Fique atento à saúde dos seus filhos e valorize a vida deles





 Nunca desista dos seus filhos: toda resistência pode ser quebrada com um pouco de amor, atenção e carinho



Vida corrida, problemas no trabalho, contas a pagar, casa para arrumar e crianças que precisam de cuidado e atenção. Mas até onde a rotina de multitarefas no trabalho e em casa influenciam o estado emocional, os hábitos das crianças e, consequentemente, na sua saúde? Foi pensando nisso que a endócrino-pediatra da Hapvida NotreDame Intermédica, Dra. Marília Barbosa idealizou o método "Pediatria Estrutural", que traz como diferencial um olhar de cuidado e acolhimento com cada família, de forma individualizada.


Com a evolução da ciência e da tecnologia, alguns pais simplesmente não sabem como lidar com os filhos. Muitos se sentem frustrados, mas não buscam ajuda para mudar e melhorar o relacionamento com eles. “Você que é pai ou mãe, já se deparou com algum comportamento desafiador do seu filho? Fez algo para resolver ou, em meio a um turbilhão de outras coisas, deixou passar? É mais rápido, prático e fácil desistir e deixar para lá, não é mesmo? Não! Esse não é o melhor caminho. A dica é: não desista do seu filho”, enfatiza a médica.

De acordo com a percepção da especialista, a resistência das crianças em situações rotineiras do cotidiano, como se alimentarem melhor, praticar atividade física, sair do excesso das telas, dormir cedo e obedecer às orientações dos responsáveis, geram uma exaustão dos pais que optam por, muitas vezes, desistirem de tentar mais uma vez. “Lembre-se que essa oposição do filho pode ter um quê e um porquê”, avalia Marília.


Outro questionamento é: “já parou para refletir se você tem escutado seu filho? Ouvir no sentido literal, de deixar todas as outras coisas de lado e mergulhar dentro do que eles estão contando, perguntando e até mesmo expressando?”.


Já optaram por substituir o descanso na frente do celular por um passeio no parque? A médica destaca que o primeiro passo para valorização da vida e da saúde física e mental dos filhos está presente nas coisas simples do dia a dia, desde que praticadas com amor e carinho.


Muitos pais não entendem o comportamento de seus filhos, mas também não costumam parar para perguntar o que sentem, desejam e como estão de fato. “Tenho percebido que esse momento de conversa e brincadeiras com os pequenos têm sido trocado por um sofá confortável e um celular nas mãos, ficando cada um para um lado. É assim que eu tenho observado que grandes problemas familiares estão sendo instalados”, afirma a especialista.


A falta de atenção e compreensão pode ser a resposta dos porquês, das birras, da oposição e da resistência dos pequenos. “A criança precisa dessa disposição de seus pais; isso possibilita que desenvolvam a autoestima e a autoconfiança e, principalmente, a construção de uma família de valores reais e sólidos”, avalia Marília Barbosa.

 

“É desafiador, mas meu conselho é que você pegue essa dificuldade como um estímulo para a mudança. Pense que a criança está sendo criada por você, e você deve moldá-la com inúmeras conversas, por meio do exemplo e do encorajamento. Sempre vale a pena se dedicar a eles e não desistir nunca dos seus filhos”, conclui a endocrinologista pediatra.

Paulo Melo

Sinceramente, não sei lá bem quem sou! Um fogo-fátuo, uma miragem... Sou um reflexo...um canto de paisagem. Ou apenas cenário! Um vaivém. Com sorte: hoje aqui, depois além! Sou a roupagem de um doido que partiu numa romagem e nunca mais voltou! Às vezes acho que sou um verme que um dia quis ser astro... Uma estátua truncada de alabastro... Uma chaga sangrenta do Senhor... Sei lá quem sou! Só sei que estou cumprindo os fados num mundo de maldades e pecados. Sou mais um mau, sou apenas mais um pecador... Mas não sei que sempre precisei de um pouco de atenção. Acho que não sei quem sou, só sei do que não gosto!!! Vivo a minha maneira! Ao invés de procurar respostas, ocupo meu tempo fazendo o que tenho vontade e vivendo a vida com o há de melhor.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos