Hospital Estadual de Formosa amplia serviço de tomografia computadorizada em 2022

 


O Hospital Estadual de Formosa (HEF) realizou, por meio de convênio firmado com laboratório do próprio município, 2.295 tomografias computadorizadas em 2021. Só nas três primeiras semanas de janeiro, a unidade efetuou 313 exames – número que já ultrapassa o total de dezembro, com 252 diagnósticos, em cerca de 25%.

Em virtude da demanda, para 2022 o hospital fechou parceria com mais uma clínica de Formosa e agora os pacientes contam com maior número de exames disponíveis para o atendimento. O principal objetivo do novo convênio é oferecer aos moradores da região qualidade em diagnóstico por imagens, além de precisão e rapidez nos resultados dos exames. A tomografia computadorizada é um procedimento indispensável para a resolução de muitos quadros clínicos. É por meio desse exame que a equipe médica descobre, por exemplo, tumores, lesões ou fraturas.

 “No HEF, a realização da tomografia inclui o transporte dos pacientes. Também oferecemos o acompanhamento das nossas equipes assistenciais para garantir total segurança e apoio durante todo o traslado”, afirmou Vânia Fernandes, diretora do HEF.

Tomografia Detalhada

Durante a pandemia da Covid-19 o exame ganhou ainda mais evidência e os moradores que precisaram do serviço foram acolhidos pelo HEF. A tomografia computadorizada é capaz de analisar minuciosamente diferentes partes do corpo com riqueza de detalhes. Entre os órgãos avaliados estão os pulmões, uma das estruturas mais afetadas pela doença.

Contudo, o diagnóstico preciso do exame de tomografia pode revelar doenças em estágios iniciais e, com isso, aumentar as chances de cura do paciente. Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC), aneurismas, edemas cerebrais, derrame pleural, hemorragias e pequenos nódulos são detectados com a realização de teste.

Trata-se de equipamento altamente eficiente e seguro e os procedimentos tem duração média de 10 minutos. Em casos de urgência e emergência, os resultados ficam prontos em até duas horas.

“O objetivo do HEF em ampliar a oferta de um exame indispensável como a tomografia computadoriza é contemplar ainda mais pessoas de Formosa e região, que até então não contava com esse tipo de serviço na rede pública”, finalizou Felipe Uchôa, diretor técnico da unidade.  

Sobre o HEF

O Hospital Estadual de Formosa foi estadualizado em abril de 2020. O processo teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED assumiu a gestão, em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população instalando 20 leitos de UTI para pacientes com Covid-19.

As obras estão em andamento e durante o processo de regionalização a população continuará contando com os serviços de Pronto Socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a urgência da pandemia o Hospital com melhorias na infraestrutura ficará para a região, ampliando as opções de atendimento para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

____________________________________

Assessoria de Comunicação Hospital Regional de Formosa/ Ecco Comunicação

Aline Marinho – aline@ecco.inf.br  

Dario – dario@ecco.inf.br

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos