Centro de Oncologia da unidade foi inaugurado há 3 anos visando proporcionar atendimento integral e humanizado para toda a população goiana
Márcia Regina Louza comemora alta com equipe do Centro de Oncologia do HCN, primeiro da rede de saúde estadual (Fotos: Cristiano Martins/IMED)
O Sino da Esperança tocou novamente no HCN, palco de mais uma emocionante história: a paciente Márcia Reina Louza, moradora do município de Itapaci, finalizou seu tratamento oncológico no Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano, unidade do Governo de Goiás, em Uruaçu, administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED.
No depoimento gravado, a paciente do Centro de Oncologia do HCN contou sua emocionante história de superação e agradeceu aos “anjos da oncologia", médicos, enfermeiros e profissionais de equipe multidisciplinar, que a ajudaram durante todo o seu processo de recuperação.
Após ser diagnosticada em julho de 2024 com câncer de ovário, Márcia começou seu tratamento na unidade e passou por uma cirurgia alguns meses depois. Já em maio de 2025, a paciente finalizou suas sessões de quimioterapia, mas teve que ser internada por conta de um diagnóstico de dengue seguido por uma apendicite.
“A médica disse que é um milagre eu estar viva, porque as minhas taxas sanguíneas caíram muito, mas eu fui muito bem cuidada e atendida aqui no HCN. Tanto o pessoal da parte oncológica, quanto o pessoal da internação e da enfermaria, todos me acolheram muito bem, desde os meninos que entregam a comida, o pessoal da limpeza, até as enfermeiras e técnicas”, contou ela.
Unidade conta com o primeiro Centro de Oncologia da rede estadual e oferece tratamento oncológico integral e humanizado pelo SUS.
Referência em tratamento oncológico
Referência em Goiás e no Sistema Único de Saúde (SUS), o Centro de Oncologia do HCN é pioneiro na rede pública estadual e é também o primeiro habilitado pelo Ministério da Saúde como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). A unidade oferece tratamento oncológico integral e gratuito pelo SUS e investe em humanização para familiares, contando com salão de beleza, oficinas de maquiagem e de lenços, além de tratamento individualizado, incluindo atendimento psicológico e assistência social.
Apenas no primeiro semestre deste ano, o centro realizou 9.879 consultas oncológicas, 2.628 sessões de quimioterapia e 817 cirurgias, proporcionando acesso a tratamentos de alta complexidade com um atendimento totalmente humanizado.
O agendamento pode ser realizado para pacientes que já possuem diagnóstico confirmado ou mesmo aqueles que necessitam definir seu diagnóstico. O ambulatório conta com oncologista presente de segunda a sexta-feira, atendendo toda população da região norte do estado de Goiás.