Conheça as novas tecnologias e os desafios da Indústria 5.0 para os Engenheiros

Com foco no mercado de trabalho, programação on-line promovida pelo curso de Engenharia Civil do IESB, de 27 a 29/10, contará com aula show internacional e participação de especialistas da área

Em meio a novas tecnologias, a Indústria 5.0 chega para atuar nesse momento de inúmeras transformações que estamos vivenciando e isso inclui a Engenharia. Cada vez mais, o setor vem se beneficiando das inovações que vão surgindo, como a internet das coisas e a inteligência artificial, e é preciso entender o novo mundo dos negócios. Mas como o engenheiro pode se preparar agora para a atual demanda mundial? Quais áreas ele deve observar para enxergar novas oportunidades de crescimento e se tornar um profissional altamente desejado?

Para discutir essas questões, o Centro Universitário IESB convida para a Aula Show internacional “Quem é o novo Engenheiro 5.0?”. O encontro on-line será ministrado por Alexandre Carmo, chairman da Consultoria Europeia AC International Group, direto de Buenos Aires, e transmitido por meio do zoom. Para participar da live, será necessário fazer inscrição pelo link https://bit.ly/3C87xDU. Os participantes receberão ainda certificado internacional pela AC International Group.

O evento é uma das atrações da “VII Semana Acadêmica de Engenharia - Novas tecnologias na construção civil”, promovida pelo curso do IESB, de 27 a 29 de outubro. Por meio de palestras e um minicurso, a programação abordará as inovações tecnológicas no âmbito da Engenharia Civil.

Outro destaque é o uso de FRP (Fiber Reinforced Polímer), sigla em inglês para Polímeros Reforçados com Fibra. Marcos Alessi, técnico em edificações e tecnólogo da Construção Civil e convidado da Semana Acadêmica, explica que esse polímero é composto por 80% de fibra e 20% de resina e aditivos, os quais são transformados em vergalhões, telas e estribos para armadura de concreto. “Estes produtos são utilizados no mundo há mais de 30 anos. Europa, Ásia, Oceania e América do Norte são os precursores e só agora que ele está entrando na América Latina”, afirma.

Uma norma brasileira já está sendo desenvolvida com o Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON) no Comitê Técnico 303. A missão é integrar diversos setores da utilização de materiais não convencionais, como o FRP, para reforço de estruturas de concreto. “São novas alternativas para construção civil e infraestrutura, novas tecnologias e sobretudo uma mudança de filosofia. É a evolução do material”, diz Marcos.

No dia a dia, podemos enxergar a aplicação dos FRPs ao nosso redor, como em construção de pontes, edificações, infraestrutura e pavimentação. “Além disso, esses polímeros tornam as obras melhores, duradouras, ecologicamente corretas e sobretudo mais baratas”, conta o técnico em edificações.

Alguns dos pontos importantes que Marcos Alessi irá trabalhar na palestra são sobre: o FRP ser uma nova tecnologia na construção de estruturas de concreto armado e pavimentação, e o apelo ecológico atrelado ao custo-benefício financeiro e duradouro desse tipo de polímero. "Para o mundo evoluir, precisamos acreditar na transformação".

Confira a seguir a programação completa:

27/10, das 19h30 às 21h30, via Google Meet

https://meet.google.com/obj-pavx-qpa

Minicursos de Escoramento - SH Engenharia

Convidados: Prof. Miguel (Minicurso) - Engenheiro Miguel Oliveira, possui doutorado em Engenharia Civil e experiência de mais de 15 anos no dimensionamento e execução de formas e escoramentos. Atua como docente e coordenador técnico da SH (Associada à ABRASFE).

 

28/10, das 19h30 às 20h30, via YouTube oficial do IESB

https://www.youtube.com/watch?v=tS4LXivlu5w

Palestra - Tecnologia das Construções

Convidado: Eng. Carlos Batalha - Supervisor de Contratos

Especialista em fôrmas, andaimes e escoramentos. Formado em Engenharia Civil e Ambiental em 2006 pela Universidade de Brasília com especialização em gerenciamento de projetos. Trabalha há 23 anos na construção civil, sendo 20 anos só na SH, e atuou em mais de 2.500 em todo Brasil, sendo estas, obras de edificações, infraestrutura e Industriais.

 

28/10, das 21h às 22h, via Zoom

O IESB e AC GROUP apresentam: Aula Show - Quem é o novo Engenheiro 5.0?

Convidado: Eng. Alexandre Carmo - Diretamente de Buenos Aires, Chairman da Consultoria Europeia AC International Group, Conselheiro Estratégico de Diretores das maiores Empresas da América Latina: Mercado Livre, Nestlé, Petrobras, BR Foods e Coca-Cola.

Inscrição: https://bit.ly/3C87xDU

 

29/10, das 19h30 às 20h30, via YouTube oficial do IESB

https://www.youtube.com/watch?v=wKttjWuUm8k

Palestra - Uso do FRP

Convidados: Marcos Alessi - Técnico em edificações e tecnólogo da Construção Civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba - Brasil. Membro do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Paraná. Instituto Brasileiro do Concreto - IBRACON - Associação Brasileira de Patologia das Construções - ALCONPAT Brasil.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos