Caiado anuncia restauração dos sinos da Igreja Matriz de Pirenópolis

Neste sábado (4), o governador Ronaldo Caiado participou de missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, de Pirenópolis, a 130 quilômetros de Goiânia. A celebração, seguida de bênção do Santíssimo Sacramento, faz parte da edição 2022 da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo. O evento, considerado o mais tradicional do calendário pirenopolino, recebeu apoio financeiro do Governo de Goiás.

Caiado assiste à missa da Festa em Louvor ao Divino Espírito Santo e confirma restauração dos sinos da Igreja Matriz, destruídos em incêndio em 2002 - Foto: Júnior Guimarães.

“Faz parte da história de Goiás. É uma cidade reconhecida internacionalmente e, como governador do Estado, depois desses dois anos de pandemia, é um prazer enorme estar aqui”, declarou o governador Ronaldo Caiado. Ele também acompanhou o levantamento do mastro com 24 metros de altura e a queima de fogos.

Caiado também acompanhou o levantamento do mastro com 24 metros de altura - Foto: Júnior Guimarães.

Atendendo à solicitação do pároco, padre Augusto Gonçalves Pereira, Caiado fez o compromisso de restaurar os sinos da Matriz, destruídos durante incêndio em 2002. “Fazemos questão e assumimos o compromisso de restabelecer a beleza, instalar os sinos e trazer essa lembrança querida para toda a população”, frisou.

A missa foi presidida pelo bispo emérito da Diocese de Uruaçu, Dom José Silva Chaves, que explicou a importância da imagem do Espírito Santo para a fé católica. “O Espírito Santo é vida espiritual, é a alma da Igreja”, definiu. O bispo conclamou os presentes a cultivarem a fé. “A maior crise de hoje é a falta de Deus. O homem não conserta o mundo sem Deus”, concluiu.

Missa na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário - Foto: Júnior Guimarães.

Festa
Segundo os organizadores, a população está envolvida na preparação do evento há pelo menos 50 dias. Voluntários confeccionaram flores, enfeites, trajes utilizados nas Cavalhadas e também os famosos doces artesanais chamados de verônicas. Este ano, cerca de 15 mil quitutes serão distribuídos aos participantes neste domingo (5).

Imperador da Festa do Divino Espírito Santo, Heráclito Camargo falou em nome dos devotos. “Essa Festa nossa comunidade a realiza há 204 anos e a fazemos sempre com muita alegria e devoção ao Espírito Santo, pois nos sentimos parte desse contexto, nos reconhecemos dentro desse universo abençoado pelo Espírito Santo”, ressaltou.

O ponto alto do evento será a realização das Cavalhadas, que ganham um novo local: o Módulo Esportivo. A apresentação das batalhas começa neste domingo (5) e termina na terça-feira (7), com início sempre às 13 horas. Já nas ruas, o destaque fica por conta da movimentação de mascarados.

“É uma retomada cultural, uma alegria ver essa tradição”, destacou o titular da Secretaria de Estado da Retomada, César Moura. Para dar suporte à Cavalhada de Pirenópolis e de outros 11 municípios, o Governo de Goiás destinou R$ 1,8 milhões do Tesouro Estadual para estruturar o calendário de 2022, em circuito que prossegue até outubro. O apoio é via Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

Edilayne Martins

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida." (Bob Marley)

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos