Especialista explica porque mudança corporal deve ser planejada com antecedência

 

Por meio da orientação profissional é possível alcançar resultados consistentes


Com a chegada da primavera no próximo dia 22 de setembro, a movimentação nas academias e clínicas de saúde começar a se intensificar. Estima-se que nesse período do ano, há um aumento de 10 a 13% de alunos novos nos centros de treinamento. O objetivo é um só: estar preparado na chegada do verão, estação que traz as festas de fim de ano e viagens de férias.

A busca pelo “corpo do verão”, no entanto, pode trazer prejuízos à saúde. Segundo a professora e coordenadora do curso de Nutrição da Anhanguera Valparaíso de Goiás, Priscila Miranda de Carvalho Coletto, a melhor estratégia é manter hábitos saudáveis ao longo de todo o ano. “Na busca por resultados rápidos, algumas pessoas acabam exagerando ao seguir dietas milagrosas, que não se mostram duradouras, ou então, se lesionam em treinos com cargas em excesso. O mais recomendável é ter paciência, consistência e apostar em um intervalo de tempo razoável para se atingir metas consistentes na chegada do verão”, afirma.

Para a especialista, é importante buscar orientação profissional. “A busca da boa forma também se reflete no bem-estar e adoção de um estilo de vida saudável. Por isso, é essencial a adoção de um planejamento bem estruturado e individualizado, que contemple as particularidades e necessidades de cada pessoa.  Atingir o objetivo, mas sem causar prejuízos à saúde”, orienta.

“Quem busca perder peso deve priorizar um emagrecimento saudável, pautado em uma alimentação equilibrada, atividade física e até mesmo os procedimentos estéticos ajudam nesse processo”, observa Priscila. O planejamento em longo prazo ajuda a evitar o efeito rebote, como é conhecido aquele ganho de peso após uma dieta restritiva. “Ver o ponteiro da balança andando rapidamente traz aquela sensação de objetivo alcançado, mas se muito rápida, essa perda de peso traz consequências”, alerta. “É comum nos depararmos com dicas para ingestão de apenas um tipo de nutriente. As dietas restritivas ou muito proibitivas acabam gerando um ganho de peso posterior e, muitas vezes, até maior do aquele perdido”, explica.

Para emagrecer de forma saudável e com resultados sólidos e permanentes, a professora reforça a necessidade de se buscar atendimento especializado. “O ideal é procurar orientação dos profissionais de saúde, como nutricionistas, educadores físicos e outros. Muitos deles são especializados nos atendimentos estéticos, emagrecimento e definição muscular. Um nutricionista, por exemplo, vai buscar entender a sua história, suas preferências alimentares e sua rotina, para prescrever a dieta mais adequada e de acordo com os seus objetivos.  Por meio do aconselhamento bem embasado e profissional, o resultado vem. Então, corra das promessas de resultados rápidos e comece a investir na sua saúde para toda a vida”, finaliza a professora.

Postar um comentário

0 Comentários