Bio Caldo - Quit Alimentos

Goiânia é destaque nacional como a capital com menor perda de água na distribuição


"O Estado cresce e cresce muito rápido. E nós cooperamos e ajudamos em muitas frentes." A afirmação do CEO da Saneago, Ricardo Soavinski, resume a apresentação com dados operacionais da companhia nos últimos cinco anos. Os detalhes de investimentos e frentes de obras em diversos municípios goianos foram apresentados terça-feira (18/06), na Casa da Indústria, em Goiânia, durante reunião do Conselho Temático de Infraestrutura (Coinfra) da Fieg. O encontro, moderado pelo presidente Célio Eustáquio de Moura, contou com participação de conselheiros, empresários e profissionais que atuam no setor.

De acordo com dados apresentados, a Saneago cobre 91% do território estadual, atendendo 223 dos 246 municípios goianos e uma população de 6 milhões de pessoas. Nos últimos cinco anos, a companhia ampliou o acesso para mais de 403 mil habitantes, com abastecimento de água, e de mais de 1 milhão de pessoas, com esgotamento sanitário.

"Se considerarmos as metas do Marco Legal do Saneamento, já universalizamos os serviços desde dezembro de 2023. Hoje, Goiânia é destaque no Brasil como a capital com menor perda de água entre todos os Estados. Isso é resultado de muito trabalho e assegura segurança hídrica para nosso Estado", avaliou Marco Túlio Faria, diretor de Produção da Saneago.

Atualmente, Goiânia registra 12,84% no Índice de Perdas de Água, sendo reconhecida com premiações como a capital que possui o menor índice apurado em todo o País. O número é destaque quando comparado com outros grandes exemplos mundiais do setor, com 81,28 litros por ligação/dia de perdas volumétricas e de perdas de água na distribuição na casa dos 12%, enquanto a média nacional no quesito é de 40%.

"Sempre dá para fazer mais quando se tem estratégia e planejamento. E persistimos nesse esforço de seguir avançando com um processo de contratação contínua. É preciso eficiência e foco nas pessoas", afirmou Ricardo Soavinski.

Nesse sentido, foi apresentado balanço de investimentos feitos pela companhia nos últimos cinco anos. No total, foram R$ 3,25 bilhões, entre investimentos próprios e parcerias estratégicas. Hoje, a Saneago conta com mais de 33 mil quilômetros de redes de água e mais de 16 mil quilômetros de redes de esgoto.

O panorama geral de obras em andamento e programadas pela empresa mostra investimentos nas redes de municípios do Sudoeste goiano (Rio Verde e Jataí), Centro goiano (Anápolis), Norte goiano (Aruanã e Minaçu), Oeste goiano (Iporá e São Luís de Montes Belos) e Entorno do Distrito Federal (Águas Lindas, Santa Maria, Campos Lindos, Novo Gama, Valparaíso, Cidade Ocidental, Luziânia), além da capital Goiânia e Região Metropolitana (Aparecida de Goiânia e Trindade).

"Ainda tem muita coisa por vir, muitas obras, e nossa programação de investimentos segue até 2033. Um caixa-forte garante não só uma boa governança e relacionamento com fornecedores, mas principalmente avançar com as obras programadas sem depender de financiamentos", concluiu Soavinski.

Para o presidente do Coinfra-Fieg, Célio Eustáquio de Moura, o balanço apresentado pela diretoria da Saneago mostra o quanto Goiás avançou no setor nos últimos anos. "A água, além de um bem social, é insumo indispensável à indústria. Investimentos nesse setor são fundamentais à segurança hídrica e à atração de novos investimentos."


A reunião do Coinfra contou com participação do diretor de Expansão da Saneago, Fernando Cozzetti; do economista da companhia João Marcos Batista; dos presidentes Hidebrair de Freitas (Sinduscon-GO), Luiz Carlos Borges (Sindiareia), Elvis Roberson (Sindicalce), Anastacios Dagios (Comdefesa) e Marduk Duarte (CTA); do diretor-executivo do Sindileite-GO, Alfredo Correia; e do superintendente da Fieg, Lenner Rocha.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos