Dia dos Pais reforça a importância dos cuidados com o coração

 Neste Dia dos Pais, celebrado no próximo dia 9/8, o alerta é para que eles se cuidem melhor


Dados do Ministério da Saúde e do IBGE apontam que cerca de 68% dos óbitos entre pessoas de 20 a 59 anos são do sexo masculino. Doenças cardiovasculares, ao lado de câncer e diabetes, estão entre as principais causas de morte nessa idade. As principais enfermidades que acometem o coração dos homens a partir dos 40 anos estão intimamente ligadas aos maus hábitos. São elas: doença aterosclerótica do coração e hipertensão arterial. Neste Dia dos Pais, celebrado no próximo dia 9/8, o alerta é para que eles se cuidem melhor.


“A maior prevalência dessas doenças no sexo masculino pode ser atribuída, em parte, a maus hábitos. Homens tendem a fumar mais, a ingerir maior quantidade de bebidas alcoólicas e a fazer menos atividade física”, pondera a cardiologista do Hospital Brasília Layla Benevides.


De acordo com a médica, a doença aterosclerótica do coração consiste em acúmulo de gordura que forma placas nos vasos que irrigam o coração, causando obstruções que podem levar à dor (angina) ou isquemia (infarto). Os sintomas mais sérios podem levar um certo tempo para se manifestar, fazendo com que os homens adiem a busca por ajuda profissional.


Alguns dos principais sinais são: falta de ar; queda da performance em atividade física; fadiga; palpitações; dor ou desconforto no peito; tontura ou desmaio; e confusão mental.


Layla Benevides ainda aponta que o consumo de sal, bebidas alcoólicas e alimentos gordurosos estão diretamente ligados ao desenvolvimento de doenças como hipertensão (pressão alta), colesterol alto, diabetes, obesidade e estresse. “Muitos homens, além de não seguir uma rotina alimentar adequada, também estão mais propensos a um grande fator de risco para doenças do coração: o sedentarismo. Também vale lembrar que com 40 anos ou mais, já é preciso realizar uma visita anual ao cardiologista. É importante fazer com que esses homens incluam o autocuidado em sua rotina”, finaliza.


Consumir alimentos mais nutritivos e praticar algum esporte garante mais qualidade de vida aos papais. Vale de tudo, desde caminhar uma hora por dia, até uma partida de basquete com as crianças. O que importa é dar o primeiro passo rumo a uma vida saudável e assim prevenir doenças do coração. Consulte seu médico de confiança e um profissional de educação física. Eles são as pessoas mais indicadas para avaliar sua condição física, indicar atividades e, se necessário, tratar possíveis alterações.


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos