Especialista diz que estresse engorda e dá dicas para uma melhor alimentação

Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, o estresse pode auxiliar no aumento do peso corporal.

Especialistas fala sobre efeitos do estresse e indica alimentos que podem ajudar no seu combate

Já percebeu que quando você está estressado tem mais vontade de comer? Oestresse causa alterações químicas dentro do organismo que podem colaborar para o aumento do peso corporal. Às vezes a culpa nem sempre é daquele hambúrguer ou chocolate que você consumiu, mas sim dos dias tensos. Segundo o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme, o estresse pode auxiliar no aumento do peso corporal.

“O estresse causa o aumento do hormônio grelina que é responsável pelo apetite. Geralmente, as pessoas estressadas têm mais apetite. O problema é que para satisfazer essa vontade de comer no momento de estresse elas acabam consumindo de forma exagerada alimentos ricos em gordura”, explica.

Sem contar o que o estresse aumenta também o cortisol que pode acabar contribuindo para o surgimento de estoques de gordura na região abdominal.

Combate o stress
A boa notícia é que existem alguns alimentos que são aliados do peso saudável. Ao invés de atacar um chocolate quando estiver estressada experimente comer uma fruta, por exemplo. Manter simples hábitos auxilia na perda do peso.

“Alguns alimentos ricos em fibras aumentam a produção de serotonina – um neurotransmissor que está relacionado a sensação de bem estar”, ressalta o nutrólogo.

Confira a tabela dos alimentos anti-stress:

Alface: é rico em lactucina e lactupicrina que são substâncias calmantes. Além de ser saudável o alface acalma.

Brócolis: contém potássio e ácido fólico que ajuda no bom funcionamento das células. 


Frutos do mar e peixes: reduzem a ansiedade por conter zinco e selênio e também agem no cérebro.

Vitamina C: frutas ricas em vitamina C como a laranja evita a fadiga e combate o estresse. Além disso, ela inibe a liberação do cortisol. 

Castanha-do-Pará: alivia os sintomas da depressão e diminui o estresse. É rico em selênio e a unidade recomendada é de 350 mg.

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: opte por consumir nos dias tensos leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne. Alimentos ricos vitamina B12 como ovo, leite, banana, aveia, batata também podem ser consumidos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos