Prefeitura de Valparaíso de Goiás

Projeto “Pretas Tecendo Saberes” realiza oficina sobre comunicação antirracista neste sábado (26)

 Iniciativa contemplada pelo 2º Edital Diálogos do Instituto Equatorial já alcançou cerca de 100 participantes diretos e mais de 380 pessoas indiretamente nas oficinas deste ano



No próximo sábado (26), o projeto Pretas Tecendo Saberes promove mais uma etapa do seu ciclo formativo, com foco no tema “comunicação antirracista”. A oficina é voltada ao fortalecimento da autonomia, capacitação e produção narrativa de mulheres pretas, oferecendo ferramentas para o combate ao preconceito e a ocupação estratégica das redes e espaços de fala.

A iniciativa é realizada pela Associação Grupo Colettiva Preta e é uma das selecionadas na 2ª edição do Edital Diálogos, do Instituto Equatorial, atuando no eixo de cultura e empreendedorismo. O edital apoia projetos sociais focados no fortalecimento de laços comunitários e na promoção da inclusão social nos estados onde o Grupo Equatorial atua

Por meio de oficinas e ações formativas, o "Pretas Tecendo Saberes" oferece suporte profissional e cria uma rede de apoio para mulheres que atuam na área cultural em territórios periféricos da Região Metropolitana de Goiânia. Com foco na autonomia econômica e valorização de saberes tradicionais, o projeto busca transformar a realidade de comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Lançado em julho, o projeto já realizou sete das 16 oficinas previstas. As atividades reuniram 95 participantes diretamente e alcançaram outras 380 pessoas de forma indireta nas comunidades atendidas. 

Para a executiva de responsabilidade social do Instituto Equatorial, Janaína Ali, o apoio a projetos como o "Pretas Tecendo Saberes" reforça o compromisso da companhia com o desenvolvimento social de Goiás. "Nosso objetivo com o Edital Diálogos é justamente fomentar iniciativas que nascem da própria comunidade e geram um impacto coletivo real. Ao apoiar o empreendedorismo e a cultura, estamos investindo no fortalecimento das identidades locais e na geração de renda, contribuindo para uma transformação sustentável nos territórios onde operamos", afirma Janaína.

A presidente da associação, Érika Santos, ressalta que abordar a comunicação sob a perspectiva antirracista é indispensável para a sustentabilidade e o fortalecimento dos empreendimentos e trajetórias das participantes. “Quando instrumentalizamos mulheres pretas com abordagens de comunicação antirracista, fortalecemos seus negócios, suas vozes e a capacidade de transformarem suas próprias realidades. O suporte do Edital Diálogos nos permite consolidar essa rede de saberes e expandir nosso impacto comunitário”, destaca Érika.

Serviço:

Oficina “Comunicação Antirracista” -  Projeto Pretas Tecendo Saberes

Data: 26/09/2026 (sábado)

Horário: 10h às 12h

Local: Escola do Futuro do Estado de Goiás Luís Rassi, que fica na Rua Rainha Elisabete, s/n, Jardim Buriti Sereno, Aparecida de Goiânia.

Oficina Comunicação Antirracista: Mulheres Negras no Centro do Debate

Oficineira: Yanca Cristina


Sobre o Instituto Equatorial

O Instituto Equatorial é a estratégia social do Grupo Equatorial que atua na promoção do desenvolvimento social por meio de projetos voltados à educação, geração de renda e fortalecimento de comunidades nos estados onde o grupo está presente.

Por meio do Edital Diálogos, o Instituto investiu desde a primeira edição cerca de R$ 7 milhões em 256 projetos, impactando 135 mil pessoas nos sete estados de atuação do Grupo Equatorial: Maranhão, Pará, Piauí, Alagoas, Goiás, Amapá e Rio Grande do Sul.

Em Goiás, o Edital está em sua segunda edição e já soma mais de 30 projetos apoiados, com investimento superior a R$ 1 milhão e impacto direto em mais de 8,5 mil pessoas.


Sobre a Equatorial Goiás

A Equatorial Goiás é uma empresa que pertence ao Grupo Equatorial, uma holding brasileira do setor de utilities, sendo o 3º maior grupo de distribuição de energia do País, com 7 concessionárias que atendem mais de 56 milhões de pessoas. Somente em Goiás são cerca de 3,8 milhões de unidades consumidoras atendidas, localizadas em 237 municípios do Estado e abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km².

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos