Enel distribuição Goiás participa do dia D de aceiros e podas 2022

Ação é realizada pela Seapa em parceria com a companhia, autoridades estaduais, lideranças locais e produtores rurais. Distribuidora realizará demonstrações de podas e limpezas de faixas nos cinco eventos



A Enel Distribuição Goiás participa, nesta quarta-feira (1°), do Dia D de Aceiros e Podas 2022, realizado pelo Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural de Goiás. O evento ocorrerá, simultaneamente, a partir das 9 horas, em cinco municípios: Alto Paraíso, Cristalina, Goianésia, Morrinhos e Rio Verde. A ação é realizada pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), e reunirá especialistas e responsáveis regionais da Enel, lideranças locais e produtores rurais para falar da importância de prevenir incêndios, demonstrar técnicas de aceiros e podas e mapear possíveis estruturas auxiliares de combate ao fogo em cada região.

O diretor de Infraestrutura e Redes da Enel Goiás, José Luis Salas, ressalta a importância da realização dos aceiros próximos a estradas, porteiras e das redes da companhia. “Os aceiros complementam as limpezas de faixas, que são de nossa responsabilidade. O calor do fogo, mesmo as chamas que não incidam diretamente sob a rede elétrica, pode danificar cabos e estruturas, trazendo problemas imediatos e até futuros. Em anos anteriores, por exemplo, incêndios interromperam o fornecimento de energia em cidades inteiras, como Chapadão do Céu. Se na região do foco tivesse um aceiro, os impactos teriam sido bem menores. Daí a importância desta iniciativa da Seapa, de reunir todas as partes interessadas para um trabalho conjunto que só trará resultados positivos para todos”, comenta.

José Luis Salas acrescenta que os aceiros também contribuem para otimizar o trabalho das equipes de atendimento emergencial que, em caso de falhas, conseguem acessar pontos da rede elétrica com mais facilidade e rapidez. Adicionalmente, o serviço ainda ajuda na segurança destes profissionais principalmente contra animais peçonhentos, que podem se esconder na vegetação.

Complementando a participação da Enel, a companhia realizará demonstrações de podas ou limpezas de faixas nos cinco eventos, com acompanhamento dos responsáveis regionais, equipes próprias com drones e equipes parceiras para a realização das atividades. O objetivo é mostrar a correta realização destas atividades, que também contribuem para evitar queimadas e garantir a qualidade do fornecimento de energia na zona rural goiana.

O secretário estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, destaca que o Dia D é importante por levar informações e disseminar boas práticas de prevenção e combate ao fogo no período seco do Cerrado. “Proteger o meio ambiente é também proteger o agro, e a criação do Comitê foi importantíssima para unir esforços neste sentido. Estamos trabalhando juntos para colher melhores resultados para todos. Vamos fazer uma grande ação, em parceria com sindicatos Rurais e produtores”, afirma.

O Comitê Técnico de Prevenção e Combate a Focos de Incêndio na Zona Rural do Estado de Goiás foi criado em julho de 2021. As entidades que integram o grupo são:
  1. Associação dos Produtores de Soja e Milho de Goiás (Aprosoja-GO)
  2. Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-GO)
  3. Corpo de Bombeiros Militar de Goiás
  4. Enel Distribuição Goiás
  5. Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg)
  6. Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg)
  7. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (Icmbio)
  8. Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO)
  9. Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO)
  10. Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO)
  11. Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad)
  12. Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - GO
  13. Sindicato da Indústria de Fabricação de Açúcar do Estado de Goiás (Sifaçúcar)
  14. Sindicato da Indústria de Fabricação de Etanol do Estado de Goiás (Sifaeg)
  15. Superintendência da Polícia Rodoviária Federal em Goiás (PRF)

Serviço: Dia D de Aceiros e Podas 2022

Data: quarta-feira (1°).

Horário: 9 horas.

Locais:

Alto Paraíso – Sindicato Rural (Avenida Ari Ribeiro Valadão Filho, Setor Planalto)

Cristalina – APP do Ribeirão Embira - Lateral do Quartel (Loteamento Vale do Sol)

Goianésia – Parque de Exposições Agropecuárias (Rua José Carrilho, Bairro Muniz Falcão)

Morrinhos – Sindicato Rural (Rua Adelino Ribeiro da Silva, Qd S Lt 1, Morro da Saudade)

Rio Verde – Tatersal de Leilões do Sindicato Rural de Rio Verde (saída para Montividiu)



Sobre a Enel Distribuição Goiás
A Enel Distribuição Goiás, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 237 municípios do Estado de Goiás, abrangendo 98,7% do território estadual, com cobertura de uma área de 336.871 km². A Região Metropolitana de Goiânia representa a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos