Semana em que começa o verão será marcada por chuvas em todo o país

Fernando Frazão/Agência Brasil

Mudança de estação acontece na madrugada de sexta-feira (22), às 0h27


A última semana da primavera no Brasil pode ter pancadas de chuva em todas as regiões do país. É o que aponta o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Segundo a previsão, as regiões que devem registrar maiores acumulados de chuva — mais de 80 mm — são Centro-Oeste, Sudeste e parte do Norte.

Por Brasil 61

Depois da onda de calor que passou pelo país nos últimos dias, as chuvas serão causadas pelo aumento da umidade associado ao calor típico desta época do ano, como explica o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia. 

"A umidade, o conteúdo de água na atmosfera aumenta em todo o Brasil. [A temperatura] cai para a casa dos 36ºC/38ºC em algumas áreas, o que não configura onda de calor, mas ainda é quente. Esse calor, com o aumento da umidade, já vai provocar pancadas de chuva generalizadas e pode ter temporais ao longo desta semana", observa.

Ainda segundo o meteorologista, a semana do dia 18 a 24 de dezembro não será marcada por nenhum fenômeno especial e as temperaturas no Brasil como um todo devem ficar em torno dos 30ºC. 

Olívio Bahia fala ainda sobre a onda de calor que terminou no domingo (17) e a mudança no cenário em relação à seca.

"As temperaturas tem que ficar pelo menos cinco graus acima da média durante um determinado período, três dias ou mais, mas não quer dizer que a gente vai ter frio. Estamos caminhando para o verão, esse período é caracterizado justamente pelo calor e pelas pancadas de chuva, que inclusive estão abaixo da média", explica. 

O verão no Hemisfério Sul começa na sexta-feira (22), exatamente às 0h27. 

Regiões

Na região Norte do país, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, o sul do Pará e o leste do Amapá devem ter acumulados de chuva maiores que 70 mm. Nas demais áreas chove pouco, até 20 mm.

Bahia, Sergipe e no sul do Maranhão e do Piauí, no Nordeste, receberão pancadas de chuva ao longo da semana. Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão é de pancadas de chuva localmente fortes, podendo ultrapassar 80 mm.

No Sul, em geral, a previsão é de pouca chuva, com exceção do Paraná, que deve registrar acumulados maiores que 20 mm.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos