Doação de sangue: um gesto de amor

 





                       Doação de sangue: um gesto de amor

 

Campanha Junho Vermelho tem o objetivo de conscientização sobre o ato de doar sangue: saiba como contribuir com a corrente do bem

 

O mês de junho é dedicado à mobilização da sociedade para a doação de sangue. Criada com o intuito de conscientizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue, a campanha anual Junho Vermelho é uma ação realizada durante todo o mês que objetiva incentivar o cidadão a ser doador.

Doações de Sangue são fundamentais para manter os estoques adequados nos bancos de sangue e garantir que os pacientes possam receber transfusões de hemocomponentes sempre que necessário. Uma bolsa de sangue pode beneficiar até quatro pessoas em situações diversas, como em cirurgias, tratamentos de doenças crônicas, como a doença falciforme, talassemia, tratamento de câncer, procedimentos cirúrgicos, acidentes automobilísticos, entre outras situações em que seja necessária a transfusão. Todos podem ajudar a salvar vidas.

Um suprimento adequado de sangue só pode ser garantido através de doações regulares e voluntárias. Por isso, a importância de ter um dia especial para agradecer aos doadores e incentivar mais pessoas em todo o mundo a se tornarem salvadoras, oferecendo-se voluntariamente para doar sangue de modo regular.

De acordo com o hematologista do Hospital Brasília, Dr. Diogo Kloppel muitas pessoas têm doenças que comprometem a produção do sangue e/ou apresentam sangramentos e, por isso, necessitam de transfusões de sangue. A doação periódica é de suma importância para manter os estoques suficientes nos bancos de sangue a fim de atender essa demanda.

Em meio aos diversos impactos provocados pela pandemia, como afastamento de pacientes de consultas e exames de diagnóstico precoce, o hematologista alerta que é preciso que as pessoas voltem a doar sangue. “A transfusão de sangue salva vidas, é preciso conscientizar a população de que a doação é um ato de amor ao próximo. Durante o inverno é comum que os bancos de sangue tenham dificuldades em manter estoques adequados devido às doenças sazonais que ocorrem nessa época, como as síndromes gripais, que são as mais comuns. E com mais de dois anos de pandemia do coronavírus esse risco de desabastecimento tem sido ainda maior e por isso é tão importante conscientizar e incentivar as pessoas a doarem sangue nesse momento”, destaca o médico.

De acordo com o hematologista, a doação de sangue é um procedimento seguro e que dura cerca de 40 minutos. “Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue, e em cada doação é retirado cerca de 400 ml de sangue do doador. Não é preciso fazer a reposição, pois nosso próprio organismo repõe esse volume em 24 horas e o procedimento é realizado oferecendo toda a segurança necessária ao doador”, diz.

O Dr. Diogo explica a seguir o que é preciso, como doar sangue nesse momento e quem está apto para doar.

- Ter entre 16 e 69 anos. Mas atenção! Menores de 18 anos precisam ter autorização dos pais ou responsáveis, e idosos devem ter realizado pelo menos uma doação de sangue antes dos 60 anos;

- Pesar mais de 50 quilos;

- Dormir pelo menos seis horas na noite anterior;

- Evitar ingerir bebida alcoólica 12 horas antes;

- Não fumar nas 2 horas anteriores à coleta e esperar;

- Não apresentar nenhum sintoma gripal.

Ainda vale lembrar que, após a doação, homens precisam aguardar 2 meses para doar novamente e mulheres devem esperar 3 meses.

“A doação periódica é de suma importância para manter os estoques nos bancos de sangue a fim de atender à demanda”, alerta o hematologista.


                                                                                     Hematologista do Hospital Brasília/Dasa, Dr. Diogo Kloppel


Como doar sangue em tempos da Covid-19?

Segundo recomendação do Ministério da Saúde e da Anvisa  (Agência Nacional de Saúde Suplementar – Nota Técnica 5/2020-CGSH/DAET/SAES/MS), as seguintes orientações devem ser seguidas:

Os candidatos que viajaram ou que sejam procedentes de países com transmissão local da doença serão considerados inaptos para a doação, por um período de 14 dias após a chegada da viagem;

Candidatos que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoa com diagnóstico clínico ou laboratorial do novo coronavírus, o período de inaptidão será de 14 dias após o último contato;

Candidatos à doação de sangue que estejam em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica, devido a sintomas de possível infecção pelo Sars-CoV-2, serão considerados inaptos pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias), caso não apresentem sintomas;

Paciente curado de Covid-19 pode doar sangue?

Pessoas que tiveram diagnóstico clínico ou laboratorial de infecção pelo novo coronavírus serão consideradas inaptas por um período de 30 dias após a completa recuperação da doença – isto é, quando estiverem sem nenhum sintoma ou sequelas que possam contraindicar a doação.

Se você se enquadra nos pré-requisitos, não deixe de doar. O Hemocentro São Lucas, parceiro do Hospital Brasília, é um dos locais onde é possível fazer sua doação.  Para outras informações ou agendar seu atendimento, ligue: (61) 3248-7272.

 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos