Fest Cria promove diversão e educação para as crianças no YouTube


O Fest Cria – Festival para Crianças chega para alegrar a meninada com uma programação empolgante e educativa de 18 a 28 de novembro por meio do canal da Favo Cultural no Youtube, a realizadora do evento. A transmissão oferecerá oficinas de educação ambiental, de costura e uma série com três aulas ensinando a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Além disso, haverá também a contação de histórias com Magna Oliveira e Roberto de Freitas e muita música com o show 'A menina e o Tempo', de Livia Itaborahy', que será acompanhada por Augusto Cordeiro. Já a apresentação de todo o festival será feita por Michelle Martuchelli. Este projeto conta com o patrocínio do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais.

Para começar com pé direito, o Fest Cria vai trazer a oficina de educação ambiental com a produtora cultural Nina Morena. "Nessa atividade vou ensinar também de forma divertida sobre como cultivar grama própria para pet feita com milho de pipoca, que é 100% comestível e não causa mal estar aos bichos. Teremos ainda a hora da reciclagem, onde vamos mostrar como é possível fazer uma composteira para casa com potes de sorvete", comenta.

Os pequenos vão aprender, também, com Dinalva Andrade, atriz, tradutora e intérprete da língua de sinais, a respeito da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é utilizada pela comunidade surda do Brasil. "Quanto mais pessoas e quanto mais cedo aprendemos a nos comunicarmos através dela, melhor para a inclusão de todos. Nessa atividade, teremos uma sequência de três vídeos que fiz em português e em Libras em que eu ensino o básico para que as crianças possam aprender a se comunicar com os amigos surdos", completa a atriz.

Costura

Mas as atividades não param por aí, já que Ananda Sette vai ensinar costura para os pequenos. "De forma educativa e divertida, eu ensino a fazer uma lagarta de pano e transformá-la em borboleta e também mostro o passo a passo para confeccionar as famosas bonequinhas vietnamitas. Para finalizar, eu trago uma divertida brincadeira que é o jogo das cinco marias, mais conhecido como jogo dos saquinhos. Quando a criança participa da confecção do próprio brinquedo, o envolvimento emocional com ele acaba sendo maior, por isso, nas oficinas de costura com 'A lagarta e a borboleta', 'Bonequinhas vietnamitas' e o 'Jogo das cinco Marias', a criançada poderá criar e se divertir à vontade", salienta a costureira.

Já Sarah Sampaio vai ministrar a oficina da "Boneca Abayomi – história e atividade" para os pequeninos. "Para os que não conhecem, Abayomi é o nome dado às bonecas de tecido negro, feitas sem cola e sem costura, apenas com nós, dobraduras e cortes ou rasgos. Essas bonecas são associadas à resistência, ao amor de mãe, à proteção", comenta a profissional que promete divertir a meninada, cantando e contando a história dessa bonequinha.

Histórias

Para a alegria dos pequeninos que gostam de uma boa fábula, haverá também a contação de histórias com Magna Oliveira. "Contar situações é um chamado, uma forma de se conectar com a ancestralidade negra. Por isso, para trazer minhas histórias, me enveredei por um universo desconhecido e pesquisei a mitologia afro-brasileira. No 'Festi Cria' eu vou embalar a meninada contando as histórias de duas orixás, Nanã e Iansã", revela.

O festival terá também a contação de história por Roberto de Freitas. Ele se destaca pelo seu trabalho de pesquisa de histórias e cantigas da tradição oral. "Há 15 anos venho desenvolvendo este trabalho através de pesquisas realizadas, desde o Vale do Jequitinhonha até às margens do Rio Negro no Amazonas. Assim, contando e escutando, descobri um novo país, de tradições fortes e culturalmente rico", conta.

Show

Para encerrar, o Fest Cria vai contar com a apresentação de 'A menina e o tempo' com Lívia Itaborahy, promete empolgar os pequenos em uma viagem lúdica de trem. "Esse que é um espetáculo-canção narra a primeira viagem de uma menina que sai de uma cidade do interior rumo ao litoral, em uma verdadeira aventura. Ela fará essa viagem sozinha e ao longo das várias horas dentro do trem, se encontra com personagens que vão dimensionando o tempo e as relações.  A narrativa intercala história e um rico repertório de canções brasileiras com letras de Adriana Calcanhotto, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque e grandes nomes da MPB. O enredo foi pensado a partir da Jornada do Herói e a trajetória do Louco do Tarot para sugerir uma viagem, tanto para fora, quanto para dentro do ser", explica a artista, que estará acompanhada pelo violonista Augusto Cordeiro, responsável pelos arranjos musicais.

 

Programação

18/11 – quinta-feira

09h – Oficina de costura para criança ministrada por Ananda Sette | "A lagarta e a borboleta"

11h - Oficina ministrada por Dinalva Andrade I "Libras para crianças" – parte 1

14h – Oficina ministrada por Nina Morena I Compostagem doméstica

18h – Oficina ministrada por Sarah Sampaio | "Boneca Abayomi – história e atividade"

19/11 - sexta-feira

09h – Oficina de costura para criança ministrada por Ananda Sette I "Bonequinhas vietnamitas"

11h – Oficina ministrada por Dinalva Andrade I "Libras para crianças" – parte 2

14h – Oficina ministrada por Nina Morena I Graminha para pet

16h – Contação de história com Magna Oliveira | História sobre Nanã

20/11 – sábado

09h - Oficina de costura para criança ministrada por Ananda Sette I "Jogo das cinco Marias"

11h – Oficina ministrada por Dinalva Andrade I "Libras para crianças" - parte 3

16h – Contação de história com Magna Oliveira | História sobre Iansã

DIA 21/11 – domingo

12h – Contação de história com Roberto de Freitas | História Dum Dum Sererê

16h – Show A menina e o Tempo com Lívia Itaborahy e Augusto Cordeiro

 

Serviço

Fest Cria – Festival para Crianças

Data: 18, quinta-feira a 21 de novembro, domingo

Horário: a partir das 9h

Transmissão pelo canal da Favo Cultural no YouTube: https://www.youtube.com/c/FavoCultural

 


Livre de vírus. www.avast.com.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos