Bio Caldo - Quit Alimentos

Programa Sukatech recolhe 500 toneladas de lixo eletrônico

Em 2023, o Sukatech também certificou 1.336 alunos, doou 1.613 computadores recondicionados, beneficiou 83 entidades e instalou nove pontos estratégicos de coleta de lixo eletrônico (Fotos: Secti-GO)
Em 2023, o Sukatech também certificou 1.336 alunos, doou 1.613 computadores recondicionados, beneficiou 83 entidades e instalou nove pontos estratégicos de coleta de lixo eletrônico (Fotos: Secti-GO)

Por Hosana Alves - Agência Cora Coralina

O programa Sukatech, dedicado ao desenvolvimento tecnológico e sustentável em Goiás, recolheu 500 toneladas de lixo eletrônico em 2023. Gerido pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás (Secti), o programa demonstra o comprometimento estatal com a tecnologia, sustentabilidade e inovação.

Um dos pilares do programa é o Centro de Recondicionamento de Computadores (CRC), que realiza reciclagem e recondicionamento de equipamentos. Outro ponto é a oferta de cursos em parceria com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Programando o Futuro, incorporando uma abordagem que une sustentabilidade e desenvolvimento social.

Em 2023, certificou 1.336 alunos em seus cursos de tecnologia, destacando-se como uma referência na formação de talentos no estado. Além disso, suas campanhas ambientais em escolas estaduais impactaram 11.646 alunos, promovendo uma consciência ambiental crucial para o desenvolvimento sustentável.

"São muitas pessoas envolvidas no projeto, desde alunos até parceiros colaborativos, que tornaram possível um ano tão significativo. Juntos, estamos pavimentando o caminho para um Goiás mais tecnológico, sustentável e inovador", afirma o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto.

Destacando o compromisso com a responsabilidade social, o Sukatech doou 1.613 computadores recondicionados, beneficiando 83 entidades e instalando nove pontos estratégicos de coleta em diversas áreas, como as secretarias de Economia, Segurança Pública, Educação, Saúde, Hub Goiás, Palácio Pedro Ludovico Teixeira, além de prefeituras, como cidade de Goiás e Cidade Ocidental.

Entre 2021 e 2023, o programa recebeu R$ 2,9 milhões em recursos, valor que deve ser acrescido de mais R$ 4,7 milhões nos próximos anos. Para o ano que vem, o Sukatech prevê a aquisição de um novo caminhão para ampliar a capacidade de coleta e transporte de resíduos eletrônicos.

O programa também planeja certificar 2.100 alunos, além de aumentar o número de computadores recondicionados para 2 mil e chegar a 750 toneladas recolhidas.

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos