Pesquisas indicam as profissões mais promissoras de 2022

A falta de qualificação ainda é o principal obstáculo para os recrutadores dessas áreas

Goiás - Na contramão da crise financeira e do alto índice de desemprego, algumas profissões estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Empresas e recrutadores, porém, lidam com um problema específico para o preenchimento das vagas nesses setores: a falta de mão de obra qualificada. Atualmente no Brasil 69% dos empregadores se queixam da falta de profissionais qualificados, segundo o Guia Salarial da empresa de recrutamento Robert Half.

Somente no setor de TI, 530 mil vagas de trabalho criadas no Brasil até 2025 não serão preenchidas, de acordo com levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).

Para suprir esse gap, levando a muitos a transformação que é acessível a poucos por meio da educação, a Kroton, detentora da Anhanguera, criou a Academia Tech, um pool de 19 cursos em tecnologia da informação para o ensino superior, com duração máxima de cinco semestres.

A Academia Tech surgiu com o propósito de oferecer cursos condizentes com a necessidade do mercado e alta qualidade de ensino. Para a sua criação, a Kroton entrevistou mais de 10 empresas do segmento de tecnologia para entender as lacunas entre o recém-formado x profissional mais preparado para o mercado. Esse benchmarking permitiu a criação de uma grade curricular alinhada às necessidades dos empregadores, garantindo que o aluno aprenda, desde o primeiro semestre, os desafios reais do mercado de trabalho. 

Disponíveis principalmente na modalidade EAD, os cursos possuem grade curricular atualizada, que possibilita ao aluno ingressar no mercado de trabalho logo no primeiro ano de formação. Além disso, a Academia Tech tem cursos livres, preparatórios e complementares com certificação, realizados em parceria com grandes empresas de TI, que somados ao currículo do aluno, o ajudam no tão sonhado emprego na área.

“Acabamos de fechar uma parceria com o LinkedIn para a oferta de conteúdos como dicas para aproveitar ao máximo a rede de contatos profissionais, orientações para a criação de uma rede efetiva e temas relacionados à liderança e trabalho em equipe. No total, são 86 cursos disponíveis para auxiliar os alunos da Academia Tech a aprimorarem suas chances de empregabilidade”, afirma Rafael Ribeiro de Freitas, Gerente de Inovação e Novos Negócios da Kroton, detentora da Anhanguera.

 Os cursos oferecidos na Academia Tech foram listados como profissões de alta demanda para os próximos anos, segundo rankings e pesquisas de instituições reconhecidas como LinkedIn, Google e Robert Half, possibilitando formação em áreas que demandam capacitação específica como Computação em Nuvem, Devops e Blockchain, entre outras.  

Segundo Rafael, o grande volume de vagas previstas para o setor até 2025 configura uma oportunidade para profissionais em busca de recolocação ou de melhores empregos. “Esses profissionais terão tempo para realizar uma graduação de qualidade, desenvolvendo as soft skills e se preparando para ocupar posições que almejam no mercado de trabalho”, explica.

Confira a lista de cursos oferecidos pela Academia Tech:

 

1.    Engenharia de Software

2.    Processamento de Dados

3.    Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital

4.    Tecnologia em Jogos Digitais

5.    Gestão da Tecnologia da Informação

6.    Gestão de Sistemas de Informação

7.    Sistemas para internet

8.    Redes de Computadores

9.    Computação em Nuvem

10.  Inteligência de Mercado e Análise de Dados

11.  Arquitetura de Dados

12.  Ciência de Dados

13.  Cibersegurança

14.  Análise e Desenvolvimento de Sistemas

15.  Marketing Digital

16.  DEVOPS  

17.  Desenvolvimento Web

18.  Desenvolvimento Back End

19.  Desenvolvimento Mobile

 

 

Sobre a Anhanguera 

 

Fundada em 1994, a Anhanguera já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Presente em todos os estados brasileiros, a Anhanguera presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  Em 2014, a instituição passou a integrar a Kroton. Acesse o site e o blog para mais informações

 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Acesse o site para mais informações.  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos