Prefeitura de Goiânia apresenta concerto da Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme, no Teatro Goiânia, nesta terça-feira (29/03)

Apresentação integra cronograma da retomada cultural, e tem início às 20h, com entrada gratuita. Noite conta com repertório de obras compostas pelos alemães Max Bruch e Franz Schubert, regência do maestro Isaac Gonçalves, e participação especial do violoncelista Emerson Nazário


Foto: Marcelo Santos.

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), apresenta nesta terça-feira (29/03), às 20h, mais um concerto no Teatro Goiânia que integra o calendário da retomada cultural. Desta vez, sobem ao palco os integrantes da Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme, sob a regência do maestro Isaac Gonçalves, e participação especial do violoncelista Emerson Nazário.

Na primeira parte do programa, a Orquestra executará obra do compositor alemão Max Bruch (1838-1920) para violoncelo e orquestra: Kol Nidrei, uma declaração judaica recitada nas sinagogas no início do serviço noturno de Yom Kipur (principal feriado judaico). Na segunda parte, executará a Sinfonia nº 08 (mais conhecida como “Sinfonia Inacabada” por ter apenas dois movimentos), do compositor alemão Franz Schubert (1797-1828), uma das obras mais significativas do repertório orquestral do período romântico.

O concerto será realizado em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, e terá acesso limitado a 600 pessoas, condicionadas aos protocolos sanitários vigentes, bem como às orientações do Teatro Goiânia quanto ao distanciamento social e uso obrigatório de máscara. O teatro abrirá às 19h15 e a admissão será por ordem de chegada. Não é necessário retirar os ingressos antecipadamente.

A apresentação também será transmitida ao vivo pelo canal da OSGO no Youtube:
www.youtube.com/orquestrasinfonicadegoiania

Emerson Nazario
Natural de São Paulo, Emerson Nazário é primeiro violoncelista da Orquestra Filarmônica de Goiás. Atuando também como docente, é professor substituto de violoncelo na Emac/UFG (Escola de música e artes cênicas Universidade Federal de Goiás), professor de violoncelo na Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França (EFGBF) e monitor de cordas na Orquestra Jovem Municipal de Goiânia Maestro Joaquim Jayme- OJJ.

Mestre em violoncelo pela Universidade de Tel Aviv, Buchmann-Mehta School of Music, estudou na classe do professor Hillel Zori. Realizou concertos com renomados regentes como Zubin Mehta, Kurt Masur, Herbert Blomstedt e Yoav Talmi. Apresentou-se em importantes salas de concerto como Gasteig, Alte Oper e Beethovenhalle na Alemanha, Tonhalle Zurich na Suiça, Musiekgebouw na Holanda, e Charles Bronfman Auditorium em Israel. Foi primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Buchmann-Mehta e também integrou, como músico convidado, o naipe de violoncelos da Orquestra Filarmônica de Israel.

Participou também do Festival Villa Lobos em Caracas, Venezuela, como convidado da Orquestra Simon Bolivar. Como músico de câmara, apresenta-se regularmente em concertos na cidade de Goiânia. Atuou como membro do Quarteto Brasileiro de Tel Aviv, onde ganhou prêmios de música de câmara e gravou para a Rádio Kolhamusica, de Jerusalém, também realizando concertos no Brasil, Alemanha e Israel. Foi professor convidado do 40º e 41º "Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça", da Emac/UFG, ministrando aulas e realizando concertos junto aos professores do festival, e também foi professor da primeira edição do Festival Internacional de música em casa (Fimuca) e, em 2022, ministrou aulas no Civebra como professor convidado de violoncelista.

Issac Gonçalves
Natural de Guarulhos, São Paulo, é graduado em Música com Habilitação no Instrumento (violino) pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Em São Paulo, estudou violino na EMESP com Svetlana Tereshkova e Yuri Rakevich, ambos músicos da Osesp. Fez parte de diversas orquestras como a Orquestra Tom Jobim; Orquestra Jovem do Estado de São Paulo; Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos. Foi músico da Orquestra Sinfônica de Goiânia e Orquestra Filarmônica de Goiás. Dentre as orientações de regência, destaca-se o Prof. Dr. Carlos Costa (UFG), Claude Brendel, Cláudio Cruz, Mônica Giardini, Catherine Larsen-Maguirre, Alpaslan Ertüngealp e Neil Thomson. Realizou concertos com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, Camerata de Los Andes em Santiago, Chile; Solistas do Teatro Lírico Nacional de Cuba em Havana e Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (Osuel). Participou de cursos no Brasil e no exterior. Recentemente, ganhou o prêmio de Regente Destaque da Academia Claude Brendel, na Aliança Francesa de Brasília.

Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme
A Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme (OJJ) é um dos grupos artísticos da Rede de Núcleos Musicais e foi criada em 2017, a partir da reorganização do antigo projeto Musicalidade. Esse grupo é composto por 43 jovens e adolescentes, que recebem uma bolsa de incentivo da Prefeitura de Goiânia. Prioriza atuação em espaços alternativos como praças, escolas e igrejas, buscando colaborar com a democratização do acesso à música de concerto em nossa cidade.

Foto: Secult

Legenda
Prefeitura de Goiânia apresenta concerto da Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme, no Teatro Goiânia, nesta terça-feira (29/03), às 20h, com entrada gratuita e limitada a 600 pessoas: noite conta com repertório de obras compostas pelos alemães Max Bruch e Franz Schubert, regência do maestro Isaac Gonçalves, e participação especial do violoncelista Emerson Nazário_

Serviço
Assunto: Prefeitura apresenta concerto da Orquestra Jovem Municipal Joaquim Jayme
Data: Terça-feira (29/03)
Horário: 20h
Local: Teatro Goiânia – Rua 3 - Centro
Assessoria de Comunicação: Lívia Máximo (62) 99236-3820

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos