Com festas juninas a todo vapor, Equatorial Goiás reforça cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes



Com festas juninas a todo vapor, Equatorial Goiás reforça cuidados com a rede elétrica para evitar acidentes

Distribuidora alerta sobre riscos com enfeites, fogueiras e fogos de artifício nas comemorações típicas do período




As festas juninas estão longe de acabar. Com os arraiás se estendendo por todo o mês de julho, a animação segue firme em cidades e comunidades goianas. Para que as comemorações continuem seguras, a Equatorial Goiás reforça os cuidados que devem ser tomados em relação à rede elétrica, principalmente em eventos com grande público e estrutura montada temporariamente.

Entre os principais alertas, a distribuidora destaca que postes e equipamentos da rede elétrica não devem ser utilizados para pendurar bandeirinhas, faixas ou qualquer tipo de enfeite. Objetos em contato com os fios podem causar curtos-circuitos, interromper o fornecimento de energia e até provocar choques graves.

“As festas juninas são um momento de celebração e cultura, mas é fundamental garantir que toda a montagem seja feita com segurança. Enfeites e instalações improvisadas podem colocar vidas em risco”, explica Suzane Caires, executiva de Segurança do Trabalho da Equatorial Goiás. Ela orienta que nunca se use a rede elétrica como suporte e alerta: “Jamais tente remover objetos que tenham encostado nos fios. Isso é extremamente perigoso”.


Ligações elétricas e estruturas temporárias

Barracas, palcos e arquibancadas devem ser montados com pelo menos três metros de distância da rede elétrica. A instalação elétrica precisa ser feita por profissionais habilitados e, de preferência, com a devida autorização das autoridades locais.

Para evitar acidentes, quem organiza os festejos deve solicitar à Equatorial Goiás uma ligação provisória segura. “Ligações clandestinas, além de ilegais, causam sobrecargas e riscos de choques, incêndios e quedas de energia”, lembra Suzane.

Fogueiras e fogos de artifício

As tradicionais fogueiras também exigem atenção especial. Elas devem ser montadas longe de postes e fiações, pois o calor pode danificar os cabos e provocar rompimentos. Quanto aos fogos de artifício, o ideal é que sejam usados apenas por adultos, com procedência confiável e em locais abertos e afastados da rede elétrica.

Soltar balões é crime e pode causar tragédias

A Equatorial Goiás reforça ainda que soltar balões é crime ambiental e, além de ilegal, a prática representa risco grave à rede elétrica e pode provocar incêndios em áreas urbanas e rurais.

Em caso de acidente

Se houver qualquer situação de risco, a orientação é isolar a área e nunca tocar em fios ou objetos em contato com a rede. A Equatorial Goiás pode ser acionada pelo número 0800 062 0196, além dos Bombeiros (193) e do SAMU (192).

Com informação e prevenção, as festas juninas – que seguem animando o mês de julho – podem continuar sendo motivo de alegria, tradição e segurança para todos.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos