Projeto ajuda trabalhadores com dificuldade de enxergar a resgatarem a acuidade visual e a clareza para trabalhar e estudar

Empresa estimula exames de vista e custeia até 50% do valor de armações e lentes de óculos novos

De acordo com um levantamento da ONG Renovatio, que trabalha para trazer saúde visual e doação de óculos de grau para pessoas em situação de vulnerabilidade, mais de 45 milhões de brasileiros precisam usar óculos e não sabem ou não têm condições de adquirir um. Muitas vezes, o indivíduo identifica a sua dificuldade para enxergar, mas não sabe que o uso de óculos poderia corrigir o problema. Atenta a essa questão, a Consciente Construtora e Incorporadora realiza o Projeto Novo Olhar, que tem o objetivo de facilitar a aquisição de lentes e armações por parte dos colaboradores da empresa.

O programa estabelece uma parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), que realiza gratuitamente os exames de vista dos colaboradores da Consciente. Os profissionais que têm algum tipo de problema de visão identificado conseguem adquirir os óculos com até 50% de desconto, por meio de uma ótica conveniada. Para agilizar o processo, o colaborador pode escolher a armação diretamente no departamento de responsabilidade socioambiental da Consciente, sem precisar se deslocar até a ótica. O pagamento do restante do valor correspondente pode ser feito com desconto na folha de pagamento e parcelado.

“A Consciente abraçou esse projeto porque sempre notou que alguns trabalhadores tinham dificuldade para enxergar e eram prejudicados no dia a dia com isso. É preciso cuidar do bem estar desse trabalhador, porque isso traz muitos benefícios para ele e também para a empresa. A pessoa beneficiada fica mais disposta e alegre, e isso acaba fazendo uma grande diferença em tudo o que ela faz. Além disso, eliminamos também possíveis riscos no exercício da profissão”, afirma o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Felipe Inácio.

O projeto é realizado desde 2014 e já beneficiou mais de 350 pessoas, entre colaboradores e familiares dos profissionais. O benefício da co-participação de 50% no valor é exclusivo para os colaboradores, mas os cônjuges e filhos também podem aproveitar descontos nas armações, negociados diretamente na ótica, e facilidades de entrega. Quando estão prontos, os óculos são entregues diretamente no local de trabalho do funcionário, sem que ele precise fazer qualquer tipo de deslocamento. A consulta, o retorno e a revisão no Seconci-GO também são gratuitas.

O eletricista e mantenedor industrial José Gomes, que trabalha há quase 15 anos na Consciente, em um setor que exige precisão e muitos cuidados, é um dos beneficiados pelo projeto Novo Olhar. José aproveita as vantagens oferecidas pelo programa para estar com os óculos sempre atualizados. “Esse projeto da Consciente é muito importante para mim. Sou muito grato por essa ajuda na aquisição dos óculos. Sem dúvidas essa atenção da empresa tem me ajudado muito no exercício do meu trabalho e também no meu dia a dia”, afirma José.

O armador Adimilson Soares Moreira afirma que os óculos adquiridos com o intermédio da Consciente Construtora são ferramentas imprescindíveis para os estudos (Foto: Divulgação)

Para a obra, para os estudos e para a vida

Felipe Inácio destaca que o projeto Novo Olhar complementa outra iniciativa social da Consciente, o projeto Ensino Consciente, realizado em parceria com o Sesi e que oferece a trabalhadores da construção civil a oportunidade de retomarem seus estudos no ensino médio e fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são realizadas em uma sala adaptada e climatizada no canteiro de obras do World Trade Center Goiânia, empreendimento em construção no Setor Marista. O coordenador de Responsabilidade Socioambiental afirma que identificou muitos trabalhadores que apresentavam dificuldades para enxergar o conteúdo repassado pela professora no quadro.

“A gente percebeu que muitos trabalhadores estavam com muita dificuldade para enxergar o que a professora escrevia no quadro. Eles forçavam os olhos e mesmo assim não conseguiam copiar a lição. Essa dificuldade atrapalhava muito o processo de aprendizagem, além de prejudicá-los em praticamente tudo no dia a dia. Por isso, o projeto Novo Olhar se tornou uma ferramenta muito importante para ajudar esses trabalhadores e facilitar o processo de aprendizagem”, avalia Felipe.

Para o armador Adimilson Soares Moreira, de 39 anos, os óculos adquiridos com o intermédio da Consciente Construtora são ferramentas imprescindíveis para dar prosseguimento aos estudos. Ele é um dos trabalhadores que fazem parte do projeto Ensino Consciente, e destaca que as facilidades do programa Novo Olhar possibilitam a renovação dos óculos em um período de tempo menor, como é recomendado pelos médicos oftalmologistas.

"É muito prático e fácil. A gente escolhe as armações e as lentes sem precisar ir até a ótica, e eles chegam muito rápido. Sem esses óculos, seria impossível eu assistir às aulas. Não apenas eu, mas muitos colegas do Ensino Consciente são beneficiados pelos óculos, o que facilita os estudos graças a essa iniciativa da empresa", define Adimilson.

O analista de sistemas Guilherme Oliveira Caixeta, destaca que o projeto Novo Olhar facilita muito o processo de troca dos óculos e o ajuda a estar com os exames sempre em dia. “Assim que eu fiz o meu exame, já entrei em contato com a equipe da Responsabilidade Socioambiental. Ali mesmo já escolhi o modelo e as lentes, e em menos de uma semana já estava com os meus óculos novos em mãos. Então, o projeto me ajudou muito. Eu estava precisando renovar os óculos mas não encontrava tempo, por isso essa facilidade foi espetacular", ressalta Guilherme.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos