ainda não entenderam essa lógica.
Novo Gama em toda a sua simplicidade nos dá uma grande lição: o diferencial que a presença de nossos educadores na política pode fazer.

Postar um comentário

  1. Essa mulher tem é que está presa por está faltando com respeito com os nossos alunos e professores . Sônia chaves nunca mais.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos