Consumo de “queijos finos” ganha mercado no Brasil

  Por mais que a predileção dos brasileiros ainda seja a muçarela, os queijos finos ganham a mesa dos brasileiros. Dia Nacional do Queijo evidencia a paixão pelo produto

Quem não gosta de um bom queijo no café da manhã, no lanche da tarde ou em pratos especiais? Gorgonzola, parmesão, colonial, brie, gouda, muçarela, branco, frescal e tantos outros. Por mais que o consumo de queijos continue abaixo da média mundial, 5,8 quilos por ano, o mercado de queijos finos teve um aumento no consumo de 28%  entre 2001 e 2017, conforme o relatório do Sebrae.

Há muitos queijos finos hoje produzidos no país, porém, de procedência estrangeira e com denominação protegida. Assim, só podem ser fabricados em certa região, de animais à pastagem local etc; é o caso do brie, do parmesão e do emmental. Quando produzidos no Brasil, devem levar a nomenclatura “tipo”, que remete ao queijo originário da França, mas sem ser original. Os únicos queijos de denominação protegida no Brasil são os canastra e o do serro, ambos produzidos em Minas Gerais.

Incluir queijos na alimentação também traz benefícios à saúde, desde que consumidos com moderação, alertam os nutricionistas. Queijos brancos, como a ricota, minas e o de búfala, possuem baixo teor de gordura e colesterol. Já os amarelos, como o prato, provolone e parmesão, são mais gordurosos.

Com texturas e sabores diferentes, os queijos possuem vitaminas e minerais importantes para a saúde, como o cálcio, o fósforo e o magnésio, além de conter proteínas. O alimento também oferece vitamina A e B, que surgem a partir da fabricação, quando é retirada parte da água e concentram-se os componentes sólidos do leite. Consumir de uma a duas fatias por dia já é o suficiente para obter os benefícios.

Para casos de intolerância à lactose ou à proteína encontrada no leite, a caseína, também já existem versões de queijos nos supermercados Comper e no Fort Atacadista, como o LacFree e outras marcas como o Vitalatte e o GranMestri.

História do queijo - O queijo tem reputação ancestral, seja pela sua qualidade na produção, quanto pela diversidade. Somente na França, estima-se que existam mais de 400 tipos. Mas, no Brasil, o queijo  também é cultuado, com destaque para as produções mineiras da Serra da Canastra, da Serra do Salitre e do Cerro, que possuem selo de Indicação de Procedência (I.P). Em setembro de 2024, os queijos brasileiros conquistaram 57 medalhas, sendo cinco super ouros, o mais alto prêmio, da competição mundial de queijos Mondial du Fromage et des Produits Laitiers de Tours, na França.

Onde encontrar - As lojas do Fort Atacadista e do Comper em Brasília contam com muitas opções de marcas e produtos, inclusive com preços diferenciados para clientes Vuon Card. As lojas do Grupo Pereira também possuem uma grande variedade de vinhos, alguns exclusivos, com as marcas chilenas MaCool, Tubul, Paso Grande e Gryphoz e a portuguesa Mosaico.

Sobre o Grupo Pereira - Fundado em 1962, na cidade de Itajaí, em Santa Catarina, o Grupo Pereira completa 63 anos de história em 2025. Atualmente, conta com 23 mil funcionários nos estados de  - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina, São Paulo, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal.

O Grupo Pereira tem 182 unidades de negócio, incluindo 36 lojas da rede de supermercados Comper, 73 lojas do Fort Atacadista (atacarejo), 22 unidades do restaurante Trudy’s e uma steakhouse, 3 filiais do Atacado Bate Forte (atacadista de distribuição), 29 lojas SempreFort (varejo farmacêutico), um Broker – distribuidor oficial da Nestlé -, 5 agências de viagens, 2 postos de combustível e um Centro de Distribuição. Além disso, o Grupo Pereira completa seu ecossistema de soluções ao incluir o braço logístico Perlog e os serviços financeiros do Vuon, que inclui o private label Vuon Card, com mais de 1,6 milhão de cartões emitidos, além de gift cards, seguros e assistência odontológica.

O Grupo Pereira é o primeiro varejista brasileiro a ser contemplado com o selo CAFE (Certified Age Friendly Employer), concedido pelo norte-americano Age Friendly Institute a empresas que promovem a contratação e retenção de funcionários 50+.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos