Praticidade, custo-benefício e mudança de hábitos de consumo
impulsionam expansão da categoria nas lojas do grupo
São Paulo, setembro de 2025 – Com a busca pela praticidade
aliada ao custo-benefício, as marmitas prontas ganharam espaço na rotina dos
brasileiros, combinando conveniência, saudabilidade e preços atrativos. No GPA
– Grupo Pão de Açúcar, a categoria de “prontos para consumo” cresceu 10% entre
janeiro e julho deste ano, em comparação ao mesmo período de 2024.
O desempenho tem sido puxado principalmente por unidades em
regiões adensadas e com grande fluxo de empreendimentos empresariais,
reforçando a estratégia da companhia de contar com lojas em pontos estratégicos
para esse perfil de cliente. Atualmente, cerca de 90% das lojas do grupo, que
englobam Pão de Açúcar, Extra Mercado e os formatos de proximidade Minuto Pão
de Açúcar, Mini Extra e Pão de Açúcar Fresh, contam com essa categoria.
“As refeições prontas deixaram de ser apenas uma
conveniência pontual e passaram a fazer parte da rotina de muitos clientes.
Acreditamos que esse movimento está ligado à busca por qualidade aliada a um
custo-benefício atrativo. Nosso portfólio foi desenvolvido para atender a esse
consumidor que procura praticidade sem abrir mão do sabor e da variedade”,
afirma Robson Parreiras, diretor comercial do GPA.
As lojas oferecem aproximadamente 20 opções de pratos
prontos, entre carnes, frango e peixes, a partir de R$ 21,90, e que podem ser
consumidos nas áreas de Café e Rotisserie das próprias lojas ou levados para
casa. Mais de 90% das marmitas são produzidas dentro das próprias unidades, em
combinação com fornecedores parceiros.
Embora São Paulo seja a praça com maior participação nas
vendas, o Centro-Oeste desponta como a região de maior crescimento, com alta de
29% nas vendas da categoria.