Campanha Abril Laranja alerta sobre maus-tratos aos animais

 


O objetivo é prevenir ações de crueldade contra os pets

Este mês é voltado para a campanha “Abril Laranja”, destinada à sensibilização e combate aos crimes de maus-tratos e crueldade com os animais. O objetivo é atuar junto à população com campanhas informativas e de conscientização sobre essas ocorrências e prevenir que situações, como abandonos e agressões, não ocorram.

O médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Thiago Bastos, detalha sobre as práticas de maus-tratos aos animais. “A agressão, mutilação, envenenamento, manutenção em local incompatível com seu porte, falta de iluminação, ventilação e boa higiene, assim como deixar o animal exposto ao sol por longo período de tempo ou em lugar sem abrigo de sol, fornecimento de alimentação não compatível com as necessidades nutricionais configuram situações de maus-tratos”, pontua.

A pandemia do novo coronavírus trouxe impacto, também, na vida dos animais. O abandono e maus-tratos de cães e gatos cresceram neste período. Segundo ONGs de proteção animal, o aumento de denúncias foi de mais de 20%, no ano de 2020.

O médico veterinário lembra que durante a pandemia existiu um tabu que os animais, ainda, poderiam transmitir a COVID-19 para os humanos. “No entanto, a ciência mostra que o animal não tem a capacidade de transmitir o vírus para o ser humano, pelo contrário, o ser humano que tem esse potencial de transmissão. Nesta percepção equivocada, muitos pets foram abandonados pelos seus tutores”, analisa.

 

É crime maus-tratos aos animais

 

A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres e domésticos. A lei prevê, inclusive, prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda, àqueles que cometerem tal prática. Até então, a pena era apenas a detenção de três meses a um ano, além de multa.

 

Abril Laranja

 

O Abril Laranja foi instituído pela ASPCA, sigla em inglês que significa Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, em 2006, para alertar as pessoas sobre os maus-tratos. Após o lançamento, diversas outras cidades no mundo aderiram à campanha e utilizam o mês para ações de conscientização.

 

 

Sobre a Anhanguera 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância.

Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações.

 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.

 

 


Postar um comentário

0 Comentários