Projeto ajuda trabalhadores com dificuldade de enxergar a resgatarem a acuidade visual e a clareza para trabalhar e estudar

Empresa estimula exames de vista e custeia até 50% do valor de armações e lentes de óculos novos

De acordo com um levantamento da ONG Renovatio, que trabalha para trazer saúde visual e doação de óculos de grau para pessoas em situação de vulnerabilidade, mais de 45 milhões de brasileiros precisam usar óculos e não sabem ou não têm condições de adquirir um. Muitas vezes, o indivíduo identifica a sua dificuldade para enxergar, mas não sabe que o uso de óculos poderia corrigir o problema. Atenta a essa questão, a Consciente Construtora e Incorporadora realiza o Projeto Novo Olhar, que tem o objetivo de facilitar a aquisição de lentes e armações por parte dos colaboradores da empresa.

O programa estabelece uma parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção no Estado de Goiás (Seconci-GO), que realiza gratuitamente os exames de vista dos colaboradores da Consciente. Os profissionais que têm algum tipo de problema de visão identificado conseguem adquirir os óculos com até 50% de desconto, por meio de uma ótica conveniada. Para agilizar o processo, o colaborador pode escolher a armação diretamente no departamento de responsabilidade socioambiental da Consciente, sem precisar se deslocar até a ótica. O pagamento do restante do valor correspondente pode ser feito com desconto na folha de pagamento e parcelado.

“A Consciente abraçou esse projeto porque sempre notou que alguns trabalhadores tinham dificuldade para enxergar e eram prejudicados no dia a dia com isso. É preciso cuidar do bem estar desse trabalhador, porque isso traz muitos benefícios para ele e também para a empresa. A pessoa beneficiada fica mais disposta e alegre, e isso acaba fazendo uma grande diferença em tudo o que ela faz. Além disso, eliminamos também possíveis riscos no exercício da profissão”, afirma o coordenador de Responsabilidade Socioambiental da empresa, Felipe Inácio.

O projeto é realizado desde 2014 e já beneficiou mais de 350 pessoas, entre colaboradores e familiares dos profissionais. O benefício da co-participação de 50% no valor é exclusivo para os colaboradores, mas os cônjuges e filhos também podem aproveitar descontos nas armações, negociados diretamente na ótica, e facilidades de entrega. Quando estão prontos, os óculos são entregues diretamente no local de trabalho do funcionário, sem que ele precise fazer qualquer tipo de deslocamento. A consulta, o retorno e a revisão no Seconci-GO também são gratuitas.

O eletricista e mantenedor industrial José Gomes, que trabalha há quase 15 anos na Consciente, em um setor que exige precisão e muitos cuidados, é um dos beneficiados pelo projeto Novo Olhar. José aproveita as vantagens oferecidas pelo programa para estar com os óculos sempre atualizados. “Esse projeto da Consciente é muito importante para mim. Sou muito grato por essa ajuda na aquisição dos óculos. Sem dúvidas essa atenção da empresa tem me ajudado muito no exercício do meu trabalho e também no meu dia a dia”, afirma José.

O armador Adimilson Soares Moreira afirma que os óculos adquiridos com o intermédio da Consciente Construtora são ferramentas imprescindíveis para os estudos (Foto: Divulgação)

Para a obra, para os estudos e para a vida

Felipe Inácio destaca que o projeto Novo Olhar complementa outra iniciativa social da Consciente, o projeto Ensino Consciente, realizado em parceria com o Sesi e que oferece a trabalhadores da construção civil a oportunidade de retomarem seus estudos no ensino médio e fundamental, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). As aulas são realizadas em uma sala adaptada e climatizada no canteiro de obras do World Trade Center Goiânia, empreendimento em construção no Setor Marista. O coordenador de Responsabilidade Socioambiental afirma que identificou muitos trabalhadores que apresentavam dificuldades para enxergar o conteúdo repassado pela professora no quadro.

“A gente percebeu que muitos trabalhadores estavam com muita dificuldade para enxergar o que a professora escrevia no quadro. Eles forçavam os olhos e mesmo assim não conseguiam copiar a lição. Essa dificuldade atrapalhava muito o processo de aprendizagem, além de prejudicá-los em praticamente tudo no dia a dia. Por isso, o projeto Novo Olhar se tornou uma ferramenta muito importante para ajudar esses trabalhadores e facilitar o processo de aprendizagem”, avalia Felipe.

Para o armador Adimilson Soares Moreira, de 39 anos, os óculos adquiridos com o intermédio da Consciente Construtora são ferramentas imprescindíveis para dar prosseguimento aos estudos. Ele é um dos trabalhadores que fazem parte do projeto Ensino Consciente, e destaca que as facilidades do programa Novo Olhar possibilitam a renovação dos óculos em um período de tempo menor, como é recomendado pelos médicos oftalmologistas.

"É muito prático e fácil. A gente escolhe as armações e as lentes sem precisar ir até a ótica, e eles chegam muito rápido. Sem esses óculos, seria impossível eu assistir às aulas. Não apenas eu, mas muitos colegas do Ensino Consciente são beneficiados pelos óculos, o que facilita os estudos graças a essa iniciativa da empresa", define Adimilson.

O analista de sistemas Guilherme Oliveira Caixeta, destaca que o projeto Novo Olhar facilita muito o processo de troca dos óculos e o ajuda a estar com os exames sempre em dia. “Assim que eu fiz o meu exame, já entrei em contato com a equipe da Responsabilidade Socioambiental. Ali mesmo já escolhi o modelo e as lentes, e em menos de uma semana já estava com os meus óculos novos em mãos. Então, o projeto me ajudou muito. Eu estava precisando renovar os óculos mas não encontrava tempo, por isso essa facilidade foi espetacular", ressalta Guilherme.