Comitiva da Fieg visita planta da Anglo American em Barro Alto

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, realizou, na quinta-feira (22), visita institucional à unidade da Anglo American em Barro Alto (GO), na região Norte do estado. A agenda incluiu o acompanhamento das operações industriais, ações socioambientais e projetos de inovação da mineradora, uma das principais do setor mineral em Goiás.

Com presença em Goiás há cerca de 43 anos, inicialmente no município de Niquelândia, a Anglo American inaugurou a planta de Barro Alto em 2011. Atualmente, as operações da empresa no estado são responsáveis pela geração de mais de 1.500 empregos diretos e cerca de 3 mil empregos indiretos, evidenciando a relevância econômica e social da atividade mineral para a região.

A unidade de Barro Alto opera com foco na extração e no beneficiamento de níquel, adotando um processo industrial verticalizado, com investimentos contínuos em inovação, sustentabilidade ambiental e relacionamento com as comunidades do entorno.

Durante a visita, a comitiva percorreu áreas industriais, conheceu projetos de pesquisa e recebeu informações sobre programas ambientais e sociais desenvolvidos em parceria com a população local. Para André Rocha, a aproximação entre a indústria e as políticas públicas estaduais é estratégica para o desenvolvimento regional.
“É fundamental conhecer de perto operações como esta, que integram tecnologia, inovação e responsabilidade ambiental. A Anglo American demonstra que é possível gerar emprego e renda em escala relevante, com respeito às comunidades e ao meio ambiente”, afirmou.

O presidente do Sindicato da Indústria da Mineração do Estado de Goiás e Distrito Federal (Minde), Luiz Antônio Vessani, destacou o papel da mineração no desenvolvimento econômico aliado à integração territorial. “Trata-se de um modelo que fortalece o setor mineral e contribui diretamente para o desenvolvimento sustentável de Goiás”, disse.

Já o presidente da Câmara Setorial de Mineração da Fieg (Casmin), Itair Nunes de Lima Junior, ressaltou a importância do diálogo institucional. “A mineração moderna exige transparência, inovação e proximidade com a sociedade. A visita evidencia os avanços da Anglo American nessas frentes”, afirmou.

Em nome da empresa, o executivo Rafael Freitas destacou o compromisso da Anglo American com a sustentabilidade e o desenvolvimento local.
“Estamos empenhados em gerar valor para a região não apenas por meio da produção mineral, mas também com inovação, responsabilidade ambiental e parcerias que impulsionam a formação de pessoas e o desenvolvimento das comunidades”, afirmou.

A agenda também abordou iniciativas desenvolvidas em parceria com o Sistema Fieg, por meio do Sesi e do Senai, especialmente nas áreas de educação profissional e apoio à educação básica, uma cooperação histórica iniciada ainda na planta de Niquelândia, desde a implantação da antiga Codemim, e ampliada posteriormente em Barro Alto.

Participaram da visita André Rocha, presidente da Fieg; Luiz Antônio Vessani, presidente do Minde; Itair Nunes de Lima Junior, presidente da Câmara Setorial de Mineração da Fieg; e Thiago Vieira Ferri, diretor do Sesi/Senai Barro Alto. Pela Anglo American, estiveram presentes Eduardo Caixeta, Ana Alvim, Rafael Freitas, Karlla Matos, Fabíola Xavier e Bruno Henrique de Paula.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos