DER/GDF : Duplicação da BR-080 : Um sonho à Beira da Realização

 


Um Importante Passo para Segurança e Desenvolvimento em Brazlândia.

Mais 24 quilômetros serão duplicados na BR-080/DF: E estima-se que o investimento seja de aproximadamente R$ 210 milhões.

Através do Governo do Distrito Federal e do Departamento de Estradas de Rodagem – DER,  a tão almejada duplicação da BR-080, que conecta Brazlândia a Taguatinga, está prestes a se tornar realidade.

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) tratou de uma das fases mais importantes que é a liberação da licença ambiental.

A Licença Ambiental Simplificada (LAS) deve ser concedida antes de iniciar-se a implantação de qualquer empreendimento ou atividade e, em uma única fase, atesta a viabilidade ambiental, aprovando a localização e autorizando a implantação e a operação de empreendimento ou atividade, estabelecendo as condições e medidas de controle ambiental. Ressaltou o Diretor-geral Fauzi Nacfur.

O Governo do Distrito Federal não parou e já se adiantou, concluindo através do DER o alargamento da DF-001 na saída da Estrutural, em um trecho de 8,2 km, o que já tem colaborado para um melhor tráfego na região.



A duplicação vai facilitar a ligação da área leste do DF com Goiás e demais estados da região, como Tocantins e Mato Grosso. A obra também vai colaborar para o desenvolvimento da região onde a agricultura tem grande relevância para a capital. Finalizou o presidente do DER Fauzi Nacfur.

A medida beneficiará 80 mil motoristas diariamente. 

A BR-080, conhecida como a “BR do Medo” ou “BR da Morte”, é a única rodovia não duplicada no Distrito Federal. Ela suporta um tráfego intenso e contínuo, com uma grande presença de veículos pesados, incluindo caminhões de carga. O Governador Ibaneis Rocha vem desde o princípio lutando para que essa realidade seja algo apenas do passado.

Em encontro recente com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, Ibaneis Rocha comentou sobre o andamento do projeto e ressaltou o pedido feito ao Presidente Lula.

“Foi o único pedido que eu fiz para o presidente, a inclusão (da duplicação da BR-080) no PAC. E, graças a Deus, fomos atendidos pelo presidente Lula”, comemorou.

A quantidade de veículos pode atingir até 80 mil por dia, dependendo do trecho, com um aumento significativo nos fins de semana, já que Brazlândia se tornou um importante destino de turismo rural no Distrito Federal. Essa situação contribuiu para o alto número de acidentes graves e fatais na região.

Fonte: BLOG OLHAR DIGITAL.


Foto: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília.

Eduardo Magregor

Jornalista, escritor e desenvolvedor de leis, domina a blogosfera sociocultural com o compromisso de destacar notícias e melhorias governamentais. Seu trabalho abrange matérias especiais, entrevistas e artigos de autoridades, enquanto promove a transparência e benefícios sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos