Ações para combater a insegurança alimentar

 

    Créditos: Paulo Aráujo/LBV

Vimos no ano passado que o relatório da ONU, O Estado da Insegurança Alimentar e Nutrição no Mundo (SOFI) 2021, já destacava os impactos da pandemia no aumento da fome no mundo. O documento mostrava de 2,3 bilhões de pessoas (ou 30% da população global) não tiveram acesso à alimentação adequada durante todo o ano de 2020 e já alertava que seria necessário um grande esforço para o mundo honrar sua promessa de acabar com a fome até 2030.

 

É um grande desafio, acabar com a fome, mas, por outro lado, enquanto muitas pessoas não têm o alimento básico, outras não têm acesso a uma alimentação saudável com os nutrientes necessários para manter a saúde e garantir o bem-estar físico e mental, conforme pesquisa também do ano passado realizada pelo Ministério da Saúde, “Vigitel 2021”, que constatou que mais da metade dos brasileiros estava com sobrepeso e que o índice de obesidade estava em 22,35% no Brasil.

 

A Legião da Boa Vontade (LBV) que atua em dezenas de cidades brasileiras, prestando atendimento de qualidade a crianças, jovens e idosos em suas 82 unidades socioeducacionais – escolas de educação básica, escola de capacitação profissional, abrigos para idosos e Centros Comunitários de Assistência Social – também pensa na saúde de seus atendidos oferecendo uma alimentação balanceada e rica em nutrientes. Em suas unidades socioeducacionais pelo Brasil, são servidas mais de 18 mil refeições diárias.

 

E, na Escola de Educação Infantil Alziro Zarur da LBV em Brasília/DF, as crianças de 2 a 5 anos recebem quatro refeições diárias: café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. A alimentação é balanceada e acompanhada por uma nutricionista. As refeições são completas e contribuem para o desenvolvimento saudável das crianças, suprindo suas necessidades nutricionais e considerando o gasto energético despendido durante as atividades lúdicas, recreativas e esportivas desenvolvidas na unidade.

 

    Créditos: Leila Tonin/LBV

O projeto Horta é uma dessas ações desenvolvidas pela área nutricional da escola visando mostrar aos pequenos atendidos as origens dos alimentos e também mostrar a importância de uma alimentação saudável desde a primeira infância. O objetivo do projeto Horta é fazê-los colocar a mão na massa, ou melhor, na terra. O projeto tem início com uma atividade lúdica: a contação de história, e depois vem a semeadura e o plantio, pois assim as crianças são incentivadas a cuidar da horta preservando e acompanhando seu desenvolvimento até a colheita. Elas ainda acompanham o preparo de alguns alimentos junto à equipe de nutrição e são incentivadas a confeccionar desenhos que contam suas impressões sobre cada etapa do projeto e, por fim, ocorre a degustação em forma de uma deliciosa sopa ou de uma colorida salada.

 

“Nós temos também uma etapa importante do nosso projeto horta onde a criança, por meio de um teatro, conhece o universo da alimentação, das verduras, e o porquê de uma alimentação saudável, a importância de construir isso desde pequenos. Não é só entender a importância do alimentar de forma saudável, eles também colocam a mão na massa, conhecem, pegam nas verduras. Esse momento de ter contato direto com esses alimentos auxilia muito no processo de educação alimentar das crianças. Em seguida eles vão para a horta e fazem ali o plantio dessas mudinhas, semeiam também essas sementinhas, regam e ao longo do tempo vão cuidar com muito carinho e em breve nós teremos o resultado dessas verduras indo para nossa cozinha e as crianças experimentando tudo isso que plantaram. Cada vivência dessa é feita com muita diversão. É um momento muito prazeroso para as crianças”, palavras da coordenadora pedagógica da Escola da LBV, Náira Naves.

 

Nesse mês de junho as ações da Escola da LBV são direcionadas conforme a proposta do Dia da Conscientização Contra a Obesidade Mórbida Infantil, celebrado anualmente em 3 de junho, e do Dia Mundial da Segurança dos Alimentos 2022, instituído pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e celebrado no dia 7 de junho, este ano, na sua quarta edição, com o tema “Alimentação Segura, Melhor Saúde”.

 

Para saber mais sobre a nossa atuação humanitária, acesse nosso site www.lbv.org.br e siga @LBVBrasil nas redes sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos