Decretado estado de atenção por baixa umidade do ar


Umidade relativa do ar está abaixo de 30%, de acordo com a Defesa Civil
 
O Distrito Federal entrou hoje em estado de atenção, após avaliação das variações climáticas quanto à umidade relativa do ar realizada pela Secretaria de Defesa Civil - há cinco dias consecutivos no Distrito Federal é registrada umidade relativa do ar abaixo de 30%.

"A temperatura está elevada, e a umidade do ar vem baixando nos últimos dias, o que pode ocasionar problemas de saúde à população do Distrito Federal. Por isso, decidimos, a exemplo do que ocorreu no mês passado, estabelecer o estado de atenção, como medida preventiva”, explicou o secretário da Defesa Civil, coronel Luiz Carlos Ribeiro.

Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), a umidade relativa do ar ideal é de 60%, e, quando os índices ficam entre 20% e 30%, é recomendada a decretação do estado de atenção.

De acordo com a Defesa Civil, nesta época do ano, caracterizada pela longa estiagem e baixa umidade relativa do ar, que provoca ressecamento das mucosas (o que causa problemas respiratórios) e da pele, devem ser tomadas algumas precauções.

Em escolas, por exemplo, a orientação é manter bebedouros em número acima dos existentes, com boas condições de higiene e qualidade da água, questionar os alunos a cada vinte minutos sobre a vontade de beber água e estar atento se eles apresentam abatimento ou queda rápida de rendimento.

Outra recomendação é verificar se o estudante apresenta quadro de perda de líquido (febre, diarreia, gripe, tosse etc) e, em caso de desmaio, tonturas, câimbras e mal-estar, paralisar as atividades, umedecer as têmporas, face e narinas e providenciar atenção urgente do médico ou agente de saúde, além de comunicar os pais.

Para a população geral, a Defesa Civil sugere evitar aglomerações em ambientes, banhos prolongados com água quente e uso excessivo do sabonete, para não eliminar a oleosidade natural da pele.

Além disso, aumentar a ingestão de água, pingar duas gotas de soro fisiológico em cada narina, pelo menos seis vezes ao dia, para prevenir ressecamento nasal e possível sangramento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos