5 dicas para economizar energia elétrica no dia a dia

Antigamente, as pessoas só queriam economizar energia para que a conta viesse mais barata


As noções de sustentabilidade, que começaram a ser mais difundidas nas décadas de 1970 e 1980, mudaram esse pensamento e mostraram que, mais do que pagar menos, economizar recursos é a solução para viver melhor em sociedade a médio prazo.

Nos últimos dois anos, o Brasil tem enfrentado uma queda no número de chuvas em regiões que sempre tiveram ótimo índice pluviométrico. Apesar de o cenário não ser favorável, a situação é perfeita e necessária para que novos hábitos sejam criados pelos cidadãos, ajudando o meio ambiente e, consequentemente, a si mesmos.

Como a maior parte da energia elétrica brasileira provém das hidrelétricas, além de economizar água, vale a pena prestar mais atenção aos utensílios elétricos para ajudar o país nessa época. Aos poucos, essas medidas se tornaram rotina e tanto o bolso quanto a sua consciência sustentável irão se beneficiar. Confira algumas dicas para economizar energia elétrica.

Aproveitar a luz natural

Aproveitar a luz natural da casa e do escritório é o primeiro passo para ter uma economia significativa. Basta deixar as luminárias e lâmpadas apagadas, quando estiver sol e, se precisar ler ou escrever, coloque uma mesa próxima da janela.

Iluminação

A substituição das lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes ajuda a economizar cerca de 75%. Além disso, também vale a pena colocar um sensor de presença em locais pouco movimentados, para que as luzes só sejam acesas pelo tempo necessário. Diversas casas e apartamentos utilizam esse recurso na área externa, que ainda garante segurança a quem passa na rua.
Ar-condicionado

Responsável por manter a temperatura agradável em qualquer ambiente, o ar-condicionado já se tornou parte obrigatória de grande parte dos escritórios e casas. Para quem precisa de um aparelho desse e quer economizar, a dica é optar por modelos com melhor eficiência energética, como esses. Observe se a capacidade (BTUs) corresponde as suas necessidades, isso é fundamental para comprar um aparelho que economize de forma significativa. A limpeza deve ser feita rotineiramente, conforme os dados do fabricante, assim como a manutenção geral do ar-condicionado.

Geladeira

Embora passe despercebida por muita gente, a geladeira é um dos eletrodomésticos que mais consome energia em casa. Caso alguns hábitos sejam mudados, esse utensílio pode trabalhar mais e evitar gastos. Um bom exemplo disso é evitar colocar na geladeira potes que ainda estejam quentes, pois isso irá forçar o eletrodoméstico a captar energia para gelá-los. Da mesma forma que é mais indicado deixar a geladeira longe de fogão, micro-ondas e outros lugares quentes, para que possa trabalhar com mais eficiência.
Roupas

Lave um grande volume de roupas juntas, em vez de pequenas pilhas. As peças sairão tão limpas quanto se fossem lavadas separadamente. Para não precisar enxaguar a roupa várias vezes, controle a quantidade de sabão. Na hora de passar, é válido observar as especificações de cada tecido em relação à temperatura e desligar o ferro quando não estiver usando.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos