30 de novembro Dia do Síndico

O Síndico exerce papel fundamental para o Condomínio. Suas decisões impactam na vida de um grupo de pessoas que convivem, diuturnamente, com personalidades, temperamentos e pontos de vista distintos, mas que anseiam, igualmente, por mais segurança, bem estar e serviços de qualidade

No dia 30 de novembro se comemora no Distrito Federal e no Brasil o “Dia do Síndico”, sendo para os mais exotéricos o 334º dia do ano no calendário gregoriano, ou seja, o número 1 da numerologia, que vale dizer, além de ser o início, o idealista, o pioneiro, o administrador.

Se há um gestor que interfere de forma intensa e direta na vida das pessoas, sem dúvida ele é o Síndico de Condomínio.

Dentre inúmeras atividades, o Síndico gerencia conflitos, administra vaidades, cuida e zela pelo cumprimento das normas internas e quebra a cabeça para racionalizar os custos. Isso para citar apenas as tarefas mais corriqueiras. Se fossemos citar todas as tarefas ficaríamos aqui horas e horas relatando. 

Parabéns a você – gestor e gestora – que não mede esforços para fazer do seu condomínio um lugar feliz de se viver. Pois ser síndico é...

Trabalhar pelo bem do convívio coletivo
Cuidar das contas e do patrimônio de todos
Saber conversar, liderar e decidir
Saber “ouvir mais do que falar”
Estimular a participação
Saber agir.

Mas como parabenizar a figura mais emblemática do campo condominial?

Com Vivas !!! Vivas !!! ? ...ops... não podemos gritar, preservar o sossego é um dever nos condomínios;

Com Palmas !!! Palmas !!! ? ...chchch... o morador do primeiro andar com certeza vai reclamar o inoportuno barulho sem sentido;

Então com um brinde apenas... creio que também não, pois o politicamente correto não bebe nas atividades de liderança.

Como então parabenizar aquele que tem como definição a palavra de sentido mais amplo, porém de responsabilidade mais restrita como a palavra “síndico”, que tem origem na palavra grega “sundiké”, que nos remete a ideia de administração e atenção à uma comunidade, já usada na antiguidade em textos de Gaio no sentido de representação?

Como parabenizar aquele que, uma vez escolhido por uma assembleia (seja por aclamação, eleição ou empurrão), somente é visto pela coletividade que o escolheu para cumprir deveres legais e de convenção, esquecendo-se muitas vezes que os deveres, apesar de serem obrigações, se bem conduzidos podem ser visto como direitos, a exemplo da convocação a qualquer tempo de uma assembleia, cujo direito é somente do síndico, sem necessidade de apoio de mais ninguém?

Como parabenizar aquele que diuturnamente se dispõe a ouvir dos moradores, proprietários e conselheiros: “_ Eu não tenho tempo hoje.”, como se a pessoa que assumisse as funções de síndico mais nada fizesse?

Como parabenizar aquele que sem querer conhecer, conhece a vida de todos e por vezes é confundido como fofoqueiro, ainda que preserve os direitos individuais de todos, não divulgando pormenores que conhece?

Como parabenizar aquele que mesmo sendo amigo de um vizinho inadimplente, por força legal e de ofício, inicia uma cobrança, inclusive propondo a devida ação judicial se necessário, e sempre recebe críticas tais como: - Você o protege por ser seu amigo!, ou ainda, e quase sempre na mesma hora por outra pessoa ou mesmo pelo inadimplente, - Você está sendo injusto com seu melhor amigo!?

Como parabenizar aquele que de tão transparente, recebe críticas de que não estão corretas as prestações de contas elaboradas, e que o gasto com açúcar dos funcionários é excessivo.

Nossa homenagem a esse colaborador que tanto trabalha, muitas vezes sem nenhum reconhecimento.

As homenagens geralmente são feitas no dia da comemoração, mas quando se trata de uma pessoa que se dedica diariamente a garantir o bem estar de inúmeras famílias e comunidades, muitas vezes sem qualquer remuneração, temos que cumprimentá-lo todos os dias.

Solucionar conflitos, providenciar reparos, fazer contato com repartições publicas, conferir contas, controlar empregados e outras tantas obrigações, são tarefas habituais do dia a dia do Síndico, tornando esse trabalho muito complexo e desgastante. Apesar de tantas obrigações, há ainda muitos condomínios onde os síndicos não recebem nenhuma remuneração, tendo que se contentar apenas com mera isenção de pagamento da cota condominial, como se esse valor fosse compensar toda a responsabilidade e os custos empregados nesse trabalho.

O que muitos não entendem, é que, além da enorme carga de responsabilidade que a função atribui, na verdade o Síndico ainda "paga para trabalhar", pois é privado do tempo que poderia estar com a família, perde noites de sono para resolver situações de emergência, abdica de viagens longas para não ser taxado de ausente e ainda é obrigado a aguentar aqueles moradores que chegam do trabalho dispostos a reclamar de alguma coisa, afinal, quem paga o condomínio tem direito de reclamar, não é verdade? 

Por essas e muitas outras situações em que o Sindico se depara no dia a dia, sempre com muita disposição e alegria para tratar das questões ou conflitos, como um verdadeiro guerreiro nesta batalha que nunca termina, parabenizamos este grande colaborador pelo seu excelente empenho e luta no exercício da função.

Parabéns SÍNDICO pelos 365 dias de dedicação à frente do seu condomínio, e obrigado por nos dar a honra de merecer a sua confiança e poder ajudá-lo nessa tarefa tão importante! 

Não existe meios de parabenizar a altura aquele que ouve, analisa e executa, 80% de seu mandato, na solidão de sua sala de administração ou salão de assembleia, mesmo convocando auxiliadores, ficando assim apenas nossos singelos Parabéns !!!


Neste dia de comemoração ordinária, prestamos contas com nossos sinceros agradecimentos, fazemos previsões e projeções de um futuro melhor, sem esquecer de falar dos outros assuntos que tanto o qualificam. Parabéns Síndico!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos