Genial/Quaest: 73% dos goianos querem indicado por Caiado para sucessão em 2026

 


Outro dado apresentado pela Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira, 22, aponta um forte apoio do eleitorado goiano ao projeto de sucessão do atual governo. O levantamento indica que 73% dos goianos acham que o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) merece eleger um sucessor que ele indicar para as eleições de 2026. Apenas 21% discordam dessa ideia.

A pesquisa, que entrevistou 1.104 eleitores em Goiás entre 13 e 17 de agosto , mostra a consolidação do prestígio de Ronaldo Caiado, cuja gestão tem 88% de aprovação no estado. O alto índice de aprovação do governador se traduz em um capital político significativo para influenciar a escolha do próximo líder do Executivo goiano.

A confiança do eleitorado no nome a ser indicado por Caiado se mantém em um patamar elevado. Em fevereiro de 2025, 75% dos goianos acreditavam que o governador merecia eleger um sucessor. O novo resultado, de 73%, mostra uma estabilidade na percepção da população.

A pesquisa Genial/Quaest também traz um comparativo com outros estados, evidenciando que a intenção de voto no nome indicado por um governador tem peso diferente dependendo da região. Em São Paulo, por exemplo, 56% dos eleitores acham que Tarcísio de Freitas merece ser reeleito. A diferença de 17 pontos percentuais (73% em Goiás contra 56% em São Paulo) mostra que o apoio de Caiado tem um potencial de transferência de votos ainda mais robusto no cenário goiano.

A pesquisa é um claro indicativo da força política de Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela (MDB), o nome mais cotado para a sucessão, que se beneficia diretamente da alta aprovação da gestão atual para as eleições de 2026.



O levantamento ouviu 1.104 eleitores de Goiás entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos