Valparaíso de Goiás: 26 anos de conquistas e muita esperança para o futuro



Valparaíso de Goiás é uma cidade brasileira do estado de Goiás, no Entorno Sul do Distrito Federal. O município completa neste mês de junho 26 anos de independência político-administrativa. Sua população em 2021 segundo o IBGE, é de 186.419 habitantes, e é considerado o município que mais cresce na região e um dos que mais crescem no Brasil.  Nos últimos anos, a jovem pérola do Entorno tornou-se uma das cidades mais importantes do Estado. Valparaíso de Goiás: 26 anos de conquistas e muita esperança para o futuro



Chegamos ao mês de aniversário de emancipação política de Valparaíso de Goiás: 26 anos. Uma cidade jovem, de coração aberto para o crescimento, pujante e de gente trabalhadora. Nos últimos anos, cresceu e alcançou conquistas históricas. Uma Guarda Municipal com base, frota e efetivo, centros de qualificação profissional, espaços de cultura e esporte, escolas de educação infantil, iluminação moderna, projetos sociais, parque ecológico, unidades de saúde revitalizadas e ampliadas.

"Hoje é dia de parabenizar o povo Valparaisense, gente de bem, guerreira, honesta e batalhadora que, com seu trabalho diário, constrói o desenvolvimento do município e dentro das suas possibilidades não mede esforços na busca do crescimento e de melhores dias para esse município abençoado. Parabéns a todos que diariamente cumprem sua missão, contribuindo assim com o desenvolvimento de Valparaíso, buscando sempre novos projetos e aceitando o desafio de fazer mais e melhor, nunca perdendo de vista os anseios da comunidade, mostrando assim que não existem fronteiras ou limites para alcançarmos nossos objetivos, existem sim barreiras e desafios que serão transpostas sempre que for da vontade daqueles que governam e principalmente, se for fruto do anseio do nosso povo valparaisense. Por isso eu digo, cuidar da nossa cidade é valorizar a nossa gente.", comentou o prefeito Pábio Mossoró .

"Desejo que cada munícipe seja um ponto de apoio na constante construção de Valparaíso de Goiás, como a nossa cidade, o nosso orgulho, por isso eu reafirmo o compromisso do poder legislativo, que através de valores sólidos ajudem a preparar as crianças e jovens para este processo contínuo de transformação que o nosso município tanto precisa. É necessário semear ações e colher conquistas, buscando no presente o futuro para que as conquistas da comunidade sejam sempre crescentes, demonstrando que somos nós quem fazemos o amanhã e que nossa perseverança é a luz que ilumina o caminho rumo a um Valparaíso melhor, mais justo e cidadão.", comentou o vereador e presidente da Câmara de Valparaíso, Placido Cunha.

Seu perfil econômico e geográfico credenciou o município a receber marcas e empresas nacionais. É um grande eixo de consumo, serviços e moradia, próximo da capital federal Brasília. Há muito o que evoluir e amadurecer, mas ainda é uma jovem cidade, esperançosa e pronta para o futuro. Cidade construída com a soma do suor de sua gente que escolheu Valparaíso de Goiás como seu lar. A cidade atualmente se destaca como uma das mais importantes do Entorno Sul, reflexo também de um povo trabalhador, que vence os desafios do dia a dia com garra e persistência. Homens e mulheres que amam, trabalham, têm fé e esperança para o futuro. 

HISTÓRIA  
O Município de Valparaíso de Goiás foi constituído em 1995, ao se emancipar do Município de Luziânia, com uma área territorial de apenas 61,4 km². Segundo informações da Prefeitura de Valparaíso de Goiás e da Confederação Nacional de Municípios, contudo, há registros de que a história do Município remonta a 1959, com a implantação do primeiro loteamento, denominado Parque São Bernardo, surgido em decorrência da construção de Brasília, sendo hoje um dos bairros da cidade. Na ocasião, a região onde se estabeleceu o Município, era área rural de Luziânia, e passou a receber número significativo de imigrantes. O nome da cidade, inclusive, seria uma homenagem a um desses imigrantes, um engenheiro civil, natural da cidade portuária de Valparaíso, no Chile, que veio para o Brasil e foi o responsável pelo primeiro projeto habitacional da cidade. 

A história efetiva do município começou em 19 de abril de 1979, quando o prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues, inaugurou o pequeno Núcleo Habitacional Valparaíso de Goiás I. Em solenidade oficial, foi empossado na ocasião o primeiro administrador regional da localidade, Clóvis José Rizzo Esselin de Oliveira Almeida. Na época, o mais novo Núcleo Habitacional de Luziânia contava com apenas 864 casas, uma escola estadual e o prédio da administração regional. 

O Núcleo Residencial começou com muitos problemas: não havia comércio, a falta de água era frequente e só havia transporte coletivo na BR-040. No dia 2 de maio de 1980, por meio do Decreto-Lei nº 972, ficou instituído e oficializado o dia 19 de abril para comemorar o aniversário da fundação do Núcleo Habitacional Valparaíso de Goiás, que já contava então com um posto telefônico, uma agência de Correios e Telégrafos, um escritório de contabilidade e onze lojas comerciais. Ao longo da década de 1980 e, sobretudo na década de 1990, o contingente populacional na região cresceu de forma exponencial. O núcleo habitacional foi desmembrado do município de Luziânia e elevado à categoria de município, com a denominação de Valparaíso de Goiás, pela lei estadual nº 12.667, de 18.07.1995. A instalação do distrito sede de Valparaíso de Goiás se deu em 01.01.1997. A Contagem da População, realizada pelo IBGE em 1996, já apontava 75.380 habitantes no município recém criado. Em 2000, a população cresceu para 94.856, atingindo 132.982 em 2010, hoje o município conta com mais de 186.419 habitantes.

Na área educacional, a cidade contava com uma escola estadual que atendia aos alunos do primeiro grau e duas escolas particulares, que já se encontram extintas. No setor religioso, o bairro contava com uma igreja católica, duas igrejas batistas e uma Assembleia de Deus. Outra história é que o município recebeu esse nome em virtude de uma homenagem que quiseram prestar a um engenheiro desconhecido, natural de Valparaíso, Chile. Contudo, pesquisas recentes dão conta de que César Barney, arquiteto colombiano, natural de Cali, foi o responsável pelo projeto urbanístico.

Em 2008 o vereador Walter Mattos lançou o livro "Valparaíso de Corpo e Alma", contando toda a história da cidade, sendo hoje um dos principais livros de pesquisa em Escolas e Faculdades. Através da Lei estadual nº 12.667 de 1995, foi criado o município de Valparaíso de Goiás, emancipando-se de Luziânia.

Hoje, Valparaíso é uma cidade peculiar, permeada pela migração, de mente cosmopolita, dada a estreiteza da relação com a capital federal.

POLÍTICA
O poder executivo municipal do município de Valparaíso de Goiás já foi comandado por cinco prefeitos em sete gestões. São eles:

José Valdécio (PTB) - 1996/2000.
Juarez Sarmento (PSDB) - 2001/2004.
José Valdécio (PTB) - 2005/2008.
Lêda Borges (PSDB) - 2009/2012.
Lucimar Nascimento (PT) - 2013/2016.
Pábio Mossoró (MDB) 2017/atualmente.

José Valdécio Pessoa e Leda Borges de Moura são considerados líderes políticos do município e região. Em 2012, José Valdécio deu força à campanha da petista Lucimar Nascimento, elegendo-a prefeita nas eleições municipais com 56% dos votos válidos. Em 2016, foi a vez de Lêda Borges (atual deputada estadual) apoiar e eleger Pábio Mossoró, sendo eleito com 51% dos votos válidos.

Durante as eleições municipais de 2016, Afrânio Pimentel (PR) liderou todas as pesquisas de opinião durante o período, alcançando quase 50% das intenções de votos a 15 dias das eleições. Entretanto, Pábio Mossoró (PSDB) conseguiu se eleger com uma diferença de oito mil votos. Em 2020, Pábio Mossoró anunciou sua saída do PSDB e se filiou ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Humilde, com seu estilo diplomático, Pábio Mossoró optou por não perder tempo brigando com Lêda Borges nas eleições de 2020. Decidiu que precisava continuar trabalhando pelo bem do povo de Valparaíso. Enquanto Lêda Borges desagregava, Pábio Mossoró agregava, conquistando novos apoios, entre eles o do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, do partido Democratas. Um dos mais importantes aliados do prefeito é o deputado federal Célio Silveira, do MDB. Ele conta com o apoio de vários deputados federais, como Flávia Morais, do PDT, Glaustin da Fokus, do PSC, e José Nelto, do Podemos. Em 2020, Pábio Mossoró foi o primeiro prefeito reeleito da história do município, com 51,40% dos votos. Foram 29.241 votos no total.

POPULAÇÃO
A população, apurada no Censo demográfico do Brasil de 2010, é de 132.982 habitantes, sendo 63.489 homens e 63.356 mulheres. Valparaíso de Goiás é o município que mais cresce no entorno sul do Distrito Federal e um dos que mais crescem no Brasil. As estimativas do IBGE apontam para uma população de 146.694 habitantes em 2013, com densidade demográfica de 2.165,48 habitantes/km².O crescimento populacional do município nos últimos dois anos é de aproximadamente 4,36%.

GEOGRAFIA
O município está localizado na latitude -16.0687 de longitude: -47.9766, 16° 4′ 7″ Sul, 47° 58′ 36″ Oeste. A cidade fica a 1.080 m de altitude, no Leste Goiano, na região do Entorno do Distrito Federal, no chamado Planalto Central. Sua área territorial é de 61,410 quilômetros quadrados e a uma altitude de 1.080 m. A cidade fica a 188 km da capital estadual, Goiânia, e a 35 km da capital federal, Brasília. A área do município é composta de terras altas e planas, com leves ondulações. A vegetação é o cerrado, cujas principais características são os grandes arbustos e as árvores esparsas, de galhos retorcidos e raízes profundas.

CLIMA
Apresenta um clima tropical, sendo categorizado como Aw, de acordo com a classificação de Köppen e Geiger. 20.5 °C é a temperatura média. A pluviosidade média anual é de 1550 mm, sendo mais intensa no período do verão. As temperaturas médias mensais variam 3.4 °C durante o ano. Setembro, o mês mais quente do ano, apresenta 21.6 °C como temperatura média e junho, o mês mais frio, tem sua média de temperatura em 18.2 °C. Junho também é o mês mais seco, com 8 mm de precipitação. Em dezembro cai a maior parte da precipitação, com uma média de 272 mm.

EDUCAÇÃO
Tanto o Ensino Fundamental como o Ensino Médio são oferecidos pela Rede Pública Municipal e Estadual e entidades particulares, além de uma instituição militar: o Colégio da Polícia Militar de Goiás - Unidade Fernando Pessoa, localizado no bairro Jardim Céu Azul, que atende estudantes do ensino fundamental e médio. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiás, Câmpus Valparaíso oferece ensino médio e curso técnico integrado, nas modalidades integral (matutino/vespertino ) e EJA (noturno) além de oferecer os cursos superiores de Matemática (noturno) e Engenharia Elétrica (noturno). Possui cinco unidades de ensino superior: Centro Universitário Unicesumar, Faculdades Anhanguera, FACESA - Faculdade de Ciências e Educação Sena Aires, CESB - Centro de Ensino Superior do Brasil e UNIDESC - Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste.
Matrícula - Ensino fundamental - 2012: 22.421 matrículas;
Matrícula - Ensino médio - 2012: 5.099 matrículas.

ECONOMIA
Faz margem ao porto seco do Distrito Federal, local de grande densidade industrial que tem o objetivo de atrair grandes empresas. Segundo dados de diagnóstico setorial desenvolvido pelo SENAI Goiás, Valparaíso possui um agrupamento industrial composto por mais de 100 empresas do segmento de móveis.

Para atender esse setor está em andamento programa de desenvolvimento econômico de Arranjo produtivo local (APL) moveleiro que tem como objetivo aumentar a competitividade dos profissionais e fortalecer as pequenas empresas, para tanto estão sendo ministrados cursos específicos como os de marcenaria e de desenho de móveis, bem como palestras voltadas para o meio-ambiente e segurança no trabalho.

Pelo fato de Valparaíso se situar no entorno de Brasília, sua economia é menos privilegiada, dependendo do setor informal que representa cerca de 40% da base de trabalhadores, sendo a grande maioria ocupada na construção civil.

DADOS DE VALPARAÍSO DE GOIÁS
Área da unidade territorial: 61,410km²
Estabelecimentos de Saúde SUS: 34 estabelecimentos
Matrícula - Ensino fundamental - 2012: 22.421 matrículas
Matrícula - Ensino médio - 2012: 5.099 matrículas
Número de unidades locais: 2.389 unidades
Pessoal ocupado total: 18.465 pessoas
PIB per capita a preços correntes - 2012: R$ 8.940,67
População estimada: 196.419 pessoas (2021)
População residente - Homens: 48,6% (2021)
População residente - Mulheres: 51,4% (2021)
População residente alfabetizada: 114.102 pessoas
População residente que frequentava creche ou escola: 45.376 pessoas
População residente, religião católica apostólica romana: 73.361 pessoas
População residente, religião espírita: 2.563 pessoas
População residente, religião evangélicas: 40.903 pessoas
Valor do rendimento nominal médio mensal dos domicílios particulares permanentes com rendimento domiciliar, por situação do domicílio - Urbana: R$ 2.595,24
Valor do rendimento nominal mediano mensal per capita dos domicílios particulares permanentes - Urbana: R$ 510,00
Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010): 0,746

HINO
No Centro-Oeste uma estrela já brilhou,
Num paraíso o vale ela transformou,
Com fé em Deus todos nós somos irmãos,
Valparaíso é teu o nosso coração.

No azul do céu o teu pavilhão desfralda,
Teu verde lembra a cor da esmeralda,
Com graça e fibra o povo de Goiás,
Rumo ao futuro, ao progresso e à paz.

 Teu povo é desse chão verde-amarelo,
Orgulho de um país tão grande e belo,
O sol cativo dá ao vale a bonança,
E abre as portas a um amanhã de esperança.

Tua bandeira é meu manto sagrado,
Terra vermelha, o meu torrão amado,
Valparaíso tu és forte, varonil,
Irmão da capital do meu Brasil.

Letra por Esmael Lopes
Melodia por Kleber Carvalho  



VIVA VALPARAÍSO 
A pandemia da Covid-19 mudou a rotina dos mais de 200 mil habitantes valparaisenses. Em um cenário impróprio para a realização de festas, o município goiano completa 26 anos de emancipação política e apresenta o seu slogan de aniversário: "Cuidar da cidade é valorizar nossa gente". As atividades em alusão a data comemorativa do próximo dia 15 de junho serão diferentes, respeitando as medidas sanitárias de combate e prevenção ao Coronavírus. Apesar das limitações causadas pelo momento delicado e de respeito à vida, o importante mês da história valparaisense será destacado com ações sem aglomerações e não passará em branco.    

Não há dúvida de que o maior patrimônio de um município é seu povo, com seus costumes, modo de vida, trabalho e relações pessoais. Neste aniversário de 26 anos, o Governo da Cidade de Valparaíso homenageia a você, valparaisense. Parabéns por fazer dos desafios diários razões para vencer e acreditar na vida! Viva Valparaíso de Goiás!

Veja abaixo a programação de Aniversário de Valparaíso de Goiás-GO:  

Hasteamento da bandeira
15 de junho – 8h – Prefeitura Municipal

Plantio de mudas e soltura de balões em memória das vítimas da Covid
15 de junho – 11h – Parque Ecológico

Missa em Ação de Graças pelo aniversário de emancipação política da cidade
15 de junho – 19h30 - Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Céu Azul

Mutirão de vacinação contra Covid-19 (pessoas a partir dos 58 anos/com comorbidades de 18 anos a 59 anos)
17 de junho – 8h às 17h – UBS Etapa C e Ginásio de Esporte da Escola Municipal Céu Azul

Ação Cidade Limpa – Em todas as regiões da cidade
21 a 30 de junho – A partir das 8h

Palestra: Expressões que reproduzem e reforçam o racismo
22 de junho – 14h – Câmara Municipal de Vereadores  

Café da Manhã com Pastores
26 de junho – 9h – Espaço A – Parque Rio Branco

Torneio Municipal de Xadrez
Data, horário e local (a definir)


Valparaíso — minha cidade, meu orgulho!  

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Bio Caldo - Quit Alimentos