Entrevista Paulo Roberto Melo ASSOSÍNDICOS




Paulo Roberto Melo é gestor de condomínios que em um curso de síndicos se reuniu com diversos síndicos e subsíndicos, que refletiam quanto à necessidade da criação associação, para apoiar os síndicos e subsíndicos em suas gestões de condomínios. A associação foi criada e Paulo Roberto Melo é o 1º presidente da ASSOSÍNDICOS-DF.

PORTAL – O que significa ASSOSÍNDICOS?

Paulo Roberto Melo – ASSOSÍNDICOS - significa Associação dos Síndicos e Subsíndicos do Distrito Federal e Região Metropolitana.

PORTAL – Para que veio a ASSOSÍNDICOS?

Paulo Roberto Melo – A Assosíndicos, veio com o intuito de apoiar e defender os síndicos e subsíndicos do Distrito Federal, com diversas ações e programas que visam defender os gestores de condomínios em nossa área de atuação. A nossa associação defende também a regulamentação da profissão de síndico profissional, em que todos os síndicos moradores ou não sejam gestores qualificados e que recebam salário.
Quero lembrar que no estatuto da ASSOSÍNDICOS é vedada a reeleição para todos os cargos da mesa diretora, o que nos traz uma renovação constante com boas idéias sempre para a nossa associação.

PORTAL – Que ações e programas são esses?

Paulo Roberto Melo – São ações simples que fazem a diferença para os condomínios, como por exemplo, o clube de vantagens para os associados, tem também o selo de qualidade para empresas prestadoras de serviços Assosíndicos, queremos também fazer vistorias nos condomínios nas partes elétrica, hidráulica e na conservação estrutural e a assosindicos vai emitir laudos sobre a conservação dos condomínios. Já estamos fazendo diversos cursos, palestras e encontros. A partir de novembro começaremos a promover palestras em diversas cidades do DF para discutir condomínios e levar novas informações para comemorarmos o mês dos síndicos. Queremos dar todo o suporte para que os síndicos posam fazer uma gestão eficiente, transparente e com muitas conquistas para o condomínio e para a comunidade de moradores.

PORTAL – Como vai funcionar o clube de vantagens ASSOSÍNDICOS?

Paulo Roberto Melo – O Clube de Vantagens ASSOSÍNDICOS, em que o síndico ou subsíndico associado terá descontos em diversos estabelecimentos para o uso no condomínio e também para uso pessoal dos associados. Assessoria contábil, jurídica e técnica que sempre são importantes na boa gestão do condomínio. Lembrando que os cursos, encontros, workshops e palestras promovidos ou com o apoio da ASSOSÍNDICOS os associados participarão gratuitamente.

PORTAL – Como vai funcionar o selo de qualidade ASSOSÍNDICOS?

Paulo Roberto Melo – Uma equipe deu auditores da ASSOSÍNDICOS vai inspecionar e fazer uma vasta pesquisa nas empresas prestadoras de serviços para condomínios, para que os síndicos possam ter a certeza que estão contratando bons serviços, com empresas fiscalizadas e auditadas pela associação, assim iremos emitir o selo de qualidade ASSOSÍNDICOS, sendo uma chancela importante para a garantia da qualidade dos serviços eu condomínios do Distrito Federal, o selo de qualidade ASSOSÍNDICOS vai ser o padrão FIFA para as prestadoras de serviços em condomínios e já é uma forma muito importante de apoiar os síndicos em sua gestão.

PORTAL – Como vão ser essas vistorias nos condomínios?

Paulo Roberto Melo – Existem leis estaduais nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo que exigem vistoria anual em condomínios verticais. Também tem algumas resoluções do CONFEA – Conselho Federal de Engenharia e Agronomia que pedem a vistoria, mas não obriga. Queremos lutar junto com entidades como o Sindicondomínio, Seicon, SECOVI, Sinduscon, CAU e CREA-DF pela criação e aprovação de uma lei que obrigue as vistorias anuais em condomínios do DF. Lembrando que desde julho de 2013 já está em vigor a Norma ABNT de Desempenho das edificações para prédios novos que são entregues pelas construtoras.

PORTAL – Quanto aos cursos, palestras, encontros e eventos como serão esses movimentos?

Paulo Roberto Melo – Realizaremos diversos eventos para trocar informações, conscientizar, confraternizar e levar entretenimento aos síndicos e subsíndicos.  Dentre eles quero citar os seguintes cursos: Curso de Síndicos Profissionais; Contabilidade em Condomínio; Direito Aplicado ao Condomínio; Gerenciamento de Condomínio; Patologia das edificações; Qualidade das redes elétricas; Agente de Portaria, Zeladoria; Primeiros Socorros; os cursos ocorrerão em Águas Claras, Vicente Pires e Brasília. Também faremos cursos voltados para funcionários como os três últimos cursos citados.
Nos eventos faremos a corrida do síndico em março, o campeonato brasiliense de Futsal entre condomínios em agosto, o ERSSDF – Encontro Regional de Síndicos e Subsíndicos no Distrito Federal e Região Metropolitana em novembro e o Prêmio Síndico Bom de Gestão também em novembro.
  

PORTAL – Qual o seu pensamento quanto á terceirização de serviços em condomínios?

Paulo Roberto Melo – Penso que as empresas terceirizadas são uma mão na roda para os síndicos, pois o que seria dos gestores de condomínios se não fosse às empresas prestadoras de serviços, elas prestam um bom serviço a sociedade de síndicos na qual represento esse debate de jurisprudência, que o condomínio pode ou não pode terceirizar, penso que cabe ao síndico definir como gestor de condomínio não a um juiz, pois cada gestão de condomínio tem suas especificações. Mas fica o alerta de que é importante cobrar da prestadora terceirizada a prestação de contas quanto às declarações de impostos trabalhistas.

 

PORTAL – Presidente para finalizar qual a sua mensagem final para os Síndicos e Subsíndicos?

Paulo Roberto Melo – Quero parabenizar a todos os síndicos pelo dia do síndico que se aproxima, todas aquelas pessoas que se colocaram à disposição em uma assembléia para se tornar um síndico de condomínio parabéns pela ousadia. Agora você tem uma nova força: a ASSOSÍNDICOS-DF veio para defender a apoiar os síndicos e subsíndicos em sua tarefa árdua.
Digo com muita ênfase, pois acredito que a ASSOSÍNDICOS é a casa do síndico no Distrito Federal e região metropolitana. Convido a todos que conheçam o “site” da ASSOSÍNDICOS e curtam o nosso FACEBOOK.
Um forte abraço a todos.

Conheça o portal da ASSOSÍNDICOS: http://assosindicos.wix.com/assosindicos
Curta o Facebook da ASSOSÍNDICOS:  https://www.facebook.com/assosindicosdf
Fale com o presidente da ASSOSÍNDICOS: (61)8497-2015
Mande um email para a ASSOSÍNDICOS: assosindicosdf@gmail.com

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos