Instituto A.Yoshii completa 15 anos de incentivo ao desenvolvimento social e sustentável

Desde 2006, O Instituto A.Yoshii já envolveu cerca de 2.500 voluntários em projetos e doações, beneficiando mais de 20 mil pessoas
Crédito: Divulgação Instituto A.Yoshii

Desde 2006, a entidade sem fins lucrativos já envolveu cerca de 2.500 voluntários em projetos e doações, beneficiando mais de 20 mil pessoas

Consolidar um trabalho de desenvolvimento social e sustentável a partir do voluntariado não é tarefa fácil no Brasil. A cultura da doação no País ainda não é uma prática recorrente em comparação a outros países.

Considerando o World Giving Index 2021 (Ranking Global de Solidariedade), da organização britânica Charities Aid Foundation (CAF), representada no território nacional pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), o Brasil ocupa o 54⁰ lugar no ranking, mesmo tendo subido 14 posições em relação aos índices de 2018. O país mais generoso em 2021 é a Indonésia. Foram ouvidas 121 mil pessoas em 114 países. Cada uma delas foi questionada sobre ter ajudado um estranho, doado dinheiro a uma organização social ou feito algum tipo de trabalho voluntário no mês passado. Os dados brasileiros revelam que 63% dos respondentes ajudaram um estranho; 26% fizeram doações para uma organização e 15% dedicaram parte do tempo ao voluntariado.

Uma grande parcela dessas práticas solidárias se deve ao engajamento de empresas na construção de um mundo melhor, a partir de projetos e ações que mobilizem a sociedade, como o Instituto A.Yoshii, que completa 15 anos no dia 30 de junho. A entidade sem fins lucrativos é o braço social do Grupo A.Yoshii e já envolveu cerca de 2.500 voluntários, beneficiando 50 organizações e impactando mais de  20 mil pessoas.

“Temos muito a comemorar, iniciando pela natureza e propósitos do instituto, bem como toda trajetória de sucesso construída com pessoas responsáveis e projetos respeitados. É preciso destacar a importância do instituto na vida das pessoas ao longo desses 15 anos pelas ações voltadas às áreas de educação, cultura e meio ambiente”, ressalta o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

 

Projetos

A entidade surgiu em Londrina (PR) no ano de 2006 pelo desejo do casal Atsushi e Kimiko Yoshii em promover a cidadania. O primeiro projeto implantado foi o “Criando Arte”, mantido até hoje com oficinas de artesanato sustentável direcionadas especialmente a mulheres de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social. Foram realizadas mais de 280 oficinas para confecção de cachepôs, mosaicos, entre outros.

Com o passar do tempo, as ações do instituto foram ampliadas para regiões onde a construtora está presente com obras residenciais e corporativas. É o caso de Maringá e Curitiba, no Paraná, e Campinas, no interior de São Paulo.

No Projeto Obra & Arte, lançado em 2019 na capital paranaense, o foco é a sustentabilidade. Os colaboradores voluntários são envolvidos em oficinas que transformam resíduos da construção civil em móveis e peças decorativas. A segunda edição aconteceu neste ano em Londrina e os trabalhos também foram desenvolvidos em parceria com profissionais de design do Coletivo ÔDA.

O objetivo do projeto é ressignificar os resíduos gerados pela construção civil e reduzir o impacto no meio ambiente, ao mesmo tempo em que os trabalhadores desenvolvem novas habilidades. De acordo com o Panorama dos Resíduos Sólidos, da Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe), em 2019 foram geradas 79 milhões de toneladas de resíduos no Brasil.

 

De agasalhos a alimentos

Com a pandemia, as campanhas de arrecadação de agasalhos, alimentos e itens de limpeza e higiene ganharam muita força com o envolvimento especial dos colaboradores da construtora.

Na mais recente edição da campanha interna “Doar Faz Bem”, realizada entre os dias 26 de abril e 21 de maio, foram arrecadadas mais de quatro toneladas de alimentos não perecíveis para serem doados a dez instituições filantrópicas e beneficentes nas Regiões Sul e Sudeste do Brasil.

“Toda empresa luta para crescer e se manter com dignidade e responsabilidade perante seus colaboradores e toda a sociedade”, afirma Siqueira. Uma das entidades apoiadas pelo instituto é a Guarda Mirim de Londrina, que atende jovens em situação de vulnerabilidade social.

A parceria começou em 2001, por meio do voluntariado da Sra. Kimiko Yoshii, que auxiliou a entidade na implantação de programas de planejamento, gerando inúmeras melhorias à instituição. Uma das ações em prol da guarda mirim é o Soul Love, que anualmente arrecada fundos com um kit almoço.

 

Pacto Global

Em 2011, o Instituto A.Yoshii se tornou signatário do Pacto Global, iniciativa criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para incentivar a sustentabilidade corporativa no mundo. Com esse acordo, a entidade se compromete a difundir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que correspondem às áreas dos Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente, Empoderamento Social, entre outros.

Para celebrar os 15 anos de contribuição do Instituto A.Yoshii junto com toda sociedade, um novo projeto será implantado nos canteiros de obras da construtora. O “Canteiro de Leitura” colocará à disposição dos colaboradores, kits de livros, revistas e gibis como forma de incentivar o hábito da leitura.

 

Sobre o Instituto A.Yoshii

Fundada em 2006, a entidade sem fins lucrativos promove ações solidárias ligadas à educação, meio ambiente e cultura, em busca de resultados com impacto social positivo. Ao longo dos 15 anos de atuação, o Instituto A.Yoshii promoveu diversas iniciativas voltadas a mulheres e jovens em situação de vulnerabilidade econômica-social, minimização de impactos no meio ambiente e democratização do acesso à cultura e à educação. Em 2020, o Instituto foi reconhecido pelo quinto ano consecutivo com o Selo Sesi ODS, como uma das principais organizações que trabalham em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Mais informações: https://www.institutoayoshii.org.br.

Sobre o Grupo A.Yoshii

Fundado há mais de 55 anos, o Grupo A.Yoshii já construiu mais de 2 milhões de m² do Sul ao Nordeste do Brasil, entre obras industriais, edifícios corporativos e residenciais, escolas, universidades, teatros e centros esportivos. É composto pela A.Yoshii Engenharia, com sólida atuação em construções de edifícios residenciais e comerciais de alto padrão em Londrina, Maringá, Curitiba e Campinas; pela Yticon Construção e Incorporação, que realiza empreendimentos econômicos, localizados em regiões de potencial valorização em municípios do Paraná; e pelo Instituto A.Yoshii, voltado para a inserção social e a democratização cultural. Além disso, atua em obras corporativas, atendendo grandes corporações em suas plantas industriais, nos mais variados segmentos da economia, como papel e celulose, alimentício, químico, agronegócio, energia, assim como usinas sucroalcooleiras, centros logísticos, plantas automobilísticas, entre outros. Mais informações: www.ayoshii.com.br.