Cuidados com as instalações hidráulicas evitam transtornos na volta das férias

Fim de ano chegando e quem está se preparando para viajar nas férias precisa tomar alguns cuidados extras com a segurança em sua residência para evitar surpresas desagradáveis no retorno para casa. Nesse período, também é importante checar as instalações hidráulicas do imóvel para evitar qualquer tipo de vazamento de água na sua ausência

Fotos: Kátia Barreto.

Apesar de não haver consumo de água no imóvel, um vazamento inesperado pode causar transtornos como alagamentos, infiltrações nas paredes, sem falar do aumento da fatura de água.

Muito comum no retorno das férias, a revisão do consumo de água é uma solicitação que costuma aumentar nos meses de agosto e janeiro, segundo a Central de Relacionamento com o Cliente da Saneago. Durante o ano de 2018, quando ocorreu o último recesso antes da pandemia, a média foi de 1.150 chamados para esse serviço. Mas em janeiro de 2019, mês que sucedeu o recesso, houve um aumento para 2.016 solicitações, o equivalente a 57% a mais.

Para evitar esses tipos de transtornos, a Saneago listou algumas dicas para auxiliar os clientes na hora de planejarem o recesso nesse final de ano: em primeiro lugar, certifique-se de que todas as torneiras estão bem fechadas. Dessa forma, você evita desperdício e um possível alagamento. Com trinta minutos de torneira pingando, você desperdiça 270 litros de água, o que representa 90.720 litros de água se o recesso for de sete dias.

Caso não combine com alguém para visitar o imóvel para cuidar dos animais ou plantas durante o recesso, aproveite para fechar o registro geral. Se isso não for possível, anote o número indicado no hidrômetro de sua residência. Desta forma, não haverá consumo de água no imóvel e você ainda aproveita para verificar se há algum vazamento interno.

Se houver piscina no imóvel, não esqueça de cobri-la, para evitar a evaporação. E não deixe nenhum recipiente acumular água parada, para evitar focos do mosquito Aedes aegypt,  transmissor da dengue.

Depois de tomar todos esses cuidados, #partiu para o merecido descanso.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos