Metronização abre 90% dos semáforos para a passagem dos ônibus

 Tecnologia lançada na gestão Mabel fez a velocidade média das viagens aumentar 30%, levando mais agilidade e qualidade de vida ao usuário



Os ônibus que transitam no BRT Norte-Sul e no Leste-Oeste têm cruzado 90% dos semáforos abertos no trecho onde a metronização está em funcionamento. Lançado na gestão Mabel, o trecho que consiste no BRT Leste-Oeste tem 3,1 km, conta com nove cruzamentos semaforizados e quatro estações. Já o trecho em funcionamento do BRT Norte-Sul abrange 3,7 km, com 12 cruzamentos e oito estações. O uso da tecnologia também contribuiu para o aumento da velocidade dos veículos nos trechos em mais de 30%, chegando a 23 km/h, tendo picos de 25 km/h em alguns horários do dia. 


A expectativa, segundo o prefeito Sandro Mabel, é fazer com que Goiânia chegue a 260 km de metronização. Todas as ações são para tornar os corredores de ônibus mais eficientes e atrativos para a população. “Sensores instalados nas vias identificam a aproximação dos ônibus e enviam informações a uma central que calcula o tempo adequado para manter os semáforos abertos, melhorando a fluidez e a eficiência do sistema”, explica. 


O secretário municipal de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, destaca que todos os pontos onde a metronização foi instalada são monitorados, acompanhados e controlados por inteligência artificial. “Temos tags instaladas dentro do ônibus e que conversam com um parque semafórico totalmente modernizado, com inteligência artificial. E esse parque envolve tanto a questão do semáforo, como os controladores, toda essa estrutura semafórica também. Ela foi substituída, modernizada, para que permita que, a partir do momento que o ônibus comece a transitar nesse corredor, ele tenha essa conectividade”, explica.


Além dos investimentos realizados em infraestrutura, segundo Tarcísio, há o benefício direto ao usuário, que passa menos tempo dentro do transporte coletivo e ganha em qualidade de vida. “O que nós estamos entregando é exatamente três pontos: tivemos toda uma reforma de todas as estações e dos terminais. Estamos com uma frota nova, uma frota Euro 6 e ônibus elétricos que estão circulando hoje dentro da cidade e esse tempo de espera porque, com a redução da viagem, desse tempo de deslocamento,  você tem um tempo de espera menor, então isso gera mais produtividade para o sistema”, afirma.


E os usuários já têm sentido o efeito na prática. Moradora do Jardim Novo Mundo, a funcionária doméstica Neusa Aparecida comemorou a mudança. “Todo dia eu venho pro centro e agora chego mais cedo. Tá muito melhor. Só peço que o prefeito continue investindo, porque a gente precisa muito do ônibus”, disse.


O projeto de Goiânia envolve R$ 2,1 bilhões em investimentos privados ao longo de quatro anos, visando a ampliação da mobilidade urbana, integração modal e modernização tecnológica, instalação de 36 corredores com faixas exclusivas para ônibus e bicicletas, integração com sistemas de bicicletas compartilhadas, e estímulo à mobilidade ativa, com incentivo a meios de transporte sustentáveis.


Fotos: Alex Malheiros


Legenda: Uso da tecnologia também contribuiu para o aumento da velocidade dos veículos nos trechos em mais de 30%, chegando a 23 km/h


Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) - Prefeitura de Goiânia

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos