Sob a direção de André Rocha, a Federação das Indústrias do Estado de Goiás prossegue com a execução do programa de expansão da rede de ensino da indústria, contemplando os polos produtivos regionais
Foto: Pedro Santos.
Agregando educação básica, educação profissional e serviços de saúde e segurança no trabalho, as obras de construção da Escola Sesi Senai Senador Canedo devem começar em julho. O anúncio foi feito na segunda-feira (dia 3), durante apresentação do projeto da nova unidade, realizada na prefeitura do município, cada dia mais consolidado como polo econômico estratégico e de grande relevância na Região Metropolitana de Goiânia.
O novo prédio será erguido em um terreno de 25 mil metros quadrados, doado pela prefeitura, e contará com mais de 9 mil metros quadrados de área construída. A previsão é de que a obra seja concluída no final de 2026, para atender cerca de 3 mil alunos, sendo 2 mil do Senai e mil do Sesi.
A unidade integrada será construída entre a Avenida MC-2A e a Rua BV 14, no Residencial Boa Vista 2. A escola oferecerá ensino fundamental e médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), formação profissional, serviços de saúde e segurança no trabalho, além de outras ações do amplo e diversificado portfólio do Sesi e Senai, com o objetivo de ampliar a produtividade e competitividade das indústrias locais.
Nova escola consolida atuação
A instalação da nova infraestrutura de ensino consolida o trabalho realizado pelo Sistema Indústria no município há mais de 15 anos. Inicialmente, o atendimento foi feito por meio de ações móveis e, posteriormente, por atividades desenvolvidas no Núcleo Integrado, implantado em 2009, também em parceria com o poder público municipal, sob gestão da Unidade Integrada Sesi Senai Aparecida de Goiânia.
O prédio contará com 14 salas de aula, uma arena de robótica e laboratórios de eletromecânica e metalmecânica destinados ao ensino médio e profissionalizante. No ensino fundamental, haverá 13 salas de aula e uma arena de robótica. Além disso, a estrutura incluirá espaços como sala multiuso, biblioteca, ginásio esportivo, estacionamento com 100 vagas, pátio coberto e descoberto, além de um mirante com vista para a cidade.
O presidente da Fieg, André Rocha, observou que a construção da escola representa o reconhecimento da instituição à importância de Senador Canedo. “É um município com várias indústrias e, para nós, é fundamental oferecer o que fazemos de melhor no Sesi, que é ensinar com qualidade. Além de formarmos profissionais pelo Senai, vamos formar cidadãos, valorizando a ética, a moral e a disciplina”, afirmou.
O dirigente destacou a importância da doação do terreno pela prefeitura e que a instituição fará jus à iniciativa. “Não vamos apenas construir uma bela escola, mas também trazer profissionais capacitados e qualificados para que os alunos recebam uma educação de qualidade e as indústrias da região contem com mão de obra especializada.”
O prefeito Fernando Pellozo celebrou a ampliação do atendimento do Sesi Senai ao município. “Com este projeto, Senador Canedo avança na educação e dá um grande salto no ensino profissionalizante. Agradeço a todo o Sistema Fieg pelo apoio no desenvolvimento de nosso município”, declarou.
O projeto teve suas primeiras tratativas ainda na gestão do então presidente da Fieg, Sandro Mabel. Durante a apresentação, Pellozo recebeu um telefonema do agora prefeito de Goiânia e colocou a ligação no modo viva voz para que todos os presentes o escutassem. O presidente emérito da Fieg lembrou que André Rocha está animado para a construção da escola e prometeu participar do lançamento das obras, em breve. “Parabéns a todos! Senador Canedo merece”, disse.
Também participaram do encontro o superintendente do Sesi e diretor regional do Senai, Paulo Vargas; o diretor de Saúde e Segurança do Trabalho do Sesi, Bruno Godinho; o diretor de Educação e Tecnologia do Sesi Senai Goiás, Claudemir Bonatto; os presidentes do Sindquímica, Lino Ferreira; do Siaeg, Antônio Santos; do Sindmóveis, Ivan Pereira, e seu vice, Nicolas Paiva; e o empresário do setor moveleiro Rafael Sbardellini, presidente da Asimovel.
A apresentação contou com presença da vice-prefeita de Senador Canedo, Salma Bahia; além de vereadores, lideranças do setor produtivo, do poder público e gestores do Sistema Fieg.