Por que a gestão financeira é fundamental para um negócio?

Conheça os princípios para se ter um empreendimento rentável


Para que uma empresa seja rentável, independentemente do seu tamanho, é preciso cuidar muito bem de suas finanças. Geralmente os pequenos e microempreendedores prestam mais atenção nas vendas e lucros, deixando de lado contas simples que podem causar o fechamento das portas.

Renan Kaminski, sócio-fundador da 4blue, consultoria especializada na gestão empresarial de pequenas, médias e microempresas, indica abaixo formas responsáveis de administração financeira para que o empreendedor comece a ter outro olhar para o ‘centro nervoso’ de um negócio:

1 – Planejar o dinheiro da empresa a curto, médio e longo prazo. Desta forma o empreendedor consegue definir objetivos, aproveitar oportunidades e ajustar a direção do seu negócio, como por exemplo guardar dinheiro para investimentos, caixa para superar crises, prospecção de crescimento e etc;

2 - Controle de Fluxo de Caixa. Esta ação faz com que o empreendedor conheça a sua Margem de Contribuição, o seu Lucro Operacional e Ponto de Equilíbrio da sua empresa para poder fazer ajustes quando necessário;

3 - Mensuração dos resultados de forma prática, simples e rápida. Item muito importante, pois ele ajuda a avaliar os dados da empresa quando for preciso e sem demora, agilizando na hora que tiver que puxar tais indicadores.

Kaminski ainda informa que utilizar ferramentas tecnológicas é de extrema importância para o controle financeiro. “Os pequenos e micros precisam deixar de lado as anotações no caderninho, pois esta técnica, que já está mais do que ultrapassada, é comprovadamente ineficiente. A tecnologia é uma forte aliada na gestão financeira”.



Sobre a 4blue:
Empresa que desde 2009 presta consultoria, treinamento financeiro e de gestão empresarial para pequenas, médias e microempresas de todo o Brasil, além de outros serviços estratégicos e empresariais. Atualmente a 4blue é referência em gestão empresarial para empreendedores.
https://www.4blue.com.br/

Postar um comentário

0 Comentários