Transporte público gratuito chega a Luziânia


Inovação no Entorno do Distrito Federal


Luziânia, município situado em Goiás, no Entorno do Distrito Federal, deu início, nesta segunda-feira, 27, a uma nova era no transporte público, operando com tarifa zero. Essa iniciativa pioneira garante aos residentes locais o acesso gratuito aos veículos coletivos, uma medida inovadora que coloca a cidade no seleto grupo que oferece esse benefício.

Até então, entre os 242 municípios de Goiás, somente Anicuns, com uma população de 21 mil habitantes, proporcionava transporte público gratuito. O prefeito Diego Sorgatto (União Brasil), o deputado federal Célio Silveira (MDB-GO) e o deputado estadual Wilde Cambão (PSD) estiveram presentes na cerimônia oficial que marcou a implementação dessa significativa medida, juntamente com vereadores e outras autoridades.

Em outubro, o prefeito submeteu à Câmara Municipal de Luziânia um projeto de lei que estabelecia as diretrizes para que o Executivo local subsidiasse integralmente o transporte público na cidade. Sorgatto destacou os esforços realizados para superar uma dívida de mais de R$ 40 milhões, ressaltando que, mesmo diante das dificuldades financeiras, a administração municipal priorizou a saúde financeira do município, possibilitando a execução dessa política pública.

O prefeito revelou que o município já subsidiava o transporte público com R$ 150 mil por mês. Esse modelo foi implementado no final do segundo ano da atual gestão (2021-2024) para evitar o aumento das tarifas de passagens.

Para se cadastrar e usufruir do benefício, é necessário ser maior de 6 anos e apresentar um documento pessoal em um dos pontos de cadastro. Menores de idade devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis para realizar a inscrição.

Os ônibus do programa Tarifa Zero utilizarão um sistema de bilhetagem, sendo obrigatório o uso da carteirinha para acessar o benefício. Haverá um período de carência de 30 dias para a apresentação obrigatória da carteirinha durante o embarque. Portanto, é recomendado antecipar-se, realizar o cadastro e ter a carteirinha do programa Tarifa Zero em mãos.

Locais de Cadastro:

Luziânia
1. Prefeitura Municipal
2. SMT
3. Sec. Promoção Social
4. DIAL – Distrito Agroindustrial de Lza – CMEB Maria Lucinda
5. Jardim São Paulo – UBS
6. Americanos – UBS

Jardim Ingá
1. Gabinete prefeito J.Inga
2. Administração J.Inga
3. Garagem Catedral
4. Mingone 2 – CMEB Natália Aparecida
5. Planalto – UBS
6. Sol Nascente – CMEB Ilka Meireles

Emerson Tormann

Técnico Industrial em Elétrica e Eletrônica com especialização em Tecnologia da Informação e Comunicação. Editor chefe na Atualidade Política Comunicação e Marketing Digital Ltda. Jornalista e Diagramador - DRT 10580/DF. Sites: https://etormann.tk e https://atualidadepolitica.com.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos