Hetrin realiza Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho

 O evento organizado pela CIPA em parceria com o SESMT ofereceu uma série de palestras envolvendo a saúde e a segurança no trabalho

 

Foto: Divulgação

Sempre priorizando a segurança, saúde e bem-estar de seus colaboradores e o convívio em um bom ambiente de trabalho, o Hospital de Urgências de Trindade (Hetrin) realizou a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT 2021).

O evento teve como principal objetivo conscientizar colaboradores e terceirizados sobre os mais variados temas ligados à saúde, dando destaque para a campanha do Novembro Azul – prevenção ao câncer de próstata –, orientando os profissionais sobre a importância do exame preventivo e do diagnóstico precoce.

A Enfermeira Multiprofissional Especializada em Saúde Mental e Dependência Química, Fernanda Alves de Oliveira responsável por uma das palestras ministradas para os profissionais do hospital, ressaltou a importância do movimento.

“Especialmente no Novembro Azul buscamos incentivar a adesão do público masculino à realização de exames preventivos com a finalidade de identificar precocemente o aparecimento do câncer de próstata e que deve ser observado durante o ano todo. É importante ressaltar que a prevenção sempre vai fazer parte de prognóstico e diagnóstico o quanto antes para que o paciente possa se submeter a um bom tratamento”, explica Fernanda Alves.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de próstata é o segundo  mais comum em homens, correspondendo a 13,5% de todos os cânceres no mundo. No Brasil, a doença corresponde a 29,2% dos tumores malignos em homens, sendo o segundo tipo de câncer que mais mata o público masculino no país. Quando identificado precocemente a chances de cura são de 95%.

A edição 2021 da SIPAT, além de abordar a prevenção do câncer de próstata, promoveu palestras sobre Exercícios Funcionais, Alimentação Saldável, Atuação Fonoaudiologia no Âmbito Hospitalar, Postura Ergonômica / Doenças Ocupacionais, Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTS) e Resistência Antimicrobiana.

O evento organizado pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), acontece anualmente e tem como principal objetivo desenvolver atividades que ressaltam a importância da segurança no ambiente de trabalho, além de orientar os colaboradores sobre os mais variados tipos de doenças.

Neste ano, a SIPAT aconteceu entre os dias 24, e 26 de novembro. A abertura do evento contou com apresentação musical, distribuição de lembrancinhas e sorteio de kits. “A SIPAT desse ano teve como principal objetivo a disseminação de boas práticas de saúde e conscientização dos colaboradores em relação a preservação da Vida com a Segurança no trabalho”, afirma Presidente da CIPA, Afonso Teles Barros da Silva. “Contamos com ciclos de palestras variadas e também frisamos a importância sobre o principal responsável da sua segurança sendo o próprio trabalhador e que quando o mesmo tem a consciência desse pilar e torna suas ações no trabalho com maior segurança”, finaliza.

 

Assessoria de Comunicação - Hospital Estadual de Urgências de Trindade (Hutrin)

Aline Marinho (11) 95484-9927 – aline@ecco.inf.br

Camila Braunas (62) 99538-5680 – camila@ecco.inf.br


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos