Entrevista como prefeito de Luziânia Cristóvão Tormin





 
No momento em que lança várias obras no município, o prefeito Cristóvão Vaz Tormin recebe o nosso portal em seu gabinete para uma entrevista exclusiva. Acompanhe tudo a seguir!

Portal Entorno SUL DF – Prefeito, quais as maiores dificuldades encontradas no início de sua administração?

Cristóvão – Com certeza, a desordem administrativa, pois não prestavam contas dos recursos oriundos de convênios, o que gerou as certidões negativas junto aos governos Estadual e Federal, impossibilitando o município de Luziânia de receber milhões para serem aplicados em equipamentos para a saúde e aquisição de máquinas, por exemplo.

Portal Entorno SUL DF – E a saúde? Como o senhor a encontrou e quais os avanços conquistados?

Cristóvão – Encontramos a saúde na UTI; pior não poderia estar. Já avançamos muito, mas ainda não está da maneira ideal, pois várias ações ainda precisam ser implementadas e muitas dependem de processos licitatórios, que estão em pleno andamento. Dentre os avanços conquistados, podemos citar o aumento do número de profissionais médicos no Hospital Regional, na Clínica de Especialidades e no SAMU. Foram implementadas as internações no Hospital Regional, como também estão sendo retomadas as cirurgias. Serão reformadas, inicialmente, 10 unidades de saúde e, em breve, as demais. Recuperamos os equipamentos dos laboratórios, dois aparelhos de Raios-X e mais um já está em fase final de recuperação. Estamos recuperando também a frota de veículos que estavam praticamente sem condições de trafegar. Podem ter certeza de que, nos próximos meses, a saúde pública terá melhorias consideráveis.

Portal Entorno SUL DF – Quando o senhor assumiu, deparou-se com uma buraqueira total nos bairros. Como foi enfrentado o problema e a que se deve isso?

Cristóvão – Desde o início da Administração, determinamos ao secretário de obras que realizasse um trabalho diferenciado no tapa-buracos, recortando toda a parte atingida e colocando material com qualidade, no sentido de que não acontecesse como em um passado recente, quando o serviço era feito de qualquer jeito. Em um segundo momento, será realizado muito serviço de recapeamento e micro revestimento para que não nos deparemos mais com aquela buraqueira toda, que muitos transtornos trouxeram a todos.

Portal Entorno SUL DF – E com relação aos servidores públicos?

Cristóvão – Estamos tendo um produtivo e pleno diálogo com os nossos servidores, o que resultou em várias conquistas, em menos de seis meses, tais como: aumento salarial, pagamento da GED (Gratificação Exclusiva à Docência) aos professores em estágio probatório, cursos de aperfeiçoamento, organização e mudança nas escolas, 13º salário no mês de aniversário do servidor da Educação, lei que estabelece justiça com relação à carga horária dos profissionais da saúde, dentre outros benefícios.

Portal Entorno SUL DF – Mas o senhor considera o valor do aumento salarial ideal?

Cristóvão – É o índice que podemos conceder no momento, pois estamos há menos de 6 meses à frente da Prefeitura, com diminuição de receitas e, mesmo assim, estamos demonstrando na prática que o servidor será sempre lembrado. Esclareço ainda que o impacto mensal na folha será de, aproximadamente, R$ 350 mil, e a defasagem existente é resultado, principalmente, do ano passado, quando os nossos servidores não tiveram nenhum centavo de aumento.

Portal Entorno SUL DF – Quais os investimentos e avanços que o senhor pontua na área de Educação?

Cristóvão – Estamos trabalhando arduamente pela qualidade de ensino. Assumimos a gestão com um déficit muito grande em toda a rede. Mas já tomamos todas as providências para que este problema fosse sanado. Na grande maioria das Unidades Escolares, já fizemos intervenções com reparos e pequenas reformas, pois a situação era caótica. Sabemos que há unidades cuja situação ainda é precária, mas já estamos tomando as providências necessárias. No Ingá mesmo, tínhamos um prédio desativado e fizemos uma grande reforma nele. Hoje, o mesmo atende em torno de 100 crianças e funciona como anexo da Escola Municipal Eleuza Aparecida de Paiva Neto. Quero aqui firmar o compromisso que, em julho, durante o período de férias, as reformas serão intensificadas nas escolas onde ainda há problemas. Ofereceremos também cursos de formação continuada a todos os professores contratados recentemente.

Portal Entorno SUL DF – E com relação à criação de novos municípios, principalmente, o do Jardim Ingá?

Cristóvão – Sou totalmente favorável à emancipação do Jardim Ingá. Primeiro por sentir que a população do Ingá é a favor, e depois por entender que muitas melhorias virão, como mais recursos para serem aplicados na região. Da nossa parte, várias ações estão sendo programadas e, em breve, a população já irá sentir a diferença, pois muita coisa ficou travada devido aos procedimentos licitatórios, bem como ao sucateamento do maquinário encontrado quando assumimos.

Portal Entorno SUL DF – Prefeito, o senhor criou áreas específicas para planejamento e captação de recursos. Luziânia foi o primeiro município do País a implantar a Secretaria do PAC. Qual foi a finalidade?

Portal Entorno SUL DF – Como as próprias denominações já dizem, estamos planejando ações a serem empreendidas nos próximos anos, ou seja, uma secretaria que irá nortear as demais, no sentido de que as ações obtenham êxito e estejam dentro de uma programação a ser executada. Já com relação à Secretaria de Aceleração do Crescimento, conseguimos aprovar vários projetos essenciais nas áreas de saúde, educação, infraestrutura, tais como Unidades Básicas de Saúde (UBS), UPAs, escolas de educação infantil, quadras poliesportivas, galerias de águas pluviais, sistemas de abastecimento de água e esgoto, e pavimentação asfáltica. É importante esclarecer que Luziânia foi o município do interior do Estado que mais cadastrou projetos no PAC. Somente na área de infraestrutura foram quase R$ 500.000.000 (quinhentos milhões de reais) de cadastramento, e agora já estamos trabalhando fortemente para a liberação desses recursos.

Portal Entorno SUL DF – Prefeito, e com relação às manifestações que ocorreram em todo o País? Qual a sua opinião?

Cristóvão – Quando a população se une com o objetivo de sugerir melhorias aos governantes, temos a oportunidade de repensar atitudes e hábitos que podem ser modificados para o bem da sociedade. E isso é muito válido, pois estabelece-se uma comunicação estreita entre as partes. O que não podem acontecer são atos de vandalismo como ocorreram, em Valparaíso, quando o patrimônio público foi destruído prejudicando o próprio município.

Portal Entorno SUL DF – Prefeito, mais uma pergunta que muitos gostariam, com certeza, de lhe fazer: e a Praça Evangelino Meireles, onde estão estabelecidos o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e várias lojas, no Centro da cidade? O que será feito lá?

Cristóvão – Gastaram quase 5 milhões de reais com uma praça que não está servindo para nada. Foi mais um claro exemplo de falta de planejamento e interlocução com a sociedade, pois os moradores da localidade não foram consultados sobre o projeto e ficaram insatisfeitos; os feirantes também, e não querem se estabelecer no local. Nem a questão do estacionamento foi resolvida. A qualidade da obra também é muito contestada, pois existem rachaduras e a mesma foi interditada no ano passado pela Defesa Civil e Ministério Público. Já determinei à Secretaria de Obras três avaliações detalhadas, desde a parte de fundação da obra, para decidirmos qual atitude tomar. Mas adianto que ouviremos a comunidade após acesso aos laudos.

Portal Entorno SUL DF – E a obra do “Balão da Santa”?

Cristóvão – Infelizmente, foi mais um exemplo de desordem administrativa, falta de planejamento e desperdício de dinheiro público, além de ter causado vários transtornos e desgastes à comunidade e aos comerciantes estabelecidos na localidade. Como garantimos, após o período chuvoso de mais de três meses, intensificamos os serviços no local e entregamos a parte asfáltica com qualidade. Agora, poderemos iniciar e logo concluir o paisagismo para entregarmos um cartão postal à nossa cidade.

Portal Entorno SUL DF – Prefeito, e a quantidade de cargos comissionados, aqueles sem concurso?

Cristóvão – Diminuímos em mais de 50% o número de cargos comissionados. Estamos dando preferência aos servidores concursados, que são esmagadora maioria em nossa Administração. Inclusive, muitos dos efetivos assumiram cargos de chefia e direção.

Portal Entorno SUL DF – E como está a relação do Executivo com o Legislativo?

Cristóvão – Só tenho a agradecer ao presidente Murilo Roriz, ao líder do Governo, Dr. Dênis Meireles, e aos demais vereadores, pois todos os projetos que encaminhamos à Câmara foram aprovados. Essa maturidade política já está rendendo dividendos ao nosso município, principalmente, nas áreas de captação de recursos e projetos.

Portal Entorno SUL DF – E a área rural?

Cristóvão – Os moradores da área rural de nosso município ficaram totalmente abandonados nos últimos anos, mas esta realidade está mudando. Mesmo ainda com pouco maquinário e recursos, mas com determinação e vontade política, vários trechos das estradas rurais estão tendo melhorias, além de outros serviços que vão ao encontro dos anseios de nossos produtores, como apoio na realização de silagem, transporte e aquisição de calcário, tanques para piscicultura, apoio técnico às propriedades e várias outras ações que, em breve, serão implementadas no sentido de valorizar aqueles que vivem e trabalham no campo.

Portal Entorno SUL DF – Quais as considerações que o senhor deseja fazer à comunidade?

Cristóvão – Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos pelo carinho, apoio, orações e confiança em nosso trabalho. Podem ter certeza de que tudo está encaminhando, mesmo com todas as dificuldades encontradas, principalmente com relação às certidões negativadas do município, diminuição na arrecadação do ICMS, total sucateamento do maquinário e precárias instalações das secretarias. Temos trabalhado muito e, com as graças de Deus, os resultados já estão começando a aparecer e serão uma constante em nossa gestão. Os processos licitatórios estão avançando e as áreas de planejamento e captação de recursos, criadas em nossa Administração, já começam a dar grandes resultados. Prova disso é que Luziânia foi a cidade do interior do Estado a apresentar e aprovar a maior quantidade de projetos no Governo Federal. Com planejamento, foco, muito trabalho e honestidade, podem ter a certeza de que, em todas as áreas, avançaremos significativamente, proporcionando à nossa população dias melhores.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos