Suplemento em bloco mostrou maior eficiência nos ganhos em escore corporal e taxa de prenhez do rebanho

Suplemento em bloco mostrou maior eficiência nos ganhos em escore corporal e taxa de prenhez do rebanho

Solução da Minerthal apresentou melhores resultados na taxa de prenhez na IATF e no desmame de bezerros mais pesados

Em períodos de seca, a nutrição dos bovinos deve ser cautelosamente pensada a fim de evitar perdas. Por isso, ao escolher o tipo de suplementação para um rebanho, fatores nutricionais, produtivos e reprodutivos são levados em consideração. Tais aspectos, aliados à expectativa dos pecuaristas de ganho econômico para a propriedade, indicam que o MinerBlock, suplementação em bloco da Minerthal, é a solução que melhor atende às necessidades para ganhos em escores corporais, taxa de prenhez, lucratividade e logística.

Um experimento realizado na Fazenda Mater, localizada em Santa Rita do Pardo (MS), permitiu a comprovação da eficiência da nutrição com o bloco da Minerthal, no comparativo com a suplementação em pó. “Na ocasião, foram analisadas 417 novilhas Nelore num período de 31 meses, que englobou as estações de seca e de águas, em parâmetros produtivos e reprodutivos”, explicou a gerente de Marketing da Minerthal, Maria Alice de Azevedo Morgulis.

Na estação da seca, foram utilizados para essa comparação o MinerBlock Cria Proteico – Suplemento Mineral Proteico Aditivado (30% PB) e o suplemento mineral em pó com ureia feito na fazenda (41 %PB). Na estação das águas fez-se o uso do Minerblock Cria MD – Suplemento Mineral Aditivado e do suplemento mineral em pó produzido na fazenda (32% PB).

Conclusões do experimento

Os resultados comprovaram que as matrizes suplementadas com MinerBlock apresentaram escores corporais melhores, tanto no pré quanto pós-parto. “As boas condições corporais permitiram que o retorno ao cio fosse mais rápido. Alinhado a esse aspecto, a taxa de prenhez com o uso da suplementação em bloco foi maior do que com animais suplementados de forma convencional, tanto na 1ª e 2ª IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) quanto na taxa de prenhez final”, detalha a gerente de Marketing.

O desempenho da suplementação com MinerBlock acarretou, ainda, em ganhos econômicos e logísticos. No experimento da Fazenda Mater, observou-se um retorno econômico na ordem de 88% do valor investido no suplemento em bloco. A relação investimento/retorno foi de 1,9. Para esse cálculo, foram considerados 100 animais.

“Ao aliar os resultados de prenhez com o desempenho dos bezerros ficou comprovado que a suplementação com a linha MinerBlock não só aumentou a produção de bezerros, como aumentou o peso deles. Isso possibilitou ao pecuarista maior faturamento por matriz exposta à reprodução”, finaliza Maria Alice.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos